Nós sempre soubemos o quão foi brilhante a mente de J.K. Rowling ao criar toda a história de Harry Potter, o que, por exemplo, conferiu a ela o tricampeonato no prêmio Smarties Prize (que seria uma premiação por inteligência aplicada em livros, por assim dizer). Logo, os nomes de personagens, criaturas, eventos e toda a atmosfera mágica criada por ela não surgiu simplesmente de um sonho, tudo teve um significado que vai desde recombinações até junções de sufixos e afixos em diferentes línguas.
Abaixo reúno alguns dos principais significados dos termos utilizados em toda a saga. Confiram!
Personagens
Esta sessão o ajudará a entender melhor o que significam, em outras línguas, alguns eventos, lugares e lemas contidos na série “Harry Potter”, a origem de nomes e algumas histórias mitológicas que podem ter algo a ver com os futuros livros Potter (sabemos que J.K. Rowling usou isso como inspiração para nomes e outras coisas dos livros; talvez ela faça isso novamente em livros futuros).
A
• Azkaban: Se parece muito com a prisão americana “Alcatraz”, que fica numa ilha fora da Costa Californiana. As prisões são semelhantes tanto na pronúncia quanto na descrição.B
• Beauxbatons: Em francês significa “belas varinhas”. Apesar de sabermos que a tradução literal significaria algo como “belos palitos” em francês, o termo verdadeiro para “varinhas mágicas” seria “baguettes magiques”, o que soa bem menos atraente.• Beco Diagonal: Em inglês, a autora brinca com as palavras. “Diagon Alley”, se juntarmos as palavras, fica “Diagonalley”, que se refere a “uma linha reta em um ângulo inclinado.”
• Baile de Inverno: Originalmente conhecido como “Yule Ball”. “Yule” faz referência ao solstício de inverno, este o motivo de o baile acontecer por volta dos dias de Natal. “Jul” (com a mesma pronúncia de “Yule”) é o nome que os dinamarqueses, noruegueses e suecos dão ao Natal. Na tradução de Cálice de Fogo para o dinamarquês, o baile é conhecido como “Julleballet”, com a tradução de “Baile ou dança de Natal”.
C
• Cabeça de Javali: Um bar em Hogsmead. No inglês antigo, uma “Cabeça de Javali” (Hoggshead) era um barril médio com cinqüenta e quatro galões de cerveja. Parecido com “Boar’s Head Tavern” (“Cabeça de Javali”) em ‘Henry IV’, de Sheakspeare.D
• Durmstrang: “Sturm und drang” é uma frase alemã que significa “tempestade” (storm, em inglês) e “estresse ou desejo”. “Sturm und Drang” eram peças de teatro alemãs famosas por seu mau pressentimento e má-fé. Sua influência também se estende ao moderno teatro musical, como no título da música “Little Shop of Horrors” (“Pequena loja de Horrores”, em inglês).E
F
G
• Gringotes: Segundo J.K. Rowling, o famoso banco bruxo vem da palavra “ingot”, como uma referência para “an ingot of gold” (“um lingote de ouro”, em português). J.K. colocou o “Gr” no começo para a palavra ter um ar mais poderoso.
H
• Hogwarts: Rowling insinuou que ela pode ter inadvertidamente tomado o nome da planta cujo nome em inglês é hogwort (Croton capitatus), que tinha visto nos Reais Jardins Botânicos de Kew algum tempo antes de iniciar a série Harry Potter. Ainda assim, as expressões "the Hogwarts" e "Hoggwart" já haviam sido mencionadas na literatura antes da série, no livro de 1954 How to be Topp, escrito por Geoffrey Willans.
I
J
K
L
• Largo Grimmauld: Em inglês, “Grimmauld Place” se forma também com um jogo de palavras: “Grim Old Place”, que significa “Lugar velho e terrível”.J
• Little Whinging: A casa na Rua dos Alfeneiros, onde Harry mora, se encontra no subúrbio de Little Whinging. Em inglês, “Whinge” significa “se queixar e reclamar”. Essa parece ser uma das atividades preferidas dos Dursleys, seja em relação a Harry, aos vizinhos, ou às novidades em geral.
M
N
O
P
Q
R
• Rua dos Alfeneiros: No original em inglês, chamada de “Privet Drive”. “Privet”, na Inglaterra, é “um arbusto muito comum plantado no subúrbio como cercas”. Os que possuem cercas desse tipo são conhecidos por se conformarem com a identidade suburbana, também sendo considerados “entediantes e sem imaginação”. Parecido com um Dursley? “Privet” também significa “proibição”. O nome da rua poderia derivar da palavra “private” (“privado”, em inglês).
S
• Smeltings: Este é o nome da escola do Duda. É também o processo usado no minério de ferro, para deixá-los mais fortes e mais adequados para uso. Boa sorte com o Duda!
T
• Toujours Pur: É o lema da família Black. Vindo do francês, significa “sempre puro”. Lembrando que a maior parte da família Black considera Mestiços e Nascidos Trouxas abaixo deles.• Travessa do Tranco: Mais uma vez, um jogo de palavras. “Travessa do Tranco”, em inglês, “Knockturn Alley” faz referência à “Nocturnally” (algo como “Noturno”, ou seja, sombrio).
U
V
W
X
Y
Z
Poções, feitiços e objetos
Esta sessão é uma referência aos feitiços da série Harry Potter. Veremos o que eles significam em outras línguas, suas origens, e algumas histórias mitológicas sobre eles. Os tópicos estão em ordem alfabética estando o nome em original no inglês entre parênteses.
A
• Accio (feitiço convocatório – Accio) – é o verbo latino equivalente a “Eu convoco”.• Alohomora (feitiço que abre fechaduras – Alohomora) – vem da famosa expressão havaiana “Aloha” que quer dizer “adeus”, e da palavra latina “mora”, que significa obstáculo.
• Amortentia (poção do amor – Amortentia) – a primeira parte vem do Latim, amor, mas a segunda “tentia”, deriva de “tentare”, e significa tentar um ataque. Então, “uma tentativa para amar”, um “ataque do amor”.
• Anapneo (feitiço que libera as vias aéreas – Anapneo) – vem do grego “anapneo”, que significa “Eu respiro”.
• Aparecium (feitiço que faz com que tinta invisível apareça – Aparecium) – Da palavra em latim “aperio” significando “descobrir, revelar, deixar claro” ou “apparere” significando “deixar claro”. É grafado apenas com um “p”, talvez por causa de “apertus”, que significa “aberto, óbvio, público”.
• Ararambóia (Bloomslang) – Um dos ingredientes da Poção Polissuco (pele de ararambóia picada), é uma cobra da África do Sul. Ararambóias vivem em árvores e arbustos e se alimentam de pequenos animais e ovos de pássaros, podendo ser de tonalidades verdes a marrom e preta. Seu tamanho gira em torno de 1,5 metros. A maioria dos membros da família Coloubridae a qual as araramboias pertencem são inofensivos, mas elas possuem um potente veneno em suas longas presas, fazendo com que sua picada possa ser fatal.
• Aritmância (Arithmancy) – Uma forma de adivinhação e leitura da sorte baseadas em nomes, números e cálculos matemáticos. Vem do grego “arithmo”, que significa “número” e “mancy” que significa que significa “profecia”, também é popularmente conhecido como numerologia.
• Aresto Momentum (feitiço que para a queda de um objeto – Aresto Momentum) – é um feitiço totalmente ‘cinematográfico’ e significa literalmente “parar o movimento”.
• Avada Kedavra (maldição da morte – Avada Kedavra) – vem do aramaico “abhadda kedhabra” que quer dizer “desapareça com esta palavra”. Sua origem também acompanha a da fórmula “abracadabra”, que é um feitiço antigo (do século II) usado por feiticeiros para invocar espíritos ou poderes sobrenaturais que os protegesse contra doenças ou dores. “Kedavra” também se relaciona a “cadáver”, pela semelhança na sonoridade.
• Avis (feitiço usado por Olivaras para fazer pássaros voarem da varinha de Krum – Avis) – significa “pássaros”, em latim.
B
• Bezoar (antídoto sólido – Bezoar) – é uma pedra de material não digerível retirada do estômago de alguns animais, principalmente do estômago de bodes. Dos tempos antigos até hoje se acredita que o bezoar sirva de antídoto para várias poções.• Bluebottle (marca de vassoura – Bluebottle) – Um tipo de inseto voador que produz um alto zunido e possui um corpo iridescente. Também um tipo de água viva que aparecem após grandes tempestades nas praias e possuem uma picada muito dolorosa. A marca foi anunciada na Copa Mundial de Quadribol.
C
• Colloportus (feitiço usado para fechar/trancar portas – Colloportus) – “coller”, significa “grudar” em francês, e “portus”, significa “porta” em latim.• Crucio (maldição da dor – Cruciatus Curse) – “crucio” é o mesmo que “eu torturo”, em latim.
• Conjunctivitus (feitiço que Krum usou para fazer ‘algo’ nos olhos do dragão na sua primeira tarefa do Torneio Tribruxo; Conjunctivitus Curse é o nome científico para conjuntivite.
D
• Deletrius (feitiço do ‘cancelamento’ – Deletrius) – Palavra do latim que corresponde a “o que é apagado”.• Densaugeo (feitiço que Malfoy usou para fazer os dentes de Hermione crescerem – Densaugeo) – “dens” é a palavra latina para “dentes”, e “augeo” é a palavra para “eu aumento”.
• Diffindo (feitiço usado por Harry para rasgar a bolsa de Cedrico – Diffindo) – no latim, “diffindo”, significa “eu parto”.
E
• Enervate (Ennervate) – Veja Rennervate.• Engorgio (feitiço do aumento – Engorgio) – em francês “engorgement”, significa “inchaço”.
• Espelho de Ojesed (espelho que mostra os desejos mais ocultos daqueles que o mira – Mirror of Erised) – Ojesed de trás para frente significa desejo. A descrição que circunda sua moldura (Oãça rocu esme ojesed osamo tso rueso ortso moãn) significa, quando lida de trás para frente “Não mostro o seu rosto, mas o desejo em seu coração”. Como se não bastasse Éris, semelhante a “erised”, era a deusa grega da discórdia.
• Estupefaça (feitiço usado para deixar alguém inconsciente – Stupefy) – Em inglês “stupefy” significa “deixar abobalhado, confuso”.
• Evanesco (feitiço do desaparecimento – Evanesco) – Significa “eu desapareço”, em latim.
• Expecto Patronum (feitiço produtor do patrono – Expecto Patronum) – em latim “expecto” significa “ter esperança de algo acontecer, esperar”, e “patronum” significa “proteção”. Então, “esperando por proteção”. Um Patrono é utilizado para proteção contra dementadores.
• Expelliarmus (feitiço do desarmamento – Expelliarmus) – combinação latina de “expellere”, e “arma”, significando “expulsar” e “arma”, respectivamente.
F
• Felix Felicis (poção da sorte – Felix Felicis) – “Felix”, significa “sorte, fortuna ou felicidade”. “Felicis” vem de adjetivos do latim, uma para “sortudo”, e “do sortudo”. A tradução seria “sortudo dos sortudos”, mas parece ser mais razoável pensar como “sorte da sorte”, representação máxima de sorte. Pode ter relação com “felicidade”, significando “felicidade máxima”.• Ferula (feitiço imobilizante, que cria uma tala – Ferula) – os significados podem vir tanto do latim quanto do espanhol, onde “ferula” significa “açoite” e “imobilizador”, respectivamente.
• Fidelius, Feitiço (feitiço que cria um fiel do segredo – Fidelius) – “fidelis” vem do latim e significa uma pessoa “fiel, devota, leal, de caráter, verdadeira, de confiança, da qual se pode depender, constante”.
• Fogomaldito (Fiendfyre) – a tradução do inglês é literal, “fiend” significa “maldito, diabólico”, enquanto “fyre” é a grafia arcaica de “fire”, “fogo” em inglês.
• Finite Incantatem (feitiço que cancela outro feitiço – Finite Incantatem) – “finite” significa “fim” e “incantatem” pode estar relacionado com o latim “incantationem”, “encantamento”. Juntos, “pare o encantamento”.
G
H
• Horcrux (Horcrux) – em muitas línguas significa “fora da cruz”, o que consiste com a natureza não sagrada de se criar uma, e porque a palavra está de fora de muitos livros. “Crucis” significa “dor ou tortura” e “hor” é uma abreviação para “horreum”, que significa “armazém”, portanto “armazém dos tormentos”. Uma Horcrux é de fato um “armazém para a alma que o indivíduo destrói quando mata alguém. O significado inglês para “crux” é “a característica ou essência crítica”, como a essência de um argumento. Parecido também com a tradução em latim, que significa “armazém de essências”, já que muitos consideram a alma como a essência do indivíduo. “Crux” também pode ser um “enigma difícil”, então Horcruxes também podem se vistas como “enigmas horríveis”. Na visão da mitologia egípcia, “Hórus” era o filho do deus Osíris, que se tornou o deus da morte. Combinando as palavras, tem-se “cruz de Hórus”, também conhecida como “ankh”, Cruz Ansata (uma cruz com um laço no topo), que é o símbolo da vida. Assim, uma Horcrux asseguraria a vida.
I
• Impedimenta (feitiço usado para atrasar o ataque adversário – Impedimenta) – “impedimenta” significa, em latim “obstáculo, barreira” e “impedio”, “Eu impeço”, criando um obstáculo para bloquear o caminho de alguém.• Imperio (maldição do controle – Imperius Curse) – “imperio” é a flexão latina que significa “eu controlo”, ou “controle absoluto”.
• Incendio (Feitiço que incendeia as coisas – Incendio) – o próprio nome em português já diz o sua finalidade, sendo a palavra em espanhol seu sinônimo, além do latim “incendere”, “colocar fogo em algo”.
• Incarcerous (feitiço que faz cordas surgirem para imobilizar alguém – Incarcerous) – no latim “carcer” significa “prisão” e “incarcerate” traduz para “aprisionar”.
J
K
L
• Legilimência (arte de ‘ler’ a mente – Legilimency) – do latim “legere”, que significa “ler” e “mens”, significando “mente”. Assim, a habilidade de ler a mente de alguém.• Levicorpus (feitiço usado para colar alguém de cabeça pra baixo no ar- Levicorpus) – no latim “levi”, significa “levantar” e “corpus”, “corpo”.
• Liberacorpus (contra-feitiço do Levicorpus – Liberacorpus) – a forma “libera” tem o mesmo significado tanto no latim, quanto no português, “liberar”, sendo “corpus” “corpo”.
• Lumos (feitiço que libera luz da varinha – Lumos) – “lumen” é a forma latina para “luz” e “luminous” é a forma do inglês para “emissão de luz”.
M
• Mandrágora (Mandragora) – Nas eras medievais acreditava-se que as raízes de mandrágora tinham propriedades mágicas, pois eram parecidas com feições humanas e causavam sonolência.• Morsmorde (feitiço usado por comensais para lançar a marca negra – Morsmorde) – combinação dos termos latinos “mors” e “mordere”, respectivamente “morte” e “mordida”, que remete aos Comensais da Morte.
N
• Nox (feitiço que cancela o Lumos – Nox) – é a palavra latina para “escuridão, noite”.
O
• Obliviate (feitiço que apaga a memória – Obliviate) – usado por Lockhart na Câmara Secreta, é originado da palavra inglesa “obliterate”, “apagar”. Também lembra “oblivious”, que significa “esquecido’.• Oclumência (Occlumency) – da palavra latina “occludo”, que significa “eu fecho” e “mens”, “mente”. Então, oclumência significa “o fechamento da mente”.
• Opugno (feitiço que faz com que criaturas ou objetos ataquem o adversário – Oppugno) – do latim “eu ataco”.
• Orchideous (feitiço que faz flores aparecerem da ponta da varinha – Orchideous) – remonta a “orquídea”, um tipo de flor. Supõe-se que cada bruxo quando pronuncia este feitiço tem um efeito diferente, ou seja, um tipo ou coloração de flor diferente.
P
• Pasquim (The Quibbler) – O Pasquim brasileiro era um semanário opositor ao Regime Militar brasileiro. Já no nome em inglês, “quibble”, significa “esquivar-se da verdade ou da importância de algo trazendo distinções e objeções triviais”. “Quibble” é um termo arcaico para “panela”, ou um termo usado para descrever “filósofos da Grécia Antiga”. Os filósofos eram conhecidos como “quibblers” e o ato de filosofar, como “quibbling”.• Patrono (feitiço que espanta Dementadores – Patronus) – do latim “protetor”.
• Penseira (Pensieve) – O verbo “penser” em francês que remete a “pensar”. Talvez uma combinação das palavras inglesas “pensive” e “sieve”, que, respectivamente, remetem a “pensativo” e “peneira”.
• Proteu, Feitiço do (Protean Charm) – Tem origem no nome de Proteus, um deus grego que podia mudar de forma quando quisesse. Hermione utiliza esse feitiço para avisar aos membros da Ordem da Fênix sobre as reuniões.
• Pus de Bubotúbera (Bubotuber pus): “tuber” se refere ao fato de que a bubotúbera é uma planta que se estende perpendicularmente pelo solo. Seu pus é perigoso para a pele. “Bubos” é uma palavra em inglês que remete a “inflamado, inchado”, especialmente na região da axila. É característica de algumas infecções como a praga bubônica e a sífilis.
Q
• Quadribol (Quidditch) – Rowling disse a origem da palavra foi completamente inventada. Ela disse que escreveu cinco folhas de palavras com ‘q’ até encontrar uma palavra que lhe agradasse, mas ainda assim é interessante notas que a palavra “quiddity” significa “essência ou natureza real de algo”.• Quietus (contra-feitiço para o Sonorus) – equivale à forma latina de “quieto”.
R
• Reducto (Feitiço redutor – Reducio) – “reduce” em inglês, e “reduco” em latim, significam ambas “reduzir”, em português.• Rennervate (feitiço reanimador do Estupefaça – Rennervate) – JK mudou do original “Enervate”, provavelmente para acompanhar a palavra francesa “renevir”, que significa “voltar”. Também significa “adicionar nervos” (coragem ou força).
• Rictusempra (feitiço do riso – Rictusempra) – “sempra” é derivado do latim “semper”, traduzindo em português em “sempre”, e “rictum”, que significa “maxilar” ou “deixar a boca aberta”. Assim, “riso constante”.
• Riddikulus (feitiço para transformar o bicho papão em uma forma engraçada – Riddikulus) – nota-se a semelhança sonora com “ridículo”, podendo ser “absurdo”.
S
• Sectumsempra (feitiço para cortar alguém – Sectumsempra) – no latim “sectum”, significa “cortar, amputar”, e “semper”, “sempre”. Então “fazer um corte permanente”.• Serpensortia (conjura uma cobra – Serpensortia) – no latim “serpen”, significa “cobra” e “ortus” “origem”. No francês “sortir” é “sair”.
• Silencio (feitiço silenciador – Silencio) – nota-se a semelhança tanto fonética como gráfica com “silêncio”.
• Sonorus (feitiço que aumenta a voz – Sonorus) – forma do latim para “ som alto”.
T
U
V
• Veritaserum (poção da verdade – Veritaserum) – do latim “veritas” – “verdade” e “serum” uma poção.
W
• Wingardium Leviosa (feitiço de levitação – Wingardium Leviosa) – “wingardium” é uma junção das palavras em inglês “wing” – “asa” – e da palavra em latim “arduus” -“pendurado”. “Leviosa” contém a palavra latina “levare”, que traduz para “erguer, levantar”.
X
Y
Z
Criaturas, cargos e status
Essa sessão é uma referência à origem dos nomes de criaturas mágicas, profissões e diferentes espíritos da série Harry Potter e seus significados em outras línguas, suas origens e algumas histórias mitológicas sobre eles.
A
• Animago (Animagus) : Combinação das palavras latinas “animal” e “magus”, significando “animal bruxo”.• Auror (Auror): Provavelmente derivado de “aurora”, significando “o amanhecer”. Os Aurores podem ser vistos como os que trazem a luz, acabando com a escuridão.
• Aborto (Squib): O Johnson’s Dictionary define como “qualquer colega insignificante”. O termo está fora de uso. Dado a alguém que escrevia insultos contra artigos e panfletos. Há uma frase de Oliver Smith, em Vicar of Wakefield, em 1766, onde ele diz: “Estou muito velho agora para ser assustado com comentários insignificantes (squibs)”. Squib também pode ser referir a “pequenos fogos de artifício que ficam se agitando em vez de fazer algo interessante”. “Damp squib” é uma expressão inglesa para algo que sai errado, um desapontamento.
B
• Basilisco (Basilisk): O grego basiliskos significa “pequeno rei” ou “tirano insignificante”. Alguns mitos descrevem o basilisco como um “cockatrice”, um pássaro gigante com uma cauda de serpente, que pode respirar fogo e matar com o olhar. Outros dizem que ele é o Rei das Serpentes e o consideram tão poderoso quanto os Deuses.• Bicho Papão (Boggart): De acordo com o Wikipedia, na mitologia celta o bicho papão é um espírito com habitat caseiro, algumas vezes danoso em outras, útil. No norte da Inglaterra, pelo menos, existia uma crença de que o bicho papão nunca deveria ser nomeado, porque quando lhe davam um nome ele não poderia mais ser levado à razão ou persuadido e se tornaria incontrolável e destrutivo.
• Bicuço (Buckbeak): Em inglês, “to Buck” é o “ato do cavalo se erguer nas patas traseiras e arquear as costas”. “Beak” é a ‘boca de um pássaro’. Combina bem, já que o Bicuço é um Hipogrifo.
C
• Cavalo Alado (Abraxan): Poderoso cavalo voador, mencionado em Animais Fantásticos. Abraxus era o nome do cavalo voador que levou a carruagem de Apolo, o Deus do Sol, pelo céu na mitologia greco-romana.• Conselho Supremo dos Bruxos (Wizengamot): Talvez venha de “Witenagemot”, que era um “conselho de sábios anciões (chamados witans) durante o período Anglo-Saxônico”.
D
E
F
G
H
• Hipogrifo (Hippogriff): Derivado da palavra grega “hippos” que significa ‘cavalo’ e de uma criatura mágica chamada griffin. Nesse caso, ele tem o corpo de um cavalo, ao invés de um leão, mas continua com a cabeça de uma águia.
I
• Inferi (Inferi): Em latim, significa “aqueles lá de baixo, o morto”.
J
K
• Kappa (Kappa): Um demônio aquático que ataca humanos. É descrito em “Animais Fantásticos e Onde Habitam”. Para impedi-lo de atacar uma pessoa, é só alguém dar a ele um pepino que contenha gravado o nome da pessoa que se quer proteger. Faz sentido, considerando que “kappa” em japonês significa “espírito da água” e que eles se alimentam de sangue e pepinos. Moradores de vilarejos japoneses costumavam escrever seus nomes em pepinos e jogá-los em um rio, acreditando que isso manteria os kappas longe de suas famílias.
L
M
• Metamorfago (Metamorphmagus): Em grego “meta” significa “mudança”, “morph” significa “forma” e “magus” significa “mágico ou bruxo”. Então um metamorfago é um bruxo que pode mudar sua forma.
N
O
• Ofidioglota (Parselmouth): A palavra inglesa é antiga e designa um indivíduo que tem problemas com a sua boca.
P
Q
R
S
• ‘Supremo Chefe’ (Mugwump): Alguém que fica em cima do muro, sem tomar uma posição. Refere-se ao “Supreme Mugwump” que é o “chefe” da Confederação Internacional dos Bruxos. Originalmente uma palavra algoquina, “mugquomp”, significando “chefe”, “se tornou a descrição de um partido político que não conseguia se decidir na primeira metade de 1800”.
T
U
V
• Veela (Veela): Talvez seja proveniente de “Vilia”, um espírito selvagem mencionado em A Merry Widow, uma ópera de Franz Lehar. A Vilia enganava os caçadores para que se apaixonassem por ela e, como resultado, ou ele iria querer que ela o amasse ou ele morreria. As Veelas parecem fazer os homens e garotos ficarem bobos, abestalhados. Nos mitos da Bulgária, “Villa” (também chamada samovilla ou samodiva) era uma criatura mitológica feminina que era muito bonita. Elas vivem perto de rios e encantam os homens com suas danças e cantorias. Interessante notar que foi o time de quadribol da Bulgária trouxe as Veelas para a Copa Mundial de Quadribol.
W
X
Y
Z
Teorias em Harry Potter
Os fãs que acompanharam a série durante o seu lançamento literário puderam vivenciar uma das melhores sensações: a ansiedade causada sempre que se aproximava a publicação de um novo volume. Durante esse período, muitos acumulavam dúvidas que só eram amenizadas com milhares de teorias sobre o que viria a acontecer.
Nessa parte desse especial reuni algumas teorias amplamente conhecidas na época – tem das mais simples às mais complexas possíveis, passando por aquelas mais cabeludas e até algumas que realmente estavam certas.
E por mais que a narrativa já tenha sido encerrada em 2007 e já saibamos de tudo indo, voltando de cabeça pra baixo pendurados num penhasco, é sempre bom ter esses conteúdos arquivados para mais uma confirmação de que a série Harry Potter tem os melhores fãs do mundo!
P.S.: As teorias abordadas abaixo referem-se a versão da história nos livros, pois nos filme existem algumas adaptações e cortes.
- Harry é uma Horcrux
Voldemort teria feito uma Horcrux sem querer ao matar Lílian Potter na noite de dia 31 de outubro de 1981, deixando em Harry um pedaço de sua alma ao invés de matá-lo.
Outros fãs diziam que Voldemort o teria feito de propósito. Assim, se Harry quisesse matá-lo, teria que se matar antes. E o Lorde das Trevas estaria protegido pelas outras Horcrux que possuía, derrotando assim seu inimigo. Voldemort precisaria apenas de uma morte para produzir a Horcrux, e ele já havia matado Tiago. Por isso ele disse a Lílian que se afastasse, a morte dela não seria necessária.
Argumentos a favor: A ligação de Harry com Voldemort, tendo acesso a seus pensamentos e vice-versa, além de algumas características em comum, como Ofidioglosia. Certa vez li um comentário em que afirmavam que a cicatriz de Harry era uma prova, já que o Anel de Servolo possui uma rachadura semelhante a um raio.
Argumentos contra: Muitos diziam que uma Horcrux não se faz acidentalmente por ser uma magia muito
complicada.
Verdadeira? Em parte. Harry era, de certa forma uma Horcrux, mas Voldemort nunca teve a intenção de fazê-lo. Naquela noite, ele queria matá-lo para evitar um perigo futuramente, uma vez que ele soube o que dizia a profecia (o início, pelo menos). Ele hesitou em matar Lílian Potter a pedido de Severo Snape, e não para poupar mais uma morte. A rachadura no Anel de Servolo foi feita por Dumbledore, quando este o golpeou com a Espada de Gryffindor.
- Rony terá que morrer para salvar Harry
A teoria é baseada no jogo de xadrez no final de Harry Potter e a Pedra Filosofal, onde Rony teve que se sacrificar para que Harry pudesse impedir que pegassem a Pedra. A rainha branca representaria Belatriz Lestrange, que aniquila o primeiro cavalo preto, Sirius Black, havendo neste caso uma associação entre Sirius, melhor amigo de James e Rony, melhor amigo de Harry.
Argumentos a favor: Mesmo tendo desviado do previsto algumas vezes, JK Rowling sempre afirmou ter a história já traçada na cabeça desde o início.
Argumentos contra: A teoria diz que um argumento a favor seria o fato de Rony ter escolhido ser o cavalo em vez do Rei, que tem uma posição mais segura no jogo. Mas as peças não eram escolhidas pelos participantes. Os espaços no tabuleiro já estavam determinados para que as pessoas se posicionassem no lugar da torre, do bispo e do cavalo.
Verdadeira? Não. No fim das contas, Rony não morre para salvar ninguém.
- Amigo de Duda é filho de Rabicho
Pedro Plokiss, o amigo de Duda que vai com ele e Harry ao zoológico em Harry Potter e a Pedra Filosofal seria um bruxo tardio, filho de Pedro Pettigrew: : “Pedro era um menino magricela com cara de rato. Em geral, era quem seguram pra trás os braços dos garotos enquanto Duda batia neles”. (pág. 25).
Argumentos a favor: A autora afirmou em entrevistas que há coisas inesperadas relacionadas aos Dursley.
Argumentos contra: Não há nada na teoria que explique por quê Plokiss seria filho de Pettigrew e não de qualquer outro bruxo.
Verdadeira? Não. Pedro Plokiss nunca mais apareceu nos livros.
- Harry Potter repete a história do Rei Arthur
Esta teoria envolve também Alvo Dumbledore, descrito como Merlin. A base da teoria é o texto abaixo, trecho de Idylls of the King, 1859.
Por causa da amargura e do sofrimento
Que oprimiu sua mãe, bem antes do seu nascimento
Arthur veio ao mundo, e assim que nasceu
Foi enviado às escondidas
Para Merlin, para ser criado em lugar distante
Até que fosse chegada sua hora, e tudo porque os Lordes
Daqueles dias violentos eram os próprios senhores da violência,
Bestas ferozes que com certeza teriam feito a criança
Em pedaços, dividindo-a entre eles, se soubessem que ela existia;
Já que cada um deles
Nada mais almejava senão ser o próprio poder,
E muitos deles odiavam Arthur.
Razão pela qual Merlin levou a criança
E a confiou a Sir Anton, um ancião cavalheiro
E antigo amigo de Arthur, e sua mulher então
Cuidou do jovem príncipe, criando-o entre seus próprios;
E nenhum homem disso soube.
Assim, os Lordes lutaram uns contra os outros como bestas ferozes,
Enquanto o reino se arruinava.
Outros pontos da teoria
1 – Havia um boato de que Merlin era tão sábio pois ele vivia ao contrário de todos, ele vivia do futuro para o passado e por isso já sabia todo o futuro, mas este não queria anunciar para evitar confusões (não era bem um boato, era uma lenda)
Será que Dumbledore também vive ao contrário (talvez com um vira-tempo…)? Aliás, se vocês perceberem, Dumbledore possui muitos itens no escritório dele, será que um deles não teria esse poder de permitir que se viva ao contrário?
2 – Em uma das Lendas, Merlin, que era tão poderoso, foi “morto” por uma Dama do lago que ele amava. Ela fez ele criar uma espécie de coluna mágica feita de ar que, depois de um tempo, o aprisionou nessa coluna, e dizem que ele continua aprisionado até hoje dentro da tal coluna mas ele continuaria vivo.
Aí entra Sirius Black, que morreu aprisionado numa espécie de véu mágico que é muito semelhante a tal coluna, sabendo que por essa lenda Merlin ficou aprisionado na coluna. Será que Sirius não estaria aprisionado vivo também? E também entra aí o futuro de Dumbledore. Ele provavelmente irá ser aprisionado dentro deste véu e continuaria vivo ali por um bom tempo. E quanto a quem criou o véu? Provavelmente o próprio Dumbledore criou o véu, com outras intenções (matar Voldemort). Poderia ser a tal arma citada em “A Ordem da Fênix”, como na lenda em que Merlin criou a coluna e ele mesmo ficou aprisionado. E também lembre, havia uma espécie de coluna com um arco sobre ela.
Será que quando Dumbledore fosse aprisionado no véu, ele sendo o criador, não iria ter um jeito de desfazer o lençol e liberar ele, Sirius Black e os outros que estão nele aprisionados?
Pode-se pensar que o personagem que se encaixa a Merlin seria Sirius Black, mas é pouco provável, Sirius só foi aprisionado para poder mostrar sobre a existência do véu, como é típico de Rowling, pôr um pequeno detalhe para que no futuro seja mostrado de uma forma maior.
3 – Arthur era príncipe, e mais tarde se tornou Rei. Esse fato poderia indicar três coisas:
- Harry se tornaria Diretor de Hogwarts.
- Harry se tornaria Ministro da Magia.
- Harry vence Voldemort no duelo final, já que ele seria “príncipe” por ter derrotado Voldemort parcialmente e após se tornaria “rei” por derrota-lo totalmente. Ou talvez até o próprio Príncipe Mestiço poderia vir a calhar e entrar como um Rei Arthur na estória… Ninguém sabe… Só mesmo a J.K.
Argumentos a favor: Harry foi levado a Dumbledore após o ataque de Voldemort à casa dos Potter, que depois os entregou aos Dursley; Ninguém ficou sabendo onde Harry morava, até que ele foi para Hogwarts.
Argumentos contra: quem conhece a História do Rei Arthur (ou de Merlin) verá que tanto esta como o bruxo Potter possuem suas semelhanças. Mas não quer dizer que uma história REPETE a outra. Na série, você pode encontrar elementos de várias outras histórias criadas até hoje (ou você acha que dragões, esfinges e bichos papões foram invenção da Tia Jo?). Mas isso não quer dizer que ela plagiou essas história. Até porque, como todos sabemos, ela deu uma visão diferente a estas criaturas. Isto tudo apenas quanto à primeira parte, referente ao texto. Na segunda parte, a teoria se mostra viajante.
Verdadeira? Não. Há alguns pontos de semelhança, mas não uma repetição exata.
- Mistérios de Narcisa Malfoy
Narcisa é ou não uma Comensal da Morte afinal? Ela está ou não ao lado de Voldemort? Era o que se perguntavam alguns fãs antes do lançamento do derradeiro livro da série.
Argumentos a favor: Narcisa não foi vista no incidente na copa de quadribol e nem no retorno do Lorde das Trevas no Torneio Tribruxo; É uma mãe protetora, que envia comida ao filho e não queria que ele fosse estudar em Durmstrang, num país distante onde ensinam artes das trevas e tem como diretor um Comensal da Morte.
Argumentos contra: Nos momentos em que apareceu na história, ela deixava clara a sua repulsa por trouxas, sangues ruins e traidores do sangue.
Verdadeira? Em parte. Narcisa era sim uma comensal da morte, mas em Relíquias da Morte ficou provado que ela se preocupava muito mais com a vida do filho do que com os interesses do Lorde das Trevas. Não era a boazinha da história mas também não era doente como Belatriz. E em troca da informação de que seu filho estava bem, salvou a vida de Harry Potter.
- Dumbledore era um animago
Dumbledore era um animago ilegal. Era capaz de se transformar numa Fênix. O episódio na Torre de Astronomia teria sido armado. Quando Snape profere o feitiço “Avada Kedavra”, na verdade, ele lança um feitiço não-verbal (modalidade incansavelmente trabalhada no livro em questão), que apenas faz com que Dumbledore caia. Durante a queda, Dumbledore se transforma em Fawkes e foge.
Argumentos a favor: Muitos acreditaram nessa teoria por possuírem confiança em Snape e acreditarem que ele nunca mataria Alvo Dumbledore. Até por que, para lançar a maldição imperdoável, a pessoa deve querer matar.
Argumentos contra: Se Dumbledore fosse mesmo Fawkes, como eles apareceriam na mesma sala ao mesmo tempo como Harry presenciou várias vezes?
Verdadeira? Não. Snape matou mesmo Dumbledore, mesmo que a contra gosto. Os dois combinaram o acontecimento, para que Draco não fosse obrigado a cumprir a tarefa, nem sofrer as conseqüências do Lorde das Trevas. Além disso, a morte de Dumbledore estava próxima, de uma forma ou de outra, em conseqüência de ele ter colocado o Anel dos Gaunt, o qual deixou sua mãe enegrecida e o estava fazendo doente.
- Dumbledore e Sirius estão vivos
Dumbledore teria resistido ao Avada Kedavra de Snape, uma vez que o feitiço atingiu o medalhão capturado na caverna, que estava no bolso interno das vestes de Dumbledore e, ficado invisível, deixando um clone seu no gramado do castelo para que todos pensassem que ele estava morto. Além disso, J.K. Rowling, afim de acabar com os rumores de que Dumblodore estava vivo, acabou piorando a situação com a frase “Dumbledore está tão morto quanto Sirius.” Foi mais do que suficiente para que muitos tivessem certeza absoluta de que ambos estavam vivos.
Argumentos a favor: Nunca vimos o corpo de Sirius e ninguém sabe ao certo o que era aquele véu no Departamento de Mistérios. Além disso, apesar de confirmar as mortes, J.K. Rowling disse que ainda os veríamos em Relíquias da Morte.
Argumentos contra: A autoro deu inúmeras declarações jurando que ambos os personagem estavam mortos.
Verdadeira? Não. Ambos apareceram em relíquias da morte, mas como espíritos (e como quadro na parede, no caso de Dumbledore).
- Snape matou Dumbledore a pedido dele
Snape teria mesmo matado Dumbledore, porém a pedido do próprio, uma vez que ele não queria que fosse Draco a executar a tarefa.
Argumentos a favor:
Pág. 33, ed. brasileira
– Você poderia fazer isso. Você em vez de Draco, Severo. Você teria sucesso, e ele o recompensaria mais do que qualquer um…
(…)
– Acho que a intenção dele é me mandar tentar depois. Mas decidiu que Draco deve tentar primeiro. Sabe, no improvável acaso de Draco se sair bem, eu poderei permanecer em Hogwarts por mais algum tempo, desempenhando meu poderoso papel de espião.
Um pouco antes, no mesmo capítulo, Snape afirma que conhece o plano. Porém, não o cita (claro, senão JK entregaria o final de bandeja). Porém, isso nos abre um parêntese para perguntar se ele realmente sabia o plano de matar Dumbledore ou se Voldemort tenha lhe dito que o plano era colocar os Comensais dentro de Hogwarts.
Voldemort pode não ter contado que o plano era matar Dumbledore, porque de certa forma Snape é ambíguo, está mais ou menos dos dois lados. Apesar de Voldemort confiar nele, confiaria tanto assim a ponto de perder a chance de matar Dumbledore? E se Snape contasse sobre o plano a Dumbledore e desse um jeito de armar uma cilada p/ os Comensais? São muitas dúvidas, que veremos adiante.
Nesse trecho citado, vemos que Snape cita a possibilidade de ele tentar depois. Será que, com a tentativa de Draco p/ matar Dumbledore, ele ainda poderia tentar fazê-lo? Creio que não, ficaria muuuito na cara que ele tentaria, pois além de Dumbledore, mais ninguém confiaria inteiramente nele.
Depois, ele diz que continuará em Hogwarts exercendo seu papel de espião. Mas, se ele está lá para espionar de perto Dumbledore, com a sua morte esse “papel” não faria mais sentido. É neste ponto que me baseio na hipótese de que Snape sabia apenas metade do plano.
Pág. 34
Narcisa falou:
– Você, Severo, cuidará do meu filho Draco quando ele estiver tentando realizar o desejo do Lord das Trevas?
– Cuidarei.
(…)
– E fará todo o possível para protegê-lo do mal?
– Farei.
(…)
– E se necessário for… se parecer que Draco falhará (…) você terminará a tarefa que o Lord das Trevas incumbiu Draco de realizar?
Houve um momento de silêncio (…).
– Terminarei.
Bom, esse foi o voto perpétuo. Percebam que, mais uma vez, não fica explícito que o plano é matar Dumbledore. Snape, de forma alguma, pensaria que Voldemort lhe omitiu o plano inteiro, mas é bem provável: ele não confia inteiramente em ninguém. Em Snape, já disse acima a razão p/ não confiar inteiramente. Snape fez um voto perpétuo praticamente cego. A única coisa que sabia, de agora em diante, é que teria que proteger Draco e ajudá-lo a terminar o plano, caso ele não conseguisse.
Pág. 318
– Hagrid, por que Dumbledore está aborrecido com Snape? – perguntou Harry em voz alta.
(…)
– Não sei, Harry, pareceu que o Snape estava se sentindo sobrecarregado, foi só… em todo caso, Dumbledore disse, sem rodeios, que ele tinha concordado fazer uma coisa e que era assunto encerrado. Foi bastante firme com ele. E então ele falou algo sobre Snape fazer investigações na Casa dele, na Sonserina.
O que Dumbledore poderia ter pedido a Snape e era “assunto encerrado”? A única possibilidade, perante todas imagináveis desde a leitura do primeiro livro até este ponto do sexto, é que Snape contara a Dumbledore sobre os planos de Draco e este possivelmente adivinhara que ele poderia ser assassinado, pois não havia outro motivo p/ os Comensais entrarem em Hogwarts.
Visando a proteção do aluno (afinal, se Draco não fizesse o que Voldemort mandou, ele sofreria, definitivamente, sérias conseqüências…), Dumbledore exigiu a Snape que cumprisse o voto perpétuo e o matasse, caso assim fosse necessário.
Se Dumbledore estivesse pedindo p/ Snape espionar Draco, a JK não teria deixado aquela frase por último: E então ele falou algo sobre Snape fazer investigações na Casa dele, na Sonserina. Não faz sentido.
A única hipótese que faz sentido é a de ele ter exigido que, para proteger Draco, ele deveria matá-lo, pois, fazendo isso, Draco não sofreria conseqüências tão sérias (afinal, por mais que tenha falhado, Dumbledore estava morto, afinal) e Snape privilegiaria de posição absolutamente estratégica ao lado de Voldemort, pois matar Dumbledore seria a prova final de sua fidelidade como Comensal. Desta forma, Voldemort jamais desconfiaria de Snape e este poderia ajudar Harry depois tranqüilamente.
Pág. 467
Mas outra voz chamara Snape pelo nome, baixinho.
– Severo…
(…)
– Snape fitou Dumbledore por um momento, e havia repugnância e ódio gravados nas linhas duras de seu rosto.
– Severo… por favor…
Snape ergueu a varinha e apontou diretamente para Dumbledore.
– Avada Kedavra!
A morte de Dumbledore. Já sabendo do que comentamos anteriormente, vemos à frase chave: Snape fitou Dumbledore por um momento. Oras, qualquer um que tenha lido todos os outros livros da série sabem que um legilimente precisa manter contato visual para ler a mente da outra pessoa. E estamos falando de Snape, e o cara manja, vai? É óbvio que ele e Dumbledore trocaram palavrinhas mentais naquele momento e, ao dizer Severo… por favor…, Dumbledore não estava suplicando por sua vida, mas suplicando para que Severo fizesse o que ele tinha mandado, o matasse, para que o voto perpétuo fosse, de certa forma, cumprido,
Draco fosse salvo e Snape ganhasse a confiança de Voldemort, podendo ajudar Harry depois.
Isso é tão verdade, que Dumbledore petrifica Harry antes de Draco aparecer. Para protegê-lo, somente?
Não apenas por isso, mas também para evitar que Harry fizesse alguma coisa ou tentasse interromper Snape, já que não sabia da história e não entenderia bulhufas na hora, como aconteceu, de fato. Dumbledore não lhe contou sobre os planos com Snape, por motivos óbvios! Harry ainda não é maduro o suficiente p/ entender e agiria por impulso, como sempre fez… Isso não é um defeito, mas uma característica sua.
E outra: Snape não sabia que os Comensais estavam em Hogwarts naquele momento, ele estava dormindo… O que reforça ainda mais a minha teoria de que Voldemort não lhe contou qual era seu plano por completo.
Quem sabe? Ele poderia desconfiar de Snape armar uma cilada p/ os Comensais na noite em que eles conseguissem entrar. Snape não sabia do plano por completo, isso é óbvio, senão ele não teria ficado de fora e teria ajudado Draco a colocar os Comensais p/ dentro de Hogwarts.
Draco deve ter recebido claras ordens p/ não contar nada a Snape. Afinal, em certo trecho, na festa do Slug, Snape tenta ler a mente de Draco mas ela está fechada, pois ele está aprendendo oclumência:
Pág. 253
– (…) não me olhe assim! Sei o que você está fazendo. Não sou burro, mas não vai funcionar… posso impedí-lo!
Houve uma pausa, e então Snape disse baixinho:
– Ah… tia Bellatrix tem lhe ensinado Oclumência, entendo.
(…)
– Qual é o seu plano?
– Não é da sua conta!
Por que Draco fecharia sua mente p/ Snape? Porque Voldemort mandou. E por que Voldemort não queria que Snape soubesse de todo o plano? Talvez porque não confie nele tanto assim.
Argumentos contra: Muitos não acreditavam que, se Snape fosse mesmo do lado da Ordem da Fênix, nunca teria coragem de matar Dumbledore, mesmo se ele pedisse.
Verdadeira? Sim. Além dos motivos já analisados, fazer com que Snape matasse Dumbledore provaria sua lealdade junto ao Lorde das Trevas para aqueles que ainda tinham dúvidas, ajudando com a derrota de Voldemort no final. Era importante ter um aliado de Dumbledore do lado das trevas, mesmo após sua morte.
- Snape, o vilão
O fandom potteriano sempre foi dividido em relação a Severo Snape. Muitos acreditavam que ele estava mesmo ao lado de Dumbledore, e outros simplesmente não conseguiam confiar nele. Tudo ficou ainda pior após o lançamento de Harry Potter e o Enigma do Príncipe, após Snape matar Dumbledore, como já foi falado em outras teorias deste espaço. Alguns que confiavam em Snape se sentiram traídos pelo bruxo após o episódio. Outros, colocaram em suas mentes que foi tudo uma grande armação e Severo continuava sendo o mocinho da história. Mas para muitos, a frase que ecoou em suas cabeças com o ato de Snape foi “Eu sabia!”. Houveram teorias, discussões, e até colunas na internet acerca da conduta de Snape e suas reais intenções. Vamos aos fatos:
- Dumbledore confiava em Snape. Seria ele poderoso o suficiente a ponto de conseguir enganar o maior bruxo que já existiu?
- Ok, mas Voldemort também confiava. Será que Snape é poderoso o suficiente para enganar o Lorde das Trevas?
- Ele salvou Harry Potter em “Pedra Filosofal”.
- Mas ele não media esforços para demonstrar o quanto odiava o menino.
Argumentos a favor: Snape odiava Harry Potter, odiava todos da Ordem da Fênix, odiava ser bonzinho e matou Dumbledore.
Argumentos contra: Se empenhou em Salvar Harry Potter em situações de perigo e avisou à ordem quando Harry disse que achava que Sirius havia sido seqüestrado (ordem da fênix). Ele claramente odiava Tiago Potter e era por isso que odiava Harry.
Verdadeira? Não. Snape matou Dumbledore a pedido dele. Dumbledore confiava em Snape e tinha razões para isso. Snape era mesmo um homem de Dumbledore. Ele protegeu Harry por saber que apenas ele poderia destruir o Lorde das Trevas (e por que era o filho da mulher que ele amava, claro). Em Deathly Hallows, ele indica para Harry onde estava a Espada de Griffindor, com a qual Harry destruiria as horcruxes que faltavam. Enfim, Snape estava do lado da Ordem o tempo todo.
- Snape é tio de Harry
Um anagrama para “Severus Snape” é “Perseus Evans”. A teoria defende que Severus Snape seria apenas um nome falso, e que na verdade, Snape é um Evans, parente de Lílian (Evans) Potter (irmão, mais precisamente). Ela também afirma que Mark Evans que apanhou de Duda em Harry Potter e o Cálice de Fogo, é filho de Snape.
Argumentos a favor: Talvez esse fosse o motivo para Snape proteger Harry mesmo não gostando dele. E na memória de Snape na penseira, vemos Lílian protegendo-o das brincadeiras dos marotos.
Argumentos contra: Sabemos que Lílian possuía apenas uma irmã: Petúnia.
Verdadeira? Não. Snape não era irmão de Lílian, ele era seu vizinho e apaixonado por ela. Além disso, Lílian nasceu trouxa e Snape é mestiço.
Gina Weasley é uma horcrux
Muitos acreditavam que Harry era horcrux que faltava ser descoberta. Porém, alguns fãs acreditavam que não era Harry e sim Gina. E que no final, Harry teria que matá-la para derrotar Voldemort. Quando Gina foi levada pela memória de Tom Riddle para a câmara secreta ele colocou nela um pedaço da sua alma, fazendo outra horcrux.
Argumentos a favor: Harry ter que matar sua amada no final para salvar o mundo seria algo bem dramático.
Argumentos contra: Harry ter que matar sua amada no final para salvar o mundo seria algo dramático demais. E outra. Aquele diário de Tom Riddle era uma horcrux. Uma horcrux fazendo outra? E quem ele matou pra fazê-la?
Verdadeira? Não. Gina se recuperou totalmente daquele dia na câmara secreta e nenhum fragmento de alma ficou dentro dela.
- Harry teria que atravessar o véu do departamento de mistérios
Para combater as horcruxes, Harry iria em busca de todos da ordem da fênix que já morreram (em especial Dumbledore e Sírius). Para isso, ele iria até o departamento de mistérios, atravessaria o véu e iria buscar todos eles, semelhante à história de Hércules, que salva Mégara do mundo inferior.
Argumentos a favor: acredita-se que atrás do véu ficam as almas das pessoas que se foram.
Argumentos contra: ok, passar pelo véu é fácil, mas como ele ia fazer pra sair dali e levar junto consigo um monte de gente? Aliás, se houvesse um modo de sair dali, aposto que Dumbledore teria descoberto.
Verdadeira? Não. Nunca mais ouvimos falar do véu da morte na série
- Gina Weasley Derrota Lord Voldemort
Ao ver Voldemort enfrentando Harry Potter, Gina sacaria a varinha e o destruiria em nome do seus amor por Harry.
Argumentos a favor: Gina é a mais poderosa dos Weasley.
Argumentos contra: “Aquele com o poder de vencer o Lorde das Trevas se aproxima… nascido dos que o desafiaram três vezes, nascido ao terminar o sétimo mês… e o Lorde das Trevas o marcará como seu igual, mas ele terá um poder que o Lorde das Trevas desconhece… e um dos dois deverá morrer na mão do outro pois nenhum poderá viver enquanto o outro sobreviver… aquele com o poder de vencer o Lorde das Trevas nascerá quando o sétimo mês terminar…” – sem mais declarações.
Verdadeira? Não. Harry derrota Voldemort numa batalha épica no Salão Principal de Hogwarts.
Pós-Relíquias
HARRY POTTER E AS RELÍQUIAS DA MORTE
Resumo dos spoilers da série
Resumo dos spoilers da série
Capas diferentes pelo mundo
Inglaterra Infantil | Inglaterra Adulta | EUA | EUA – Deluxe
Alemanha Infantil | Alemanha Adulta | Holanda | Ucrânia
França | Dinamarca | Suécia | Finlandia
Inglaterra Infantil | Inglaterra Adulta | EUA | EUA – Deluxe
Alemanha Infantil | Alemanha Adulta | Holanda | Ucrânia
França | Dinamarca | Suécia | Finlandia
Entrevistas na Íntegra
Today Show | Chat | Transcrição do Carnegie Hall
Today Show | Chat | Transcrição do Carnegie Hall
Informações das personagens
• Aberforth Dumbledore
(Chat da Bloomsbury – 08/08/2007 – Notícia completa)
(Chat da Bloomsbury – 08/08/2007 – Notícia completa)
Ele continua lá, no Cabeça de Javali, brincando com seus bodes.
(Leitura de DH no Carnie Hall, Nova York – 19/10/2007 – Notícia completa)
Quando Mia, de oito anos, fez uma pergunta sobre Aberforth, Jo perguntou sua idade e disse que só para ela a resposta seria “que as cabras são animais muito fáceis de serem limpos e que elas têm chifres enrolados”, ao que a
Quando Mia, de oito anos, fez uma pergunta sobre Aberforth, Jo perguntou sua idade e disse que só para ela a resposta seria “que as cabras são animais muito fáceis de serem limpos e que elas têm chifres enrolados”, ao que a
platéia rolou de rir.
• Arthur Weasley
(Today Show – 25/07/2007 – Notícia completa)
A autora revelou ao Today Show que o personagem Arthur Weasley foi poupado da morte. Se ele tivesse morrido em Ordem da Fênix, Jo disse que isso teria modificado os livros 5, 6 e 7 e que o personagem de Rony perderia seu senso de humor e tiraria o refúgio de Harry na casa dos Weasley
(Today Show – 25/07/2007 – Notícia completa)
A autora revelou ao Today Show que o personagem Arthur Weasley foi poupado da morte. Se ele tivesse morrido em Ordem da Fênix, Jo disse que isso teria modificado os livros 5, 6 e 7 e que o personagem de Rony perderia seu senso de humor e tiraria o refúgio de Harry na casa dos Weasley
• Colin Creevey
(Chat da Bloomsbury – 08/08/2007 – Notícia completa)
Por ter nascido trouxa, Colin não era mais um estudante. Ele voltou com o restante da A.D., junto com Fred, Jorge e os outros. Ele não deveria ter ficado quando McGonagall o mandou sair, mas ficou.
(Chat da Bloomsbury – 08/08/2007 – Notícia completa)
Por ter nascido trouxa, Colin não era mais um estudante. Ele voltou com o restante da A.D., junto com Fred, Jorge e os outros. Ele não deveria ter ficado quando McGonagall o mandou sair, mas ficou.
• Cho Chang
(Leitura de DH em Nova Orleans – 26/10/2007 – Notícia completa)
Cho se casou com um trouxa.
(Leitura de DH em Nova Orleans – 26/10/2007 – Notícia completa)
Cho se casou com um trouxa.
• Dobby
(Leitura de DH em Nova Orleans – 26/10/2007 – Notícia completa)
Sobre a sua morte: “Eu imagino que você poderia dizer muito trivialmente que Dobby teve que morrer para que ele não pudesse contar a Harry quem o havia enviado.” Rowling explica, fazendo menção a Aberforth Dumbledore, irmão de Alvo, de quem Harry nunca tinha ouvido falar até mais tarde no livro. “Mas esta não é a resposta. Para mim a morte de Dobby despertou Harry para o que ele estava fazendo.”
(Leitura de DH em Nova Orleans – 26/10/2007 – Notícia completa)
Sobre a sua morte: “Eu imagino que você poderia dizer muito trivialmente que Dobby teve que morrer para que ele não pudesse contar a Harry quem o havia enviado.” Rowling explica, fazendo menção a Aberforth Dumbledore, irmão de Alvo, de quem Harry nunca tinha ouvido falar até mais tarde no livro. “Mas esta não é a resposta. Para mim a morte de Dobby despertou Harry para o que ele estava fazendo.”
• Dolores Umbridge
(Chat da Bloomsbury – 08/08/2007 – Notícia completa)
Ela foi presa, interrogada e condenada pelos crimes cometidos aos nascidos trouxas.
(Chat da Bloomsbury – 08/08/2007 – Notícia completa)
Ela foi presa, interrogada e condenada pelos crimes cometidos aos nascidos trouxas.
• Draco Malfoy
(Chat da Bloomsbury – 08/08/2007 – Notícia completa)
As hostilidades entre Harry e Draco não deixaram de existir com a morte de Voldemort. Houve uma aproximação no sentido de que Harry sabe que Draco odiava ser um Comensal da Morte, e não teria matado Dumbledore; da mesma forma, Draco sente, de uma forma rancorosa, gratidão por Harry ter salvado sua vida. Amizade de verdade estaria fora de questão. Muita coisa aconteceu antes da última batalha.
As hostilidades entre Harry e Draco não deixaram de existir com a morte de Voldemort. Houve uma aproximação no sentido de que Harry sabe que Draco odiava ser um Comensal da Morte, e não teria matado Dumbledore; da mesma forma, Draco sente, de uma forma rancorosa, gratidão por Harry ter salvado sua vida. Amizade de verdade estaria fora de questão. Muita coisa aconteceu antes da última batalha.
• Dumbledore
(Chat da Bloomsbury – 08/08/2007 – Notícia completa)
Dumbledore, que era capaz de fazer magia sem precisar falar, foi capaz de enxergar o Harry quando ele estava usando a capa da invisibilidade porque estava usando “homenum revelio” – o feitiço que revela qualquer presença humana que a Hermione usa em Relíquias da Morte.
(Chat da Bloomsbury – 08/08/2007 – Notícia completa)
Dumbledore, que era capaz de fazer magia sem precisar falar, foi capaz de enxergar o Harry quando ele estava usando a capa da invisibilidade porque estava usando “homenum revelio” – o feitiço que revela qualquer presença humana que a Hermione usa em Relíquias da Morte.
Dumbledore via no espelho de Ojesed a sua família viva, completa e feliz – Ariana, Percival e Kendra, todos retornaram pra ele, e ele e Aberforth se reconciliaram.
Dumbledore falava língua de Sereiânos, língua dos Duendes e língua de Cobra. Ele era um homem brilhante.
O Bicho-papão de Dumbledore era o cadáver da irmã.
A música que JK Rowling imagina sendo tocada no funeral de Dumbledore com é “I did it my way” do Frank Sinatra.
(Leitura de DH no Carnie Hall, Nova York – 19/10/2007 – Notícia completa)
Eu sempre pensei em Dumbledore como gay. Dumbledore se apaixonou por Grindelwald, e isso foi somado ao seu horror quando Grindelwald mostrou que era o que era. De certa forma, podemos dizer que isso dá uma desculpa um pouco melhor a Dumbledore, porque nos apaixonar pode nos cegar de alguma forma? Mas, ele conheceu alguém tão brilhante quando ele era, e parecido com o que a Belatriz sente, ele ficou muito atraído por essa pessoa brilhante e ficou horrivelmente, terrivelmente desapontado com ele. É, foi assim que eu sempre vi Dumbledore. De fato, recentemente eu estava lendo um roteiro para o sexto filme, e eles tinham Dumbledore dizendo uma fala a Harry no começo do roteiro dizendo ‘eu conheci uma garota uma vez, cujo cabelo…’. Eu tive que escrever uma notinha na margem e riscar para o roteirista, “Dumbledore é gay!”
Eu sempre pensei em Dumbledore como gay. Dumbledore se apaixonou por Grindelwald, e isso foi somado ao seu horror quando Grindelwald mostrou que era o que era. De certa forma, podemos dizer que isso dá uma desculpa um pouco melhor a Dumbledore, porque nos apaixonar pode nos cegar de alguma forma? Mas, ele conheceu alguém tão brilhante quando ele era, e parecido com o que a Belatriz sente, ele ficou muito atraído por essa pessoa brilhante e ficou horrivelmente, terrivelmente desapontado com ele. É, foi assim que eu sempre vi Dumbledore. De fato, recentemente eu estava lendo um roteiro para o sexto filme, e eles tinham Dumbledore dizendo uma fala a Harry no começo do roteiro dizendo ‘eu conheci uma garota uma vez, cujo cabelo…’. Eu tive que escrever uma notinha na margem e riscar para o roteirista, “Dumbledore é gay!”
• Duda Dursley
(Chat da Bloomsbury – 08/08/2007 – Notícia completa)
A pior memória de Duda, quando foi atacado pelos Dementadores, ele viu a si próprio, pela primeira vez, como realmente era. Isso foi extremamente doloroso, mas em última instância uma lição salutar, e começou a transformação nele.
(Chat da Bloomsbury – 08/08/2007 – Notícia completa)
A pior memória de Duda, quando foi atacado pelos Dementadores, ele viu a si próprio, pela primeira vez, como realmente era. Isso foi extremamente doloroso, mas em última instância uma lição salutar, e começou a transformação nele.
• Edwiges
(Chat da Bloomsbury – 08/08/2007 – Notícia completa)
A perda da Edwiges representa a perda da inocência e da segurança. Ela era como um brinquedinho fofo para Harry algumas vezes. O ato de Voldemort matá-la, marca o fim da infância. Eu sinto muito… eu sei que a morte dela deixou MUITA gente chateada.
(Chat da Bloomsbury – 08/08/2007 – Notícia completa)
A perda da Edwiges representa a perda da inocência e da segurança. Ela era como um brinquedinho fofo para Harry algumas vezes. O ato de Voldemort matá-la, marca o fim da infância. Eu sinto muito… eu sei que a morte dela deixou MUITA gente chateada.
• Escórpio Malfoy
(Chat da Bloomsbury – 08/08/2007 – Notícia completa)
Escórpio tem muita coisa contra ele, até o nome. Entretanto, eu acho que Escórpio será melhor que seu pai, pois a desgraça acabou deixando Draco mais sóbrio.
(Chat da Bloomsbury – 08/08/2007 – Notícia completa)
Escórpio tem muita coisa contra ele, até o nome. Entretanto, eu acho que Escórpio será melhor que seu pai, pois a desgraça acabou deixando Draco mais sóbrio.
• Firenze
(Chat da Bloomsbury – 08/08/2007 – Notícia completa)
Firenze foi aceito novamente pelo bando de centauro. O resto do bando foi obrigado a reconhecer que a inclinação que Firenze tinha por humanos não era vergonhoso, mas motivo de honra.
(Chat da Bloomsbury – 08/08/2007 – Notícia completa)
Firenze foi aceito novamente pelo bando de centauro. O resto do bando foi obrigado a reconhecer que a inclinação que Firenze tinha por humanos não era vergonhoso, mas motivo de honra.
• Gilderoy Lockhart
(Chat da Bloomsbury – 08/08/2007 – Notícia completa)
Gilderoy não vai se recuperar nunca. E eu não gostaria. Ele está feliz onde está e eu estou mais feliz sem ele!
(Chat da Bloomsbury – 08/08/2007 – Notícia completa)
Gilderoy não vai se recuperar nunca. E eu não gostaria. Ele está feliz onde está e eu estou mais feliz sem ele!
• Gina Weasley
(Chat da Bloomsbury – 08/08/2007 – Notícia completa)
Depois de alguns anos como uma jogadora celebrada para das Harpias de Holyhead, Gina se aposentou para ter sua família e virou correspondente Sênior de Quadribol no Profeta Diário!
(Chat da Bloomsbury – 08/08/2007 – Notícia completa)
Depois de alguns anos como uma jogadora celebrada para das Harpias de Holyhead, Gina se aposentou para ter sua família e virou correspondente Sênior de Quadribol no Profeta Diário!
• Gui e Fleur
(Today Show – 28/07/2007 – Notícia completa)
Rowling disse que o original epílogo era muito mais detalhado, incluindo o nome de cada criança que nasceu na família Weasley após estes 19 anos. (Victorie, que estava ficando com Teddy, filho de Lupin e Tonks – é a filha mais velha de Gui e Fleur)
(Today Show – 28/07/2007 – Notícia completa)
Rowling disse que o original epílogo era muito mais detalhado, incluindo o nome de cada criança que nasceu na família Weasley após estes 19 anos. (Victorie, que estava ficando com Teddy, filho de Lupin e Tonks – é a filha mais velha de Gui e Fleur)
‘Mas era um texto não muito bom para o livro. Eu senti que eu estava escrevendo tudo o mais detalhadamente que podia… Em um livro você tem que resistir a vontade de contar tudo.’
• Harry Potter
(Today Show – 28/07/2007 – Notícia completa)
Harry, juntamente com Rony, está trabalhando no Departamento de Aurores do Ministério da Magia. Depois de todos esses anos, Harry agora é o chefe do departamento. Harry e Rony revolucionaram completamente o Departamento de Aurores. Agora eles são especialistas. Não importa a idade deles ou o que mais eles fizeram.
Harry, juntamente com Rony, está trabalhando no Departamento de Aurores do Ministério da Magia. Depois de todos esses anos, Harry agora é o chefe do departamento. Harry e Rony revolucionaram completamente o Departamento de Aurores. Agora eles são especialistas. Não importa a idade deles ou o que mais eles fizeram.
(Chat da Bloomsbury – 08/08/2007 – Notícia completa)
Harry não é, e nunca foi, um santo. Como Snape, ele é falho e mortal. Os defeitos de Harry são, primeiramente, raiva e, ocasionalmente, arrogância. Na ocasião em que ele usou a Maldição Cruciatus, ele estava com muita raiva e agiu de acordo. Ele estava também em uma situação extrema, tentando defender uma pessoa muito boa de um oponente violento e homicida.
Harry não é, e nunca foi, um santo. Como Snape, ele é falho e mortal. Os defeitos de Harry são, primeiramente, raiva e, ocasionalmente, arrogância. Na ocasião em que ele usou a Maldição Cruciatus, ele estava com muita raiva e agiu de acordo. Ele estava também em uma situação extrema, tentando defender uma pessoa muito boa de um oponente violento e homicida.
Eu sinto que ele não deu o Mapa do Maroto a nenhum de seus filhos, mas James pegou escondido em um dia que mexeu na gaveta da mesa de seu pai.
Harry perde a habilidade de falar língua de cobra após deixar de de ser uma Horcrux, e fica muito contente com isso.
A moto de Sirius finalmente foi consertada pelo Sr. Weasley, e Harry ficou com ela.
• Hermione Granger
(Today Show – 28/07/2007 – Notícia completa)
Tem um alto cargo no Departamento de Aplicação de Leis da Magia, apesar de ter rido da idéia de se tornar uma advogada no último livro.
(Today Show – 28/07/2007 – Notícia completa)
Tem um alto cargo no Departamento de Aplicação de Leis da Magia, apesar de ter rido da idéia de se tornar uma advogada no último livro.
‘Eu imaginei que a sua capacidade intelectual e conhecimento de como as Artes das Trevas operam, dariam a Hermione uma base sólida.’
(Chat da Bloomsbury – 08/08/2007 – Notícia completa)
Hermione começou a sua carreira pós-Hogwarts no Departamento de Regulamentação e Controle das Criaturas Mágicas e foi responsável por melhorar muito a vida dos elfos domésticos e sua classe. Depois ela mudou (apesar de ter zombado de Scrimgeour) para o Departamento de Execução de Leis Mágicas, onde ela foi uma voz ativa que garantiu o fim das opressivas leis a favor dos bruxos de sangue puro.
Hermione começou a sua carreira pós-Hogwarts no Departamento de Regulamentação e Controle das Criaturas Mágicas e foi responsável por melhorar muito a vida dos elfos domésticos e sua classe. Depois ela mudou (apesar de ter zombado de Scrimgeour) para o Departamento de Execução de Leis Mágicas, onde ela foi uma voz ativa que garantiu o fim das opressivas leis a favor dos bruxos de sangue puro.
O terceiro cheiro que Hermione sentiu quando cheirou a poção do amor no livro 6 foi o cheiro do cabelo de Rony. O cabelo de cada pessoa tem um cheiro distinto.
• Jorge Weasley
(Chat da Bloomsbury – 08/08/2007 – Notícia completa)
Eu não acho que Jorge jamais vá superar a perda de Fred, o que me deixa muito triste. Entretanto, ele deu ao seu primeiro filho o nome de Fred, e segue com uma carreira muito bem sucedida, ajudado pelo bom e velho Rony.
(Chat da Bloomsbury – 08/08/2007 – Notícia completa)
Eu não acho que Jorge jamais vá superar a perda de Fred, o que me deixa muito triste. Entretanto, ele deu ao seu primeiro filho o nome de Fred, e segue com uma carreira muito bem sucedida, ajudado pelo bom e velho Rony.
• Kingsley Shacklebolt
(Today Show – 28/07/2007 – Notícia completa)
Kingsley tornou-se Ministro da Magia permanente, e naturalmente, queria Harry à frente do Departamento de
Kingsley tornou-se Ministro da Magia permanente, e naturalmente, queria Harry à frente do Departamento de
Aurores.
A corrupção no Ministério da Magia acabou e, com Kingsley no poder, a discriminação que sempre esteve presente foi erradicada. Harry, Rony, Hermione, Gina e outros tiveram, é claro, um papel significante na reconstrução da sociedade bruxa através de suas carreiras futuras.
• Lílian Evans
(Chat da Bloomsbury – 08/08/2007 – Notícia completa)
Ela poderia até ter se apaixonado por Severo Snape realmente (ela com certeza já o amava como um amigo) se ele não tivesse amado tanto as Artes das Trevas, e não tivesse sentido atração por pessoas e por coisas tão detestáveis.
(Chat da Bloomsbury – 08/08/2007 – Notícia completa)
Ela poderia até ter se apaixonado por Severo Snape realmente (ela com certeza já o amava como um amigo) se ele não tivesse amado tanto as Artes das Trevas, e não tivesse sentido atração por pessoas e por coisas tão detestáveis.
Quando Lílian e Snape frequentavam a escola, o que se sabia era que eles eram colegas e que deixaram de ser amigos. Nada além disso seria de conhecimento de todos. James sempre suspeitou que Snape guardava sentimentos mais profundos em seu coração, o que explica o comportamento de James em relação a Snape.
(Leitura de DH no Carnie Hall, Nova York – 19/10/2007 – Notícia completa)
Sobre a sua profissão após deixar Hogwarts, Tiago, Lílian e Sirius eram funcionários em tempo integral da Ordem da Fênix (Tiago era rico, e era assim que eles se sustentavam).
Sobre a sua profissão após deixar Hogwarts, Tiago, Lílian e Sirius eram funcionários em tempo integral da Ordem da Fênix (Tiago era rico, e era assim que eles se sustentavam).
• Sr. e Sra. Longbottom
(Today Show – 28/07/2007 – Notícia completa)
Apesar da esperança de vários fãs, os pais de Neville não saíram do Hospital St. Mungos
(Today Show – 28/07/2007 – Notícia completa)
Apesar da esperança de vários fãs, os pais de Neville não saíram do Hospital St. Mungos
‘Eu sei que todos esperavam que houvesse alguma esperança no caso deles, mas eu não consigo ver isso porque, por um lado, o que aconteceu com os pais de Neville foi pior do que o que aconteceu com os pais de Harry.
O estrago foi feito, e em alguns casos de magia das trevas são muito forte, e são permanentes.’
• Luna Lovegood
(Today Show – 28/07/2007 – Notícia completa)
(Today Show – 28/07/2007 – Notícia completa)
‘Eu acho que Luna está viajando pelo mundo procurando por várias destas criaturas. Ela é uma naturalista, ou o equivalente a isso no mundo mágico.’
Luna começa a perceber a verdade sobre seu pai, eventualmente compreende que certas criaturas não existem. Mas eu acho que ela tem a mente tão aberta e é uma pessoa tão incrível que provavelmente ela estaria descobrindo criaturas que ninguém tenha visto antes.’
(Chat da Bloomsbury – 08/08/2007 – Notícia completa)
Ela também acabou se casando (bem depois de Harry & cia.) com um sujeito naturalista e neto do grande Newt Scamander (Rolf)!
Ela também acabou se casando (bem depois de Harry & cia.) com um sujeito naturalista e neto do grande Newt Scamander (Rolf)!
• Malfoys
(Today Show – 28/07/2007 – Notícia completa)
Os Malfoy conseguiram escapar (de novo) graças ao fato de terem colaborado (embora por seu próprio interesse) com Harry no fim da batalha.
(Today Show – 28/07/2007 – Notícia completa)
Os Malfoy conseguiram escapar (de novo) graças ao fato de terem colaborado (embora por seu próprio interesse) com Harry no fim da batalha.
• Marieta Edgecombe
(Chat da Bloomsbury – 08/08/2007 – Notícia completa)
As suas espinhas sumiram eventualmente, mas deixaram algumas cicatrizes.
(Chat da Bloomsbury – 08/08/2007 – Notícia completa)
As suas espinhas sumiram eventualmente, mas deixaram algumas cicatrizes.
• Molly Weasley
(Leitura de DH no Carnie Hall, Nova York – 19/10/2007 – Notícia completa)
Quando perguntada porque escolheu Molly para matar Bellatriz, ela respondeu que ela queria 1) mostrar que Molly era uma bruxa extremamente talentosa apesar de passer a maior parte do seu tempo na cozinha, e 2) ela queria comparar a obsessão de Belatriz por Voldemort com o amor maternal de Molly pelos filhos.
(Leitura de DH no Carnie Hall, Nova York – 19/10/2007 – Notícia completa)
Quando perguntada porque escolheu Molly para matar Bellatriz, ela respondeu que ela queria 1) mostrar que Molly era uma bruxa extremamente talentosa apesar de passer a maior parte do seu tempo na cozinha, e 2) ela queria comparar a obsessão de Belatriz por Voldemort com o amor maternal de Molly pelos filhos.
• Narcisa Malfoy
(Chat da Bloomsbury – 08/08/2007 – Notícia completa)
Narcisa não é Comensal da Morte, ela nunca teve a Marca Negra e nunca foi um membro ativo. Entretanto, seu ponto de vista era o mesmo do seu marido antes de Voldemort ter planejado a morte de seu filho.
(Chat da Bloomsbury – 08/08/2007 – Notícia completa)
Narcisa não é Comensal da Morte, ela nunca teve a Marca Negra e nunca foi um membro ativo. Entretanto, seu ponto de vista era o mesmo do seu marido antes de Voldemort ter planejado a morte de seu filho.
• Neville Longbottom
(Today Show – 28/07/2007 – Notícia completa)
Neville encontra a felicidade na aceitação de sua avó, que o reconhece como um bruxo habilidoso e como novo professor de Herbologia em Hogwarts.
(Today Show – 28/07/2007 – Notícia completa)
Neville encontra a felicidade na aceitação de sua avó, que o reconhece como um bruxo habilidoso e como novo professor de Herbologia em Hogwarts.
(Chat da Bloomsbury – 08/08/2007 – Notícia completa)
O fato de Neville ter conseguido a espada de Gryffindor quando estava sendo atacado tem profunda ligação com o Chapéu Seletor. Neville, um Grifinório muito valioso, pediu ajuda assim como Harry pediu na Câmara Secreta, e a espada de Gryffindor foi transportada para o velho chapéu de Gryffindor – o Chapéu Seletor era originalmente de Gryffindor, como vocês sabem. Grampo estava errado – Gryffindor não ‘roubou’ a espada,
O fato de Neville ter conseguido a espada de Gryffindor quando estava sendo atacado tem profunda ligação com o Chapéu Seletor. Neville, um Grifinório muito valioso, pediu ajuda assim como Harry pediu na Câmara Secreta, e a espada de Gryffindor foi transportada para o velho chapéu de Gryffindor – o Chapéu Seletor era originalmente de Gryffindor, como vocês sabem. Grampo estava errado – Gryffindor não ‘roubou’ a espada,
(Leitura de DH no Carnie Hall, Nova York – 19/10/2007 – Notícia completa)
Para deixá-lo ainda mais legal, ele se casou com a mulher que se tornou, eventualmente, a nova proprietária do Caldeirão Furado, que eu acho que o deixaria com uma fama bem legal entre os estudantes, que ele vivesse em cima do pub. Ele se casou com Ana Abbott.
Para deixá-lo ainda mais legal, ele se casou com a mulher que se tornou, eventualmente, a nova proprietária do Caldeirão Furado, que eu acho que o deixaria com uma fama bem legal entre os estudantes, que ele vivesse em cima do pub. Ele se casou com Ana Abbott.
• Percy Weasley
(Chat da Bloomsbury – 08/08/2007 – Notícia completa)
O novo e melhorado Percy voltou para o Ministério da Magia e terminou como um funcionário de alto escalão a serviço de Kingsley.
(Chat da Bloomsbury – 08/08/2007 – Notícia completa)
O novo e melhorado Percy voltou para o Ministério da Magia e terminou como um funcionário de alto escalão a serviço de Kingsley.
• Pedro Pettigrew
(Chat da Bloomsbury – 08/08/2007 – Notícia completa)
Após Voldemort ter sucumbido ao Menino-Que-Sobreviveu, Rabicho, desesperado pra ajudar, pegou a varinha do Lorde das Trevas onde havia caído e a levou pra ele. Eu admito que foi um feito e tanto para um rato, mas eles são criaturas muito inteligentes!
(Chat da Bloomsbury – 08/08/2007 – Notícia completa)
Após Voldemort ter sucumbido ao Menino-Que-Sobreviveu, Rabicho, desesperado pra ajudar, pegou a varinha do Lorde das Trevas onde havia caído e a levou pra ele. Eu admito que foi um feito e tanto para um rato, mas eles são criaturas muito inteligentes!
• Petúnia Dursley
(Chat da Bloomsbury – 08/08/2007 – Notícia completa)
Na partida dos Dursley, eu acho que por um momento Petúnia esteve a ponto de desejar boa sorte a Harry; ela quase compreendeu que o ódio que tinha por ele e pelo seu mundo, era inveja. Mas ela não conseguiria, não após anos fingindo que ser “normal” era o melhor, isso a tornou uma pessoa muito dura.
(Chat da Bloomsbury – 08/08/2007 – Notícia completa)
Na partida dos Dursley, eu acho que por um momento Petúnia esteve a ponto de desejar boa sorte a Harry; ela quase compreendeu que o ódio que tinha por ele e pelo seu mundo, era inveja. Mas ela não conseguiria, não após anos fingindo que ser “normal” era o melhor, isso a tornou uma pessoa muito dura.
(Leitura de DH no Carnie Hall, Nova York – 19/10/2007 – Notícia completa)
Mas Dumbledore apelou na carta que Dumbledore enviou para os Dursley no livro 1, para essa parte de Petúnia que se lembrava de querer desesperadamente ser parte desse mundo e ele apelou para o senso de justiça dela com uma irmã que ela odiou porque Lílian tinha o que ela não pôde ter. Então foi assim que ele persuadiu Petúnia a criar Harry.
Mas Dumbledore apelou na carta que Dumbledore enviou para os Dursley no livro 1, para essa parte de Petúnia que se lembrava de querer desesperadamente ser parte desse mundo e ele apelou para o senso de justiça dela com uma irmã que ela odiou porque Lílian tinha o que ela não pôde ter. Então foi assim que ele persuadiu Petúnia a criar Harry.
• Quirinus Quirrel
(Chat da Bloomsbury – 08/08/2007 – Notícia completa)
Ele ensinou em Hogwarts por mais de um ano, mas não como professor de Defesa contra Artes das Trevas. Anteriormente ele era professor de Estudo dos Trouxas.
(Chat da Bloomsbury – 08/08/2007 – Notícia completa)
Ele ensinou em Hogwarts por mais de um ano, mas não como professor de Defesa contra Artes das Trevas. Anteriormente ele era professor de Estudo dos Trouxas.
• Régulo Black
(Chat da Bloomsbury – 08/08/2007 – Notícia completa)
Horcrux não foi invenção de Voldemort; como foi dito na história, outros bruxos já tinham feito, mas nunca foram tão longe quanto ele, que fez 6. Voldemort deixou pistas indiretas; por arrogância; ele não acreditava que alguém seria inteligente o suficiente para entendê-las. (Ele faz no cemitério, na frente do Harry). Ele fez na frente de Régulo e Régulo adivinhou, corretamente, o que fazia com que Voldemort ficasse tão confiante de que não morreria.
(Chat da Bloomsbury – 08/08/2007 – Notícia completa)
Horcrux não foi invenção de Voldemort; como foi dito na história, outros bruxos já tinham feito, mas nunca foram tão longe quanto ele, que fez 6. Voldemort deixou pistas indiretas; por arrogância; ele não acreditava que alguém seria inteligente o suficiente para entendê-las. (Ele faz no cemitério, na frente do Harry). Ele fez na frente de Régulo e Régulo adivinhou, corretamente, o que fazia com que Voldemort ficasse tão confiante de que não morreria.
• Remo Lupin
(Chat da Bloomsbury – 08/08/2007 – Notícia completa)
Remo foi morto por Dolohov e Tonks por Bellatriz.
(Chat da Bloomsbury – 08/08/2007 – Notícia completa)
Remo foi morto por Dolohov e Tonks por Bellatriz.
(Leitura de DH no Carnie Hall, Nova York – 19/10/2007 – Notícia completa)
Sobre a sua profissão, Remo não era “empregável”. Pobre Lupin, o fato de Dumbledore tê-lo aceitado, levou a uma vida realmente empobrecida porque ninguém queria contratar um lobisomem.
Sobre a sua profissão, Remo não era “empregável”. Pobre Lupin, o fato de Dumbledore tê-lo aceitado, levou a uma vida realmente empobrecida porque ninguém queria contratar um lobisomem.
• Rita Skeeter
(Chat da Bloomsbury – 08/08/2007 – Notícia completa)
Skeeter ainda trabalha como repórter, afinal, o que poderia impedi-la? E imagino que ela lançou a biografia de Harry imediatamente após a derrota de Voldemort. Um quarto de verdade e três quartos de besteira.
(Chat da Bloomsbury – 08/08/2007 – Notícia completa)
Skeeter ainda trabalha como repórter, afinal, o que poderia impedi-la? E imagino que ela lançou a biografia de Harry imediatamente após a derrota de Voldemort. Um quarto de verdade e três quartos de besteira.
• Rony Weasley
(Today Show – 28/07/2007 – Notícia completa)
Rony trabalha no Departamento de Aurores do Ministério da Magia.
(Today Show – 28/07/2007 – Notícia completa)
Rony trabalha no Departamento de Aurores do Ministério da Magia.
(Chat da Bloomsbury – 08/08/2007 – Notícia completa)
Rony se juntou ao Jorge na Gemialidades Weasley, que se tornou um negócio muito lucrativo.
Dumbledore deu o “apagueiro” ao Rony porque ele sabia que ele talvez precisasse de um pouco mais de direção do que os outros dois. Dumbledore entendia a importância de Rony no trio. Ele não era o mais habilidoso, ou o mais inteligente, mas era ele que os mantinha juntos; seu humor e seu bom coração foram essenciais.
(Leitura de DH no Carnie Hall, Nova York – 19/10/2007 – Notícia completa)
O humor de Rony vinha de inseguranças e imaturidade e que ele foi o último a se tornar adulto, ao enfrentar seus medos no último livro.
• Rúbeo Hagrid
(Leitura de DH no Carnie Hall, Nova York – 19/10/2007 – Notícia completa)
Hagrid nunca encontrou o amor.
(Leitura de DH no Carnie Hall, Nova York – 19/10/2007 – Notícia completa)
Hagrid nunca encontrou o amor.
• Severo Snape
(Chat da Bloomsbury – 08/08/2007 – Notícia completa)
O fato de Snape não ter um quadro na sala do diretor de Hogwarts na última cena do livro foi proposital. Snape tinha efetivamente abandonado seu posto antes de morrer, por isso ele não mereceu a inclusão nesse círculo augusto.
(Chat da Bloomsbury – 08/08/2007 – Notícia completa)
O fato de Snape não ter um quadro na sala do diretor de Hogwarts na última cena do livro foi proposital. Snape tinha efetivamente abandonado seu posto antes de morrer, por isso ele não mereceu a inclusão nesse círculo augusto.
Entretanto, eu gosto de pensar que Harry seria o responsável por assegurar que o retrato de Snape aparecesse posteriormente.
Harry se certificou de que o heroísmo de Snape fosse conhecido. É claro que isso não impediu Rita Skeeter de escrever “Snape: Santo ou Canalha?”
A tragédia de Snape é o fato e não ter desistido da companhia de Mulciber para ficar com Lílian. Se ele tivesse a chance de voltar no tempo ele nunca teria se tornado um Comensal da Morte, mas, do mesmo jeito que muitas pessoas vulneráveis e inseguras (como Rabicho), ele desejava pertencer a algo grande e poderoso, algo impressionante. Ele queria Lílian e queria Mulciber também. Ele nunca entendeu realmente a aversão de Lílian; ele estava tão cego pela sua atração pelo lado negro que pensou que ela o acharia impressionante se ele se tornasse um Comensal da Morte de verdade.
• Teddy Lupin
(Chat da Bloomsbury – 08/08/2007 – Notícia completa)
Teddy foi criado pela avó Andrômeda. Entretanto, ao contrário do Neville, que também foi criado pela avó, Teddy teve seu padrinho, Harry, e todos os amigos de seu pai da Ordem, para visitar e se hospedar.
(Chat da Bloomsbury – 08/08/2007 – Notícia completa)
Teddy foi criado pela avó Andrômeda. Entretanto, ao contrário do Neville, que também foi criado pela avó, Teddy teve seu padrinho, Harry, e todos os amigos de seu pai da Ordem, para visitar e se hospedar.
Teddy não é um lobisomem, ele é um Metamorfomago, como sua mãe.
• Trio
(Today Show – 28/07/2007 – Notícia completa)
Harry, Ron e Hermione não se juntaram ao Ministério da Magia com o qual eles se desentenderam por anos; eles foram revolucionários e o ministério evoluiu e tornou-se um lugar muito bom para se estar.
(Today Show – 28/07/2007 – Notícia completa)
Harry, Ron e Hermione não se juntaram ao Ministério da Magia com o qual eles se desentenderam por anos; eles foram revolucionários e o ministério evoluiu e tornou-se um lugar muito bom para se estar.
‘Eles fizeram um novo mundo.’
(Chat da Bloomsbury – 08/08/2007 – Notícia completa)
Harry e os seus amigos passam a aparecer nas figurinhas dos Sapos de Chocolate, e Rony irá descrever isso como a coisa mais fantástica que já lhe aconteceu.
Harry e os seus amigos passam a aparecer nas figurinhas dos Sapos de Chocolate, e Rony irá descrever isso como a coisa mais fantástica que já lhe aconteceu.
• Vitor Krum
(Chat da Bloomsbury – 08/08/2007 – Notícia completa)
Krum precisou voltar para a Bulgária para encontrar o amor.
(Chat da Bloomsbury – 08/08/2007 – Notícia completa)
Krum precisou voltar para a Bulgária para encontrar o amor.
• Voldemort
(Chat da Bloomsbury – 08/08/2007 – Notícia completa)
Os assassinatos usados por Voldemort para criar cada uma de suas horcruxes: O Diário – A Murta que Geme. A Taça – Hepzibah Smith, a antiga dona da mesma. O medalhão – um mendigo trouxa. Nagini – Berta Jorkins (Voldemort podia usar uma varinha quando ganhou um corpo rudimentar, desde que a vítima fosse subjugada). O diadema – um camponês da Albânia. O anel – seu pai, Tom Riddle.
(Chat da Bloomsbury – 08/08/2007 – Notícia completa)
Os assassinatos usados por Voldemort para criar cada uma de suas horcruxes: O Diário – A Murta que Geme. A Taça – Hepzibah Smith, a antiga dona da mesma. O medalhão – um mendigo trouxa. Nagini – Berta Jorkins (Voldemort podia usar uma varinha quando ganhou um corpo rudimentar, desde que a vítima fosse subjugada). O diadema – um camponês da Albânia. O anel – seu pai, Tom Riddle.
Apesar de ter medo da morte, Voldemort não voltou como fantasma. Ele é forçado a existir na forma atrofiada que vimos na estação King’s Cross.
• Winky
(Chat da Bloomsbury – 08/08/2007 – Notícia completa)
Ela continua em Hogwarts, e ela também foi um dos elfos que atacaram os Comensais da Morte na batalha final.
(Chat da Bloomsbury – 08/08/2007 – Notícia completa)
Ela continua em Hogwarts, e ela também foi um dos elfos que atacaram os Comensais da Morte na batalha final.
Winky agora ela toma bem menos Cerveja Amanteigada.
Informações Extras
• Lufa-Lufa
(Chat da Bloomsbury – 08/08/2007 – Notícia completa)
Em consideração aos fãs que se consideram lufanos – a única casa que não teve o seu salão comunal descrito nos livros: A sala comunal da Lufa-Lufa é acessível através de um retrato perto das cozinhas, como eu estou certa que vocês deduziram. Desculpem – eu devia dizer ‘pintura’ ao invés de retrato, pois é natureza morta. É um lugar muito aconchegante e convidativo, ao contrário da masmorra de Snape. Várias faixas amarelas penduradas, poltronas largas, e pequenos túneis que levam aos dormitórios, cujas portas são perfeitamente redondas, como a tampa de um barril.
(Chat da Bloomsbury – 08/08/2007 – Notícia completa)
Em consideração aos fãs que se consideram lufanos – a única casa que não teve o seu salão comunal descrito nos livros: A sala comunal da Lufa-Lufa é acessível através de um retrato perto das cozinhas, como eu estou certa que vocês deduziram. Desculpem – eu devia dizer ‘pintura’ ao invés de retrato, pois é natureza morta. É um lugar muito aconchegante e convidativo, ao contrário da masmorra de Snape. Várias faixas amarelas penduradas, poltronas largas, e pequenos túneis que levam aos dormitórios, cujas portas são perfeitamente redondas, como a tampa de um barril.
• Relíquias da Morte
(Chat da Bloomsbury – 08/08/2007 – Notícia completa)
Apenas usar o anel não faria com que a pedra funcionasse. A Pedra existia originalmente fora do anel, e para usá-la você teria que girá-la três vezes em sua mão.
(Chat da Bloomsbury – 08/08/2007 – Notícia completa)
Apenas usar o anel não faria com que a pedra funcionasse. A Pedra existia originalmente fora do anel, e para usá-la você teria que girá-la três vezes em sua mão.
• Sonserina
(Chat da Bloomsbury – 08/08/2007 – Notícia completa)
Sonserina foi dissolvida. Não defende mais a crença na pureza do sangue como costumava fazer. No entanto, a sua má reputação ainda permanece, o que justifica o medo que Alvo Severo Potter sente.
(Chat da Bloomsbury – 08/08/2007 – Notícia completa)
Sonserina foi dissolvida. Não defende mais a crença na pureza do sangue como costumava fazer. No entanto, a sua má reputação ainda permanece, o que justifica o medo que Alvo Severo Potter sente.
Opinião dos Atores
• Daniel Radcliffe
(Entertainment Weekly – 03/08/2007 – Notícia completa)
“EW: O que surpreendeu você ou chocou você mais?
Daniel: A morte de Dobby. Ele sempre foi um personagem engraçado, de certa maneira. E ele fez algo tão poderoso, eu acho. Tenho certeza que Jo tinha planejado há muito tempo. E essa foi uma das coisas que me surpreendeu. Uma das minhas teorias era que Snape terminasse como um trágico herói e eu fiquei feliz que isso realmente aconteceu. E a idéia foi dada para mim por um cara que me entrevistou um tempo atrás. Ele disse que veria esse caso. E eu pensei “Nossa é mesmo. Muito bom!””
(Entertainment Weekly – 03/08/2007 – Notícia completa)
“EW: O que surpreendeu você ou chocou você mais?
Daniel: A morte de Dobby. Ele sempre foi um personagem engraçado, de certa maneira. E ele fez algo tão poderoso, eu acho. Tenho certeza que Jo tinha planejado há muito tempo. E essa foi uma das coisas que me surpreendeu. Uma das minhas teorias era que Snape terminasse como um trágico herói e eu fiquei feliz que isso realmente aconteceu. E a idéia foi dada para mim por um cara que me entrevistou um tempo atrás. Ele disse que veria esse caso. E eu pensei “Nossa é mesmo. Muito bom!””
(am New York – 09/09/2007 – Notícia completa)
“Estou bastante ansioso para fazer a cena onde Harry está indo em direção à Voldemort para enfrenta-lo. Espero que possa fazer justiça à ela. Também o capitulo do King’s Cross – e obviamente, estou falando sem nenhum conhecimento do que vai ser cortado – a cena no capítulo do King’s Cross com Dumbledore, depois de Harry ser morto, essencialmente. Se alguém pode projetar aquele set é Stuart Craig (Designer de Produção da série Potter).”
“Estou bastante ansioso para fazer a cena onde Harry está indo em direção à Voldemort para enfrenta-lo. Espero que possa fazer justiça à ela. Também o capitulo do King’s Cross – e obviamente, estou falando sem nenhum conhecimento do que vai ser cortado – a cena no capítulo do King’s Cross com Dumbledore, depois de Harry ser morto, essencialmente. Se alguém pode projetar aquele set é Stuart Craig (Designer de Produção da série Potter).”
• Emma Watson
(02/08/2007 – Site oficial – Notícia completa)
“Acabei de ler “Relíquias da Morte” – O qual não pude acreditar… O trio sobreviveu!!! E Hermione e Rony se casaram e tiveram filhos! Woop, woop! Me senti muito mal por estar feliz com isso por causa de todas as mortes – A morte do Dobby foi horrível e até me fez chorar… Aliás muitas coisas me fizeram chorar!
(02/08/2007 – Site oficial – Notícia completa)
“Acabei de ler “Relíquias da Morte” – O qual não pude acreditar… O trio sobreviveu!!! E Hermione e Rony se casaram e tiveram filhos! Woop, woop! Me senti muito mal por estar feliz com isso por causa de todas as mortes – A morte do Dobby foi horrível e até me fez chorar… Aliás muitas coisas me fizeram chorar!
Oh Meu Deus… Bem, ao todo, que maravilhoso livro e final para essa série.”
• David Thewlis
(Festival Internacional de Autores – 24/10/2007 – Notícia completa)
“A coisa engraçada quando Alfonso Cuarón digiriu Prisioneiro de Azkaban, o primeiro filme que eu apareci, ele teve a idéia que Lupin era gay e ele descreveu meu personagem como um “gay drogado”. E, é claro, Lupin se revelou não ser gay porque se casou com Tonks e teve filhos.”
(Festival Internacional de Autores – 24/10/2007 – Notícia completa)
“A coisa engraçada quando Alfonso Cuarón digiriu Prisioneiro de Azkaban, o primeiro filme que eu apareci, ele teve a idéia que Lupin era gay e ele descreveu meu personagem como um “gay drogado”. E, é claro, Lupin se revelou não ser gay porque se casou com Tonks e teve filhos.”
Citações legais
Uau…!
Sabe aquelas falas dos livros que, embora você os tenha lido há anos, elas nunca saem da sua cabeça? Geralmente são as mais impactantes e impressionantes. Listei-as separadas por personagens, confiram abaixo e se deliciem!
- Alvo Dumbledore
- Dobby
- Draco Malfoy
- Fred e Jorge Weasley
- Harry Potter
- Hermione Granger
- Luna Lovegood
- Minerva McGonagall
- Rony Weasley
- Rúbeo Hagrid
- Severo Snape
- Sirius Black
- Outros
Citações engraçadas
Sabe aquelas passagens dos livros que lhe arrancaram diversas risadas? Elas sempre se tornam piadas internas entre os fãs e merecem ser relembradas. Aqui destaco as mais engraçadas e as separei por livro.
- Harry Potter e a Pedra Filosofal
- Harry Potter e a Câmara Secreta
- Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban
- Harry Potter e o Cálice de Fogo
- Harry Potter e a Ordem da Fênix
- Harry Potter e o Enigma do Príncipe
- Harry Potter e as Relíquias da Morte
Erros dos livros
Existem diversos tipos de fãs; os que nunca leram os livros, os que só os leram uma única vez, e aqueles que já perderam as contas de quantas vezes terminaram a leitura de um livro Potter. A cada nova leitura, nós somos capazes de reparar em novos detalhes e, algumas vezes, encontramos certas coisas estranhas…
A nossa querida J. K. Rowling está imune a erros? Confira abaixo as falhas cometidas pela autora, e as respostas a diversas dúvidas que os fãs tinham e declaravam como erros da história!
Harry Potter e a Pedra Filosofal
Erros
Alguns pequenos deslizes que podem ter passado despercebidos…
Continuidade: Enquanto estavam sendo selecionados para as casas, Harry olha para o banco dos que serão selecionados, e há apenas três pessoas faltando para serem selecionadas. A Professora McGonagall? então chama o nome de mais quatro crianças.
Continuidade: Harry compra o livro “Mil Ervas e Fungos Mágicos”, mas mais tarde, o título muda para “Cem Ervas e Fungos Mágicos”.
Erro de fato: Na página 25, menciona que a cobra no zoológico piscou para Harry. Cobras não têm pálpebras, então é impossível para elas piscar.
Outro: No Expresso de Hogwarts, Hermione comenta que ela já fez “alguns feitiços simples” para praticar. Mas é estabelecido em outros livros que, assim que eles recebem as suas varinhas, bruxos menores de 17 anos não podem usar magia fora da escola. Sendo super inteligente como ela é (especialmente como uma primeiranista que não estaria disposta a arriscar uma expulsão), Hermione devia saber disso.
Correções
Aquelas dúvidas que os fãs sempre tiveram e sempre tomaram como erros da trama, são finalmente respondidas aqui.
Em “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, nos é contado que Tiago Potter (o pai de Harry) era monitor quando ele estava em Hogwarts, mas em “Harry Potter e a Ordem da Fênix”, é Lupin (o lobisomem) que aparece como monitor. Como revelado no livro, cada casa tem um monitor e uma monitora, então ambos não poderiam ter sido monitores. [James nunca foi monitor; ele foi apenas Monitor-Chefe. De acordo com JK Rowling, não é necessária a honra anterior para ficar com a segunda].
Capítulo 6: O embarque na Plataforma 9 e ½, diz que Harry ficou em seu quarto. E Edwiges saía e entrava pela janela aberta. Alguns problemas com isso: nessa fase Harry ainda está dormindo no seu armário (e ainda é chamado de “seu armário” no começo do capítulo, e armários não tem janelas. [Depois da primeira carta de Hogwarts, que Tio Válter confisca, ele e Tia Petúnia deixam Harry ter o segundo quarto de Duda.]
Na página 99, diz que Harry e seus colegas têm aula de Astronomia as quartas-feiras à meia-noite. Mas na página 173 diz, “Quarta-feira à noite Hermione e Harry estavam sentados sozinhos na sala comunal, muito tempo depois de todo mundo ter ido para a cama. O relógio na parede bateu à meia-noite quando o retrato se abriu.” Eles deveriam estar na aula de Astronomia nesse horário. [Já que o dia muda à meia-noite, é possível que "meia-noite de quarta-feira" seja em referência a que a aula deve acontecer no que nós pensaríamos como terça-feira à meia-noite. Portanto, a cena da sala comunal, que se passou em uma noite de quarta-feira, teria sido a noite seguinte.]
Harry Potter e a Câmara Secreta
Erros
Alguns pequenos deslizes que podem ter passado despercebidos…
Continuidade: Dumbledore diz a Harry no fim que Lorde Voldemort é o último ancestral de Salazar Sonserina. Mas ancestrais estão no passado – ele quer dizer que Voldemort é o último descendente de Salazar Sonserina. Não é um erro que Dumbledore teria cometido. (Corrigido em edições posteriores.)
Continuidade: No segundo livro, Harry, Rony e Hermione vão para a festa do 500º aniversário de morte de Nick Quase Sem Cabeça. Entretanto, no banquete de início do ano letivo no primeiro livro, ele diz que não come há aproximadamente 400 anos, o que sugere que este é o tempo que se passou desde a sua morte.
Continuidade: Assim que Harry, Rony, Fred, e Jorge chegam à Toca depois de buscar Harry, a Sra. Weasley grita com Fred. “Você não vai”, refilou a Sra. Weasley. Depois diz “E você também”, olhando para Rony e Fred. Mas deveria ser o Jorge porque ela tinha acabado de gritar com o Fred.
Continuidade: Quando Harry explode a Poção para fazer Inchar de Goyle na aula de Poções, ela molha todos os alunos. Mas depois de alguns minutos, apenas metade deles se dirige ao Snape para apanhar o antídoto.
Continuidade: Atrás da edição de capa mole, há uma prévia do terceiro livro, onde diz que Harry faz a Tia Petúnia inchar como um balão. Mas devia dizer sua tia Guida.
Continuidade: A lista de equipamentos de Hogwarts menciona o livro de Lockhart “Passeios com Lobisomens”, porém, mais tarde, Lockhart se refere ao mesmo livro como “Fim de semana com um lobisomem”. (Talvez seja corrigido em edições posteriores).
Correções
Aquelas dúvidas que os fãs sempre tiveram e sempre tomaram como erros da trama, são finalmente respondidas aqui.
Hermione diz que a Murta que Geme assombra o banheiro do primeiro andar. Entretanto, quando Harry vê a pichação na parede fora do banheiro do fantasma, ele está no segundo andar. [Não há referências dizendo que Harry está no segundo andar quando vê a pichação.]
Na festa do 500º aniversário de morte de Nick Quase Sem Cabeça, ele diz ter morrido em 1492. Portanto, o livro se passa em 1992, e como Harry tem 12 anos, ele nasceu em 1980. Já no primeiro livro, Harry menciona que seu 11º aniversário foi dia 31 de julho, numa Terça-feira. Essa data foi numa Quarta-feira em 1991, quando ele supostamente nasceu. [Se o aniversário de morte de Nick foi antes de 31 de julho, Harry só teria 12 anos se ele tivesse nascido em 1979. Isso põe o seu 11º aniversário numa Terça-feira, 31 de julho de 1990.]
Quando Harry entra na memória de Tom Riddle procurando o “Herdeiro de Sonserina”, ele está na sala do diretor. Mas Tom não está na sala ainda. Ele entra brevemente, mas como Harry podia ver Dippet se Tom não estava lá para lembrar-se? [Riddle sabia que Dippet estava sentado em sua escrivaninha esperando-o; portanto, Harry podia estar lá.]
Rony e Harry voaram com o Ford até os terrenos de Hogwarts. Entretanto, Dumbledore pôs poderosos feitiços nos arredores do Castelo que previnem que qualquer coisa ultrapasse os muros do Castelo. [Incorreto: ele pôs esses feitiços no livro 3 (devido à fuga de Sirius Black). Este é o segundo livro.]
Rony disse que Fred transformou seu ursinho de pelúcia em uma aranha quando tinha 3 anos. Mas Fred devia ter 6 ou 7 anos na época e bruxos menores de 11 anos não têm varinha. [No primeiro livro, Harry era capaz de fazer mágica sem varinha, ainda que sem intenção. Por que é tão difícil de acreditar que o filho de uma importante família bruxa não poderia fazer o mesmo?]
Neste livro Percy tira 10 pontos da Grifinória, quando Rony, Harry e Hermione estão do lado de fora do banheiro feminino no segundo andar. “10 pontos para a Grifinória” disse Percy, segurando o seu distintivo de monitor. Entretanto, mais tarde na série, quando Umbridge começa a lecionar, Malfoy tenta tirar pontos de Harry, Hermione e Rony, e Hermione diz “Monitores não podem tirar pontos de estudantes, Malfoy, só professores”. [De acordo com J.K Rowling, monitores podem tirar pontos de alunos, menos de outros monitores.]
Hermione diz várias vezes (mas isto pode estar nos próximos livros) que ninguém pode aparatar ou desaparatar nos/dos terrenos de Hogwarts, mas Dobby freqüentemente o fazia. Pode ser que a regra só se aplique a seres humanos, mas com certeza um bruxo esperto feito Dumbledore se certificaria que o feitiço valesse para todas as criaturas e não apenas para humanos. [Isso já foi corrigido várias vezes. J.K Rowling já declarou que elfos domésticos usam um tipo diferente de magia, então eles podem aparecer e desaparecer dentro e fora de Hogwarts.]
Durante a cena na Floreios e Borrões, Harry é presenteado com uma coleção completa dos livros de Lockhart. Mas ele os coloca no caldeirão de Gina, murmurando “Comprarei meus próprios livros”. Porém antes que ele possa fazer isso, começa a briga entre Lúcio Malfoy e o Sr.Weasley e eles deixam a loja, depois voltam pra casa usando o Pó de Flu e não retornam ao estabalecimento. Onde Harry comprou seus livros, então? [Em o “Enigma do Príncipe”, aprendemos que alunos têm permissão para encomendar seus livros depois que já estão na escola. Harry e Rony têm que comprar seus livros de Poções. Supõe-se, portanto, que Harry ou alguém na escola poderia encomendar os livros para ele.]
Na página 182 (as páginas podem ser diferentes dependendo das versões), Harry ainda está no hospital, porém quando ele acorda, diz que o dormitório estava brilhando com a luz do sol de inverno. [É um dormitório da ala hospitalar. Não pode ser classificado como um quarto, porque há várias camas, devido ao grande número de ferimentos que acontecem...]
Na página 105, Harry encontra Madame Nora petrificada no segundo andar. Quando Dumbledore pede a todos que o sigam, Lockhart sugere ao diretor que use sua sala porque fica um andar à cima, o que significa que a sala de Lockhart fica no terceiro andar. Mas nas páginas 91-92 diz que Harry está arrastando seus pés pelo corredor do segundo andar em direção a sala de Lockhart para cumprir sua detenção. [Só porque ele está arrastando os pés no corredor do segundo andar não significa que a sala de Lockhart fica lá. Ele poderia ter subido um lance de escadas para alcançar a sala de Lockhart.]
Hermione diz que os hemeróbios para a Poção Polissuco têm que ser cozidos por 21 dias. Mas na página 184 Rony despeja os hemeróbios mortos em cima das sanguessugas. Eles não poderiam adicionar logo os hemeróbios porque estavam no primeiro dia. [Não é dito se os hemeróbios têm que ser cozidos separadamente da poção ou adicionados à poção e cozidos lá. Considerando que ele os adicionam no primeiro dia, podemos presumir a segunda situação.]
Na foto do início do capítulo 10 “O Balaço Errante” mostra Harry com o braço esquerdo desossado. Entretanto, diz que o braço desossado foi o direito. [O trabalho artístico não faz parte do texto, e não deve ser contado como erro do livro. O mesmo vale para o trabalho artístico de vídeos e DVDs no moviemistakes.com, eles não são considerados partes do filme e não são aceitos como erros.]
É declarado no livro que fantasmas não podem comer nem beber, portanto como a Poção de Mandrágora é bebida por Nick Quase Sem Cabeça? [Tenho certeza que os excelentes bruxos de Hogwarts poderiam encontrar um jeito mágico. Alguns itens podem ser deixados para a imaginação.]
Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban
Erros
Alguns pequenos deslizes que podem ter passado despercebidos…
Continuidade: Antes de Harry e Hermione voltarem no tempo, é mencionado que Bicuço está amarrado a uma árvore (página 266, edição brasileira). Mas quando eles voltam no tempo, Bicuço está amarrado a uma cerca (página 320, edição brasileira).
Continuidade: Assim que eles saem da Casa dos Gritos, a ordem é Bichento, Lupin, Pettigrew, Rony, Snape, Harry, Hermione e Sirius (página 306, edição brasileira). Entretanto, quando eles voltam no tempo, a ordem é Lupin, Rony, Pettigrew, Hermione, Snape, Harry e Sirius (página 327, edição brasileira).
Continuidade: Em junho, Fred e Jorge Weasley descobrem que conseguiram “alguns N.O.M.s cada um”. Entretanto, em livros seguintes, é declarado com firmeza que os resultados de N.O.M. são mandados para casa por coruja e não são recebidos antes de agosto (na página 344 de PdA estão os resultados dos gêmeos, e na página 575 de OdF, a informação de que os resultados chegam em julho).
Continuidade: Na página 275 (versão brasileira), diz que Rony “arrastou-se até a cama de colunas e largou-se sobre ela”. Mas quando o professor Lupin entra, diz que “seus olhos piscaram ao ver Rony, deitado no chão”. Isso não poderia ocorrer, pois Rony ainda estava na cama.
Continuidade: Nas versões americanas, o Sr. Weasley diz nesse livro que Harry e Rony estiveram na Floresta Proibida duas vezes (página 58 da versão brasileira). Mas em Pedra Filosofal, apenas Harry foi, cumprindo detenção – ele estava com Hermione, Neville e Malfoy.
Erro factual: o Capítulo Dezesseis (A Predição da Profa. Trelawney) ocorre em junho de 1994. No começo da página 355 (edição brasileira) do capítulo, Harry Potter lê um bilhete de Hagrid e diz “o recurso do Bicuço, está marcado para o dia seis”. Na noite do recurso do hipogrifo, Remo Lupin se transforma em um lobisomem por causa da lua cheia, o que significa que isso ocorreu na noite de 6 de junho de 1994. O site HP Lexicon também confirma essa informação. No entanto, uma breve olhada no calendário lunar de sites como Stardate e Verizon definitivamente mostra 9 de junho de 1996 como uma noite de lua nova, o que significa que a lua cheia não poderia ter ocorrido três dias antes.
Correções
Aquelas dúvidas que os fãs sempre tiveram e sempre tomaram como erros da trama, são finalmente respondidas aqui.
Quando Harry está comprando seus livros na Floreios e Borrões, é mencionado que ele está sendo atendido pelo gerente. Mas quando Harry está olhando o livro “Presságios de Morte”, é dito que ele está sendo atendido por um assistente da loja. [Não há nenhuma menção no capítulo todo a um assistente. É sempre um gerente. Não é um erro]
Em Harry Potter e a Pedra Filosofal, Marcos Flint é descrito como um “aluno do sexto ano parecendo um trasgo”. Mas em Prisioneiro de Azkaban, Flint ainda é capitão do time de quadribol da Sonserina. Há apenas 7 anos em Hogwarts e não há nenhuma menção a Flint ter sido reprovado ou outra coisa que explicasse porque ele estaria presente no que seria o oitavo ano em Hogwarts. [J.K. Rowling admitiu essa aparente discrepância e comentou que Flint foi reprovado]. (Na edição brasilera de PF, página 161, Flint é apresentado como um aluno do quinto ano)
No começo do livro, quando Harry encontra o Nôitibus Andante, Stan Shunpike explica o que o garoto pode fazer a uma certa quantia de sicles, como 11, para ir até Londres. Harry escolhe uma e é mencionado que ele dá a Stan um ourinho, que seriam galeões, e não sicles prata. [E daí? Stan está dizendo os preços a Harry, Harry paga uma quantia grande e Stan dá a ele o troco] – página 35, edição brasileira
Quando Harry e Hermione retornam depois de terem salvado Bicuço e Sirius Black, Dumbledore tranca-os na ala hospitalar. No entanto, é dito que Harry e Hermione retornaram ao dormitório, quando deveria ter sido a ala hospitalar. [Um dormitório é uma “sala contendo várias camas” Então, na verdade, JKR não está se referindo ao dormitório da Grifinória quando escreve isso – ela de fato se refere à ala hospitalar] – na edição brasileira, não encontramos referências a dormitório, apenas à ala hospitalar e enfermaria.
Na página 204 (edição brasileira), é dito que todos os jogadores de quadribol da Corvinal voam em Cleansweep Sevens. Mas na página 207, Wood diz a Harry que Cho Chang, que é apanhadora da Corvinal, usa uma Comet 260. [Nem mesmo é dito QUEM diz que todos os jogadores da Corvinal utilizam Cleanweep Svens: é apenas um grifinório aleatório e anônimo. Ou eles estão fazendo uma generalização (talvez todos os OUTROS jogadores da Corvinal utilizem CS7s) ou eles estão muito enganados. Então ou não é um erro, ou é apenas um erro do personagem].
No capítulo 19, é dito que Voldemort estava se escondendo havia 15 anos. Se ele havia perdido seus poderes apenas há 12 anos, por que ele teria se escondido por 3 anos a mais? [Porque ele era o bruxo mais procurado do mundo, acusado de vários crimes]. (No capítulo 19 da edição brasileira, não há menção a Voldemort estar se escondendo há 15 anos – é dito apenas que ele está foragido há 12 anos, página 298)
Continuidade: Quando Harry e Hermione saem do hospital utilizando o vira-tempo, Dumbledore diz que são dez para meia-noite, mas no caminho de volta à repartição do hospital após terem salvado Sirius, eles ouvem Dumbledore dizer a suas outras versões que são cinco para meia-noite. (na versão brasileira, em ambos momentos Dumbledore declara faltarem cinco minutos para meia-noite – a primeira vez na página 316, e a segunda, na página 335.)
Harry Potter e o Cálice de Fogo
Erros
Alguns pequenos deslizes que podem ter passado despercebidos…
Continuidade: Em Quadribol Através dos Séculos, é dito que a primeira Copa Mundial de Quadribol foi em 1473, acontecendo a cada quatro anos. No entanto, a Copa de 1994 é a número 422. Não pode ter havido 422 copas mundiais em 521 anos, sendo que elas acontecem de quatro em quatro anos. Calculando corretamente, a Copa a qual os Weasleys, Hermione e Harry assistiram é, na verdade, a 131ª, e deveria ter acontecido em 1993.
Erro factual: Harry diz a Sirius, em uma de suas cartas, que Duda jogou o seu Playstation pela janela. Porém, a história do Livro 4 se passa em 1994, e o Playstation não foi lançado na Grã-Bretanha até 1995.
Outros: Antes do início da terceira tarefa, Molly Weasley fala de suas recordações do guarda-caça que precedeu Hagrid, chamado Ogg. Mas em outros livros, conta-se que Hagrid ocupa o cargo desde a sua expulsão, em 1943. Considerando que os anos de Hagrid como guarda-caça superem os anos de Molly em Hogwarts, parece improvável que ela tenha conhecido o anterior.
Erro factual: Em Hogsmeade, Sirius menciona que os anos em que Snape freqüentou Hogwarts tenham coincidido com os de Belatriz Lestrange. Mas considerando as suas datas de nascimento, Belatriz teria se formado na escola dois anos antes de Snape começar.
Continuidade: No Capítulo 17, Karkaroff diz para Moody, “Ouvi dizer que você cismou, recentemente, que um dos seus presentes de aniversário era um ovo de basilisco muito bem disfarçado”. Porém, em Câmara Secreta, a página do livro que Hermione estava lendo sobre basiliscos dizia que a criatura “nasce de um ovo de galinha, que é chocado por um sapo”. Moody teria que colocar o seu presente de aniversário para ser chocado por um sapo, para que se tornasse um basilisco.
Continuidade: Durante o Priori Incantatem, as vítimas de Voldemort aparecem na ordem inversa. Porém, Tiago aparece antes de Lílian. Ele deveria aparecer por último, pois foi morto antes dela. (Corrigido em edições posteriores do livro).
Continuidade: Quando Dumbledore, Fudge e Moody estão falando sobre Crouch, em um dado momento é dito, “disse Crouch nervosamente”. Ele não estava na sala – eles estavam apenas falando sobre ele.
Continuidade: Quando Fred e Jorge apostam no jogo de Quadribol com Bagman, é dito que Fred guarda o papel com as suas economias no bolso das vestes. Mas ele estava usando roupas de trouxas.
Continuidade: Quando Sirius visita Harry, Rony e Hermione em Hogsmeade, ele menciona que o trio e o Prof. Dumbledore são os únicos no vilarejo que sabem que ele é um Animago. Mas o Prof. Snape também sabe.
Continuidade: No início, é dito que Harry pensou por uma hora, no ano anterior, que moraria com Sirius, mas no terceiro livro, ele só pensou por meia hora que ficaria com o padrinho.
Continuidade: No capítulo 35, é dito no livro “‘A Maldição Imperius’, disse Moody”. Porém, a Poção Polissuco já tinha perdido o efeito, então deveria ser uma fala de Bartô Crouch Jr.
Correções
Aquelas dúvidas que os fãs sempre tiveram e sempre tomaram como erros da trama, são finalmente respondidas aqui.
Quando Moody faz demonstrações da Maldição Imperius, é dito no livro que ele a lança sobre Harry quatro vezes. Porém, mais tarde no livro, podemos ler “E Harry sentiu, pela terceira vez na vida dele, como se sua mente fosse esvaziada de qualquer pensamento”. Deveria ter sido pela quinta vez, pois ele já havia experimentado a Maldição Imperius quatro vezes antes. [Harry já tinha aprendido a controlar/repelir a Maldição com Moody, então o efeito de esvaziamento da mente não seria o mesmo na terceira ou quarta vez.]
Quando Harry decide escrever a Sirius sobre a sua cicatriz, ele se pergunta por que não pensou no padrinho logo de primeira. É dito que Harry descobriu que Sirius era o seu padrinho há apenas dois meses, mas ele, na verdade, descobriu antes do Natal de 1993, o que seriam oito meses mais cedo, e não dois. [Embora isso seja tecnicamente verdade, oito meses antes, Harry pensava que Sirius havia matado os seus pais. Ele só escreveria a Sirius para pedir conselhos depois do encontro entre ambos que aconteceu dois meses antes.]
Harry tem muitas mãos no final do capítulo 34. Ele segura o pulso do Cedrico, já morto, enquanto “aperta a varinha com mais força” com a outra mão. Porém, quando convoca a Taça Tribruxo ele a segura pela asa, e algumas linhas mais tarde (bem no início do capítulo 35) é dito “Ele agarrou as DUAS coisas que ainda segurava – a alça fria da Taça Tribruxo, e o cadáver de Cedrico.” Isso implica que ele soltou a varinha ou que, de alguma forma, ele conseguiu colocá-la no bolso enquanto viajava com a Chave de Portal, sem perder contato com a Taça e com Cedrico. Algumas páginas depois, quando estava confrontando Moody, ele está com a varinha novamente. [É totalmente possível que Harry tenha segurando tanto a varinha quanto a Taça com a mesma mão e o cadáver de Cedrico com a outra. A varinha e a alça da Taça não são muito grandes.]
Depois de Hermione desistir de Estudos dos Trouxas, ela diz que tem o mesmo número de matérias que Harry e Rony. Mas ela ainda tem aulas de Aritmancia, Trato de Criaturas Mágicas e Runas Antigas, sem contar as matérias obrigatórias. Ela continua tendo mais aulas que Harry e Rony, cujas únicas matérias extras são Trato de Criaturas Mágicas e Adivinhação. [Ela nunca disse que tinha a mesma quantidade de matérias que Harry e Rony. Ela apenas disse que conseguirá manter uma grade de aulas normal e não precisará usar o Vira-Tempo para assisti-las. Por falar nisso, essa informação está na página errada, pois a fala em questão está, na verdade, no final de Prisioneiro de Azkaban.]
Em Ordem da Fênix, Harry consegue ver os Testrálios, pois ele diz ter visto Cedrico morrer. Porém, em Cálice de Fogo, no cemitério, é dito que os olhos de Harry estão fechados devido à dor em sua cabeça. Tudo o que ele vê é uma luz verde e então não pode ter visto Cedrico morrer. [Isso não é um erro. Dizer “ver a morte de alguém” é uma figura de linguagem que significa que você estava junto da pessoa quando ela morreu, não quer dizer que você deve encará-la precisamente na fração de segundo em que a vida deixa o corpo. Harry ainda testemunhou a morte de Cedrico, mesmo que seus olhos estivessem fechados.]
Quando Harry conhece Gui e Carlinhos Weasley na Toca, é dito no texto que ele nunca tinha visto os irmãos antes. Porém, no início de Prisioneiro de Azkaban, ele vê uma foto da família reunida no jornal, sobre quando eles fazem a viagem ao Egito. [Mesmo isso sendo verdade, você não pode descartar a possibilidade que o texto indique que Harry nunca tinha visto Gui e Carlinhos pessoalmente antes.]
Bem no final do livro, Harry vê as carruagens sem cavalos que estão prestes a levar os alunos a Hogsmeade, neste ponto Cedrico já havia sido morto então Harry deveria ser capaz de ver os Testrálios que puxam as carruagens no próximo livro. [Isso foi explicado em uma correção de “Harry Potter e a Ordem da Fênix”. A própria J.K. Rowling já explicou publicamente que não se vê os Testrálios imediatamente após testemunhar uma morte. A pessoa deve primeiro superar o choque inicial de ver uma morte repentina.]
Na página 229 (209 na edição brasileira), quando Fred e Jorge estão com barbas, Dumbledore diz “Sugiro que os dois procurem Madame Pomfrey. Ela já está cuidando da Srta. Fawcett da Corvinal”. Porém, durante o Baile na página 371 (338 na edição brasileira), quando Fawcett e Stebbins são encontrados por Snape atrás dos arbustos, ele diz “Dez pontos da Lufa-Lufa, Fawcett”. Não deveria ser da Corvinal? Isto é da primeira edição da versão Britânica. [Fawcett poderia ter uma irmã na Lufa-Lufa. Como Hermione comentou, às vezes irmãos são colocados em Casas diferentes, como, por exemplo, as irmãs Patil, mesmo sendo gêmeas idênticas, Parvati está na Grifinória, enquanto Padma está na Corvinal.]
No capítulo 26, Krum diz à Hermione que ela tem um besouro d’água nos cabelos, e ela mesma o tira. No capítulo 37, ela diz que Krum foi quem tirou o inseto dos cabelos dela. [Esse seria um erro da personagem. Ela simplesmente não se lembrou de todos os detalhes do que aconteceu.]
Na página 124 (edição brasileira) Percy diz, “Foi meio imprudente ele [Arthur Weasley] fazer uma declaração à imprensa sem antes pedir autorização ao chefe do departamento”. Porém, no livro três, é dito que o Sr. Weasley É o chefe do departamento. [O departamento do Sr. Weasley, a Seção de Mau Uso dos Artefatos Trouxas, é uma subdivisão do Departamento de Execução das Leis da Magia. Presumivelmente, era o chefe DESTE departamento (revelado no livro cinco como sendo Amélia Bones) a quem Percy se referia.]
Na Copa Mundial de Quadribol, Bagman denomina “esfolar” a ação de voar com intenção de colidir, mas segundo o livro “Quadribol Através dos Séculos”, o termo correto é “trombar”. [Erro do personagem ou decisão – Bagman poderia estar usando uma gíria, ou um antigo termo que precedeu “Quadribol Através dos Séculos”.]
No livro 2, é dito que Murta assombra os canos do vaso sanitário, mas no livro 4, fala-se que ela assombra todo o encanamento. [Os canos fazem parte do encanamento. Toda a canalização é composta por canos para conter a água e impedir que os gases subam.*]
*Nota do Revisor: o original usa os termos U-Bend e S-Bend para descrever o tipo de cano. U-Bend é “uma parte do cano com formato em U, especialmente um que leva embora a água usada”. S-Bend é “uma curva em um cano que tem formato em S”.
Harry Potter e a Ordem da Fênix
Erros
Alguns pequenos deslizes que podem ter passado despercebidos…
Erro do personagem: Quando Harry menciona que os falsos Galeões, inventados para o uso da A.D., os fazem lembrar da Marca Negra tatuada nos Comensais da Morte, ele se refere incorretamente à tatuagem como uma cicatriz.
Continuidade: Quando o grupo de alunos chega ao Cabeça de Javali para a reunião da Armada Dumbledore, Fred e Jorge Weasley são os últimos a chegar, mas então Fred “salta” à frente do grupo para alcançar o balconista primeiro.
Continuidade: Quando Hagrid retorna e volta a dar aulas, ele comenta que, há anos, tem trazido Testrálios para os N.O.M.s. prestados por seus alunos do quinto ano, porém, havia somente dois anos que ele começara a dar aulas, em O Prisioneiro de Azkaban.
Continuidade: No capítulo 30 da versão americana de capa dura, Harry e Hermione encontra assentos na fila mais alta nas arquibancadas. Mas quando Hagrid vem para contar-lhes sobre Grope, atropela a todos pelo caminho que estavam sentados na fila atrás deles. Se Harry e Hermione estão na fila mais alta, não há como existir uma fila atrás deles.
Continuidade: No capítulo 9, quando Harry deixa Hermione tomar Edwiges emprestada, Harry continua curvado até que escuta a garota bater a porta. De qualquer forma, quando ele ouve Hermione e Edwiges saírem, ele corre e fecha a porta, mas a porta já estava fechada.
Correções
Aquelas dúvidas que os fãs sempre tiveram e sempre tomaram como erros da trama, são finalmente respondidas aqui.
Harry diz que Dobby deixava os Malfoy para lhe dar avisos dois anos antes, mas isso acontece no livro dois, o que são três anos atrás. Dobby ainda estava servindo aos Malfoy quando foi advertir Harry. [Isto foi apenas há dois anos em tempo real mas há três livros atrás. O último aviso de Dobby veio ao final do ano 2 e isto é, no início do ano 5, apenas há pouco mais de 2 anos.]
Quando Tonks está no quarto de Harry e fala sobre quando se tornou uma auror, ela conta que ingressou no cargo há apenas um ano atrás. Mais tarde no livro, durante a orientação vocacional, a Profa. McGonagall diz que ninguém se tornou auror em três anos. [Tonks somente foi qualificada como auror há um ano atrás. Eles não podem ter selecionado ninguém para treinar nos últimos três anos.]
Na cena quando Malfoy está tirando pontos de Harry, Rony, Hermione e Ernesto Macmillan, no início do capítulo 28, Ernesto declara que Monitores não podem tirar pontos das Casas, mas em “A Câmara Secreta” Percy Weasley tira dez pontos da Grifinória por que Harry e Rony estavam no banheiro da Murta-Que-Geme. [J.K. Rowling explicou que monitores podem tirar pontos das casas, só não podem tirar de outros monitores.]
Harry e Hermione têm suas varinhas confiscadas quando são vistos usando a lareira de Umbridge. Após o ataque dos centauros, os outros fogem e se encontram com eles. Depois deste momento eles estão com suas varinhas, mesmo que nada tenha sido mencionado sobre como eles as recuperaram. [Se você ler o texto atentamente, diz que Rony devolve as varinhas de Harry e Hermione.]
Nos testes práticos dos N.O.M.s, os alunos são chamados em ordem alfabética de acordo com o sobrenome. Harry é chamado junto de Ana Abbot. Abbot e Potter não deveriam estar juntos. [De qualquer forma, em um ponto anterior a este, Malfoy ainda está fazendo o seu teste quando Harry chega. Já que o desempenho de Ana Abbot foi péssimo, pode-se dizer que ela ainda estava em teste quando Harry chegou.]
Na versão Britânica do livro 5, é mencionado Algernon Rookwood, mas no livro 4 o nome dito é Augustus Rookwood. [Podiam ser muito bem duas pessoas diferentes.]
No capítulo onde Harry e companhia estão na aula de Trato das Criaturas Mágicas com a Profa. Grubbly-Plank, ela diz para entregarem seus desenhos de Tronquilhos ao final da aula. Em um capítulo posterior, Harry diz que tem que terminar seu desenho. [Não é impossível que a professora não tenha gostado do desenho de Harry e o tenha mandado refazê-lo como um dever de casa extra.]
No capítulo 17, Harry entrega uma Edwiges ferida à Profa. Grubbly-Plank que diz “Testrálios, às vezes, atacam pássaros, é claro.” O próximo parágrafo declara que “Harry não sabe, nem quer saber o que são Testrálios”. De qualquer forma, no capítulo Dez há uma discussão sobre eles entre Luna Lovegood e Harry, os dois que podem ver as criaturas puxando as carruagens, bem como em um ponto onde Harry está apontando-os para Rony. [Verdade, mas em ambas as situações Harry não sabia como eram chamados. Só depois que Hagrid voltou e retomou as aulas Harry soube o por quê ele podia vê-los e Rony e Hermione não.]
No livro 1 fala que Tiago e Lílian Potter foram monitores-chefes. Você precisa ser monitor para se tornar um monitor-chefe. Neste livro, Sirius conta a Harry que seu pai (Tiago) não foi um monitor. [Não, de fato não. JK Rowling disse pessoalmente que não precisa ser um monitor para se tornar um monitor-chefe.]
No começo do livro Harry recebe um presente de Sirius. Um presente que ele só abre depois da morte do padrinho e descobre que se trata de um espelho de comunicação. Nenhuma outra vez, ao decorrer de todo o livro, este presente é mencionado. Mesmo quando Harry usa a lareira e arrisca tudo para conversar com Sirius, Sirius não menciona se ele abriu o seu presente e durante as semanas de recesso de Natal, quando eles de fato estão frente à frente, nada é falado. Isto é considerado um furo na narrativa pois é simplesmente incrível que um presente tão valioso tenha acabado nas mãos de Harry e não tenha sido usado. Com o uso deste espelho muitas das falhas de comunicação ao longo da história teriam sido evitadas, fazendo a trama parecer suspeitosamente forçada. [Isto declara explicitamente que Harry tirou-o da cabeça para evitar arriscar a liberdade de Sirius. Não foi no início do livro que ele recebeu, foi um presente de Natal; e ninguém sabia sobre isso, exceto Harry e Sirius, daí a falta de discussão. Ele simplesmente esqueceu o assunto.
Mesmo que lamentasse depois de ter descoberto o que aquele espelho era.]
Hermione tricota chapéus para libertar os elfos domésticos de Hogwarts. Mas os elfos não pertencem à ela e sim a Dumbledore. Então, tecnicamente eles não podem ser libertados por alunos, somente por Dumbledore. [Onde está o erro? Nunca foi dito que qualquer um dos elfos foram libertados. Apenas que eles acharam a tentativa um insulto.]
No capítulo 28, diz que todo mundo na escola parece saber como Dumbledore derrotou dois Aurores, a Alta Inquisidora, o Ministro da Magia e seu assistente júnior. Percy é o assistente júnior do Ministro, mas ele não estava no escritório com o chefe no momento, ele havia saído após a “confissão” de Dumbledore para enviar suas anotações para o Ministério. [Hum, é certo que mesmo que cada um na escola soubesse disso, foi através de um rumor. Nem todos poderiam saber que Percy estava fora da sala, assim eles poderiam apenas ter falado uns para os outros que o rapaz estava com o ministro ao entrarem na escola, concluindo que Dumbledore teria enfeitiçado todos.]
Na preparação para seus testes, Parvati e Lilá estavam enfeitiçando os seus estojos de lápis, fazendo correr. Entretanto, eles usam penas, então por que têm estojos para lápis? [Um estojo para lápis é um termo genérico para o objeto onde se pode guardar esse tipo de material. Não é específico para lápis e evita a confusão que poderia acontecer se o chamasse de “estojo para penas”.]
No capítulo Luna Lovegood, Harry vê os Testrálios pela primeira por ter testemunhado a morte de Cedrico no fim do último ano letivo. Porém, ele não viu os Testrálios quando deixou Hogwarts antes do verão. [JK Rowling explicou isso no Festival de Livros de Edimburgo. Ela disse, especificamente, que não se trata de um erro e que tinha pensado sobre isso com cuidado. Ela explicou que todos os que sofrem uma perda recebem um choque imediatamente no instante em que caem em si que nunca mais verão aquela pessoa novamente. Uma vez que isso aconteceu, eu (JK Rowling) não creio que Harry poderia ver os Testrálios. Então, em outras palavras, não ia ser assolado pela dor da morte de Cedrico para conseguir enxergar as criaturas.]
No capítulo 27, Fudge diz, “Ou seria essa a explicação comum que envolve a reversão do tempo, um morto volta à vida e uns Dementadores invisíveis?” Fudge nunca soube sobre Hermione e Harry terem usado o Vira-Tempo para resgatar Sirius no terceiro livro. [Fudge realmente não sabia sobre o Vira-Tempo, mas ele queria enfatizar sobre como considera as histórias de Harry tão extravagantes e fantásticas de se acreditar, que ele exagera. Nunca houve nenhum “Dementador invisível”, isso tudo não passa de uma coisa que Fudge criou para ilustrar sua observação.]
No capítulo 38 diz que Tonks está usando uma camisa com os dizeres “As Esquisitonas”. Mas na ilustração do início do capítulo você pode ver que somente o “oas” está visível, mas deveria ser “onas”, por que o N vem antes do A. [Ilustrações não fazem partes do texto e não podem ser consideradas erros. Ilustrações em capas de DVD não são consideradas erros de filmes pela mesma razão.]
Ao discutir sobre os ex-professores de Defesa Contra as Artes das Trevas, surge que “um foi demitido, um foi morto, um teve a memória removida e um foi trancado em um baú por nove meses.” Lupin é o demitido da história, mas ele não foi demitido, ele se demitiu. [Decisão do personagem - Lupin foi praticamente demitido, porém recebeu a chance de se demitir primeiro. De qualquer forma perderia seu emprego e não pela sua própria escolha, o que é o mesmo de ser demitido. Lupin simplesmente pôde dar um nome melhor a isso, só isso.]
Dênis Creevey ainda é um aluno do segundo ano, e ainda assim ele pode ir ao Cabeça de Javali para as reuniões da A.D. Apenas alunos do terceiro ano têm permissão para irem a Hogsmeade. [Como vemos várias vezes nos livros, é muito possível que estudantes de Hogwarts quebrem as regras da escola, basta que eles queiram. Harry & cia. (sem mencionar os gêmeos Weasley) fazem isso o tempo todo.]
Harry Potter e o Enigma do Príncipe
Erros
Alguns pequenos deslizes que podem ter passado despercebidos…
Continuidade: Como Rony e Lilá podem estar em um ‘canto proeminente’ da Sala Comunal já que em Harry Potter e a Pedra Filosofal diz que esta é uma sala circular?
Continuidade: na página 186 da versão americana, mais ou menos na metade da página, o parágrafo começa assim “Malfoy olhou da mesma forma como quando Hermione lhe deu um soco.” Ele nunca levou um soco de Hermione neste livro. No livro 3, ele apenas levou um tapa dela.
Correções
Aquelas dúvidas que os fãs sempre tiveram e sempre tomaram como erros da trama, são finalmente respondidas aqui.
Quando Harry e Dumbledore estão na segunda câmara da caverna, o texto diz “O brilho esverdeado e a luz das duas varinhas.” Ali deveria haver apenas uma única varinha acesa que é a de Dumbledore, pois não é dito que Harry acendeu a dele, além de que seria ilegal Harry usar magia fora de Hogwarts por não ser “maior”. [No topo da mesma página, diz “... com Harry aos seus calcanhares, *acendendo a sua própria varinha* rapidamente enquanto caminhava”.]
Malfoy usou a Maldição Imperius em Madame Rosmerta para fazê-la entregar o colar amaldiçoado a um aluno de Hogwarts. Se Hogsmeade fica “fora da escola” e Malfoy era menor de idade naquele momento, o Ministério não deveria ter investigado o uso de uma Maldição Imperdoável tão perto de Hogwarts? Assim sendo, não deveria ter descoberto que Rosmerta foi amaldiçoada? [O que eu entendo por “fora da escola”, significa quando os alunos estão no mundo dos Trouxas no verão. Visto que Hogsmeade é uma vila bruxa em sua completude, eu pensaria que, enquanto o Ministério investigava o acontecido, poderia ser difícil para eles descobrirem quem especificamente executou a maldição; existem dezesseis grupos de alunos menores de idade (3ª, 4ª, 5º e 6º anos, das quatro Casas) que têm permissão para visitar o vilarejo.]
Está declarado em O Enigma do Príncipe que o Ministério pode somente detectar magia, não quem a executa. Então, quando Dumbledore visita Harry no começo do livro e executa magia, o Ministério não deveria tê-la detectado, sabendo que Harry é um bruxo menor de idade? (Nenhuma magia deveria ter sido executada naquela casa de forma alguma). [Como foi explicado em “Relíquias da Morte”, há um encantamento que é lançado sobre todas as pessoas menores de dezessete anos que detecta o uso indevido de magia por menores. Uma vez que Dumbledore é maior, é possível que o Ministério tivesse conhecimento disso e, dessa forma, tratado a magia como legal.]
Na versão americana, página 485, Slughorn conta ao Harry que ele fez “um elfo doméstico experimentar cada bebida depois do que aconteceu com seu pobre amigo Rupert”. Slughorn deveria ter dito “pobre amigo Rony”, não Rupert. Assim, assume-se que esta é uma referência a Rupert Grint, o ator que interpreta Rony nos filmes. [Se você observar, Slughorn chama Rony por um nome diferente anteriormente no mesmo livro, então não se trata de um erro da J. K. Rowling, mas sim do personagem. Mas a suposição (de que é uma referência ao Rupert Grint) é plausível.]
Na edição americana, página 188, Slughorn diz, “Um minúsculo frasco de Felix Felicis é o suficiente para doze horas de sorte. Até o efeito acabar, você será bem sucedido em tudo o que tentar fazer”. Mas na página 476, Harry diz, “Eu não calculo que eu vá precisar de tudo isso, não de vinte e quatro horas.” [Este é um erro de Harry, não de Rowling.]
Na parte onde Harry coordena os testes de Quadribol o livro diz que há alunos do primeiro ano segurando velhas vassouras da escola, mas no primeiro livro fala que os alunos do primeiro ano não podem ter vassouras ou participar do time de Quadribol da Casa. [Visto que Harry teve permissão para entrar no Time da Casa no primeiro ano, é lógico assumir que as regras fora mudadas. Quanto aos novatos que estão portando vassouras, eles não podem ter vassouras próprias (sendo que não têm permissão), mas podem usar as da Casa.]
Repetidas vezes é dito ao longo dos livros que ninguém pode aparatar e desaparatar nas propriedades de Hogwarts. Entretanto, tanto Dobby quanto Monstro aparatam quando Harry os chama. [Foi argumentado que elfos domésticos tem poderes naturais que não são afetados pelas regras bruxas. Então não é assim tão implausível que Dobby e Monstro podiam Aparatar pelo castelo, mesmo que o feitiço anti-Aparatação estivesse funcionando.] [J. K. Rowling disse que Dobby e Monstro, sendo elfos domésticos, podem. Não Aparatam ou Desaparatam, é uma espécie de magia própria dos elfos domésticos.]
Neste livro, perto do final, Snape diz que ele é O Príncipe Mestiço. Anteriormente, quando Harry está passando o Natal com os Weasley, ele se pergunta se o seu pai não teria sido o Príncipe. Observando o livro, ele vê que data de cinquenta anos atrás. Ele se entristece, pois seu pai ainda não frequentava a escola neste período. No quinto livro, quando Harry está na Penseira de Snape, ele vê seu pai e Snape terminarem seus N.O.M.s. Isso quer dizer que eles estavam no mesmo ano em Hogwarts. [Quando Harry primeiro especula que o livro pertenceu a Tiago Potter, supõe-se que o Príncipe foi dono do livro quando este ainda era novo. Mas, como descobrimos depois, estudantes pobres (como Snape) podem usar um fundo especial para alunos carentes de Hogwarts para comprarem livros baratos, usados. Então é bem provável que aquele livro já tinha uns dez anos quando Snape se titulou de O Príncipe Mestiço.]
Na página 425 da versão americana, diz, “’Ótimo comentário para o último jogo’, disse Rony para Luna enquanto ela pegava de volta a cebola verde, o cogumelo e a cama de gato”. Mas, dois parágrafos depois, ele diz “‘O que é isso, a propósito?’, ele acrescenta, segurando o objeto parecido com a cebola à altura dos olhos.” Ela já não havia pegado tudo de volta algumas linhas antes? [Apesar de Rony ter devolvido a Raiz-de-cuia não quer dizer que ele não a tenha apanhado novamente para perguntar do que se tratava. Tudo ainda estava fora da bolsa de Luna, então é muito possível que Rony tenha simplesmente ficado curioso e tenha guardado antes de perguntar a Luna sobre o que era.]
Harry Potter e as Relíquias da Morte
Erros
Alguns pequenos deslizes que podem ter passado despercebidos…
Continuidade: Próximo ao fim do capítulo trinta, diz-se que as únicas pessoas que restaram na Sala Precisa são Harry, Gina, a Sra. Weasley, Lupin, Fred, Jorge, Gui e Fleur. Porém, na próxima página, Percy (que havia entrado recentemente na sala) pede desculpas para o Sr. Weasley, mas este havia deixado a sala junto com os outros.
Continuidade: Quando Harry está assistindo as memórias de Snape, ele testemunha uma cena na plataforma 9 e meia com sua mãe e tia Petúnia, na qual Petúnia puxa a mão que estava sendo segurada por Lily. Então sua mão volta para Lily e ela a puxa novamente.
Continuidade: Quando Harry estupora Umbridge e Yaxley na sala do tribunal, ele “gira ao redor” para ver os dementadores se aproximarem da Sra. Cattermole. Mas Harry já estava encarando-a, posicionado atrás de Umbridge, Yaxley e Hermione.
Continuidade: Quando Harry fala para Grampo sobre a invasão ao Gringotes, Grampo estava com a Espada de Gryffindor em suas mãos. Quando Harry fica em pé e prestes a sair um momento depois, a espada está ao lado da cama de Grampo.
Correções
Aquelas dúvidas que os fãs sempre tiveram e sempre tomaram como erros da trama, são finalmente respondidas aqui.
No capítulo nove, após o confronto com os Comensais da Morte no pub, Hermione conta a Harry e Rony que ela nunca tinha executado um feitiço de memória antes. Já no capítulo seis ela explica a eles que lançou um feitiço de memória sobre seus pais para fazê-los esquecer tudo sobre ela e se mudarem para a Austrália, onde estariam a salvo. [De acordo com J.K. Rowling o feitiço que Hermione lançou em seus pais NÃO era um Feitiço da Memória. O encantamento usado alterou as memórias deles acerca dela e não as removeu completamente.]
Harry conta para Hermione que ele “dificilmente” abria o “História da Magia” desde que o havia comprado, mas na cena de abertura de “O Prisioneiro de Azkaban” ele está fazendo seu dever de casa exatamente com ele (e parece estar muito familiarizado com o texto). [“Dificilmente” é um termo muito relativo. Harry pode ter usado o livro no passado, mas, comparado a Hermione, que o conhece praticamente de cor, ele não está assim tão familiarizado com o texto. Harry simplesmente declara que não usou o livro absolutamente mais do que o necessário.]
No capítulo 36, chamado “A Falha no Plano”, Harry vê Carlinhos Weasley (da Ordem) alcançar Horácio Slughorn. Entretanto, na página oposta, Voldemort está duelando com outros membros da Ordem (McGonagall e Shacklebolt) e Slughorn é visto confrontando Voldemort junto com eles. Com quem Slughorn está lutando? [“Alcançar” significa “se aproximar apressadamente de (e chegar junto de)” (dicionário Merriam-Webster). Então Carlinhos deixou Slughorn para trás quando ambos encaminhavam-se para confrontar Voldemort.]
Dumbledore é atormentado pela ideia de ser o único responsável pela morte acidental de sua irmã quando ela tentou impedir o duelo entre Grindelwald, Aberforth e ele. Porém, há um feitiço citado e que é usado neste livro, e no anterior, que pode ser lançado de forma a revelar os últimos feitiços executados por uma varinha. [Se Dumbledore, em sua exaustão e luto, esqueceu-se do Priori Incantatem, este é um erro claro do personagem. Com o passar do tempo ele volta a lembrar, provavelmente usou a varinha várias vezes, desta forma o feitiço Priori não seria tão útil.]
Por duas vezes, ao final do livro, fica claro que Dumbledore derrotou Grindelwald em seu histórico duelo. Como isto pode ter acontecido se Grindelwald possuía (e era mestre da) Varinha das Varinhas naquele momento? [É inteiramente possível derrotar uma pessoa que possua a Varinha das Varinhas; sem sombra de dúvidas, é desta forma que o direito de posse É transferido! Tudo depende de QUEM está usando a Varinha, COMO ele a usa (seja de que forma for) e com quem ele está lutando. Se Grindelwald estava hesitante em usar todo o poder da varinha contra Dumbledore, Dumbledore sem dúvida seria poderoso o suficiente para ganhar a posse.]
Locações
Algum dia você já ficou se perguntando se Hogwarts existe mesmo? Onde se localiza neste nosso mundo, ou até mesmo onde os pais d’O-Menino-que-Sobreviveu foram realmente mortos? Agora você tem tudo isso em mãos. Verifique abaixo as locações de filmagens dos longametragens da série e inclua no roteiro das suas próximas viagens.
- Harry Potter e a Pedra Filosofal
- Harry Potter e a Câmara Secreta
- Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban
- Harry Potter e o Cálice de Fogo
- Harry Potter e a Ordem da Fênix
- Harry Potter e o Enigma do Príncipe
- Harry Potter e as Relíquias da Morte
Erros de filmagem
- Harry Potter e a Pedra Filosofal
- Erros de Continuidade
- Harry Potter e a Câmara Secreta
- Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban
- Erros de Continuidade
- Harry Potter e o Cálice de Fogo
- Harry Potter e a Ordem da Fênix
- Harry Potter e o Enigma do Príncipe
- Erros de Continuidade