Comparação de posters foi intensional!

Para qualquer fã que olha esse teaser pôster pela primeira vez é um verdadeiro choque. O lugar por onde nossa imaginação mais passeou na última década, o magnífico castelo da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, um lugar que, na série, até o sexto filme, é sinônimo de proteção e lar, aparece praticamente destruído com uma frase sintetizadora logo acima, com uma fonte que conhecemos muito bem.

Ao ler o livro, não fica claro o tamanho da destruição causada em Hogwarts na grande e definitiva batalha. Pelo trailer, e por esse primeiro teaser poster, vemos que os cenários por onde se passa a inigualável história de Harry Potter e seus amigos será realmente destruido. "Tudo acaba [aqui]."

Depois de um tempo, olhando bem para a imagem, à procura de mais detalhes, notei uma peculiar semelhança entre esse pôster e o primeiro de todos da série Harry Potter, o que retrata a cena em que Harry e outros novatos chegam de barco a Hogwarts, em Pedra Filosofal. O ângulo por onde vemos o castelo na cena é praticamente o mesmo nesse pôster.

Mais um detalhe interessante é o sol. No pôster de Relíquias da Morte vemos o sol se pondo, siginificando o término, e no de Pedra Filosofal está de noite (o sol ainda vai nascer) mas a Lua está cheia, Hogwarts está iluminada e os barcos dos alunos também. Logicamente isso é totalmente relativo. O sol se põe e nasce novamente, trazendo esperança de dias melhores.

Algumas das provas mais evidentes que a referência ao primeiro pôster é intencional são as frases que eles trazem. O primeiro traz "A Magia Começa" e o mais novo, "Tudo Acaba Aqui".

Essa "intertextualidade", que quase nos passa despercebida, foi uma ideia interessante e criativa da produtora Warner Brothers que, embora tenha demorado para divulgar "Harry Potter e as Relíquias da Morte: Partes I e II", tem dado indícios que esses filmes conseguirão ter o merecido sucesso.

Para ver os posters clique aqui e aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não utilize palavras obcenas e degradantes, comentários desse tipo serão rejeitados.