Acusação de plágio dos herdeiros de Adrian Jacobs contra J. K. Rowling é rejeitado nos EUA


Segundo a Scholastic, editora americana dos livros de 'Harry Potter', o processo de plágio que os herdeiros do escritor inglês Adrian Jacobs alegavam contra J. K. Rowling por "Harry Potter e o Cálice de Fogo", dizendo que o livro continha muitas semelhanças à "As Aventuras de Willy, o Bruxo: Terreno Lívido No. 1" escrito por Jacobs, foi rejeitado pelo Superior Tribunal dos Estados Unidos.

Em declaração de Kyle Good, vice-presidente da empresa, a
"Scholastic está extremamente satisfeita que a juiza Scheindlin decidiu encerrar o mais cedo possível a ação movida contra a Scholastic em nome de Adrian Jacobs. A decisão imediata do Tribunal de Justiça apóia nossa posição de que o caso era completamente sem mérito e que comparar Willy, o Bruxo com a série Harry Potter é um absurdo". A juíza Shira Scheindlin, por sua vez, afirma que "o contraste entre o conceito total e o tom das obras é tão gritante que qualquer comparação séria desafia a credulidade".

A acusação, feita por Paul Allen, afirma que Rowling teria roubado muitas idéias de um manuscrito de
"As Aventuras de Willy" enviado à ela na época em que a mesma trabalhava na Anistia Internacional. Paul, administrador do espólio de Jacobs e que prometeu que continuará sua ação no Tribunal Superior da Grã-Bretanha, disse que "Cálice de Fogo" copia vários elementos da história de Willy, incluindo o Torneio Tribruxo, e que a série 'Harry Potter' toma emprestado a ideia de bruxos viajando em trens.

A assessoria de Rowling afirmou que a mesma nunca tinha ouvido falar de tal livro após a alegação de plágio feita em 2004, quatro anos após a publicação do quarto livro da série 'Harry Potter'.



Obrigado, ScarPotter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não utilize palavras obcenas e degradantes, comentários desse tipo serão rejeitados.