Rowling descobre que descende de uma longa linhagem de mães solteiras

Como eu já havia divulgado, J.K. Rowling participaria de um programa do canal BBC Family intitulado Who do you think you are? ("Quem você acha que é?").

O programa, que tem como propósito descobrir mais sobre a linhagem das pessoas que dele participam, traria mais informações sobre a autora e sobre sua família.

Porém, não precisamos esperar até agosto para saber um pouco mais sobre a história da autora: o jornal The Telegraph traz a notícia de que Rowling descende de diversas "mães solteiras".

A escritora descobriu durante sua pesquisa para o programa que sua bisavó, Lizzie, sua trisavó, Salomé, e sua tataravó, Christine, criaram seus filhos sozinhas.

Também se acredita que sua avó materna, Louisa, tivesse nascido fora de um casamento.

Rowling, cuja fortuna pessoal estimada é de 500 milhões de libras, escreveu seu primeiro livro da série Harry Potter depois de divorciada e enquando vivia de caridade com sua filha em um frio apartamento de Edimburgo. A experiência a deixou com depressão.

"O que me deixou surpresa é a quantidade de mães solteiras da qual descendo nesta linhagem da família.", ela disse em entrevista ao programa.

"Vinte anos atrás, eu ensinava e escrevia em meu tempo livre e não tinha dinheiro. E não muito depois disso, tornei-me uma mãe solteira, então sinto a conexão."

O marido de Christine [tataravó], Jacques, morreu enquanto ela estava grávida de seu sétimo filho, enquanto que Salomé [trisavó], uma doméstica em Paris, era mãe solteira com quatro filhos. Lizzie [bisavó] foi abandonada e teve que criar o avô de Rowling sozinha depois de divorciada, retornando para a França.

Rowling contou ao Radio Times: "Eu fui para o programa querendo a verdade, não importando o que ela fosse, porque eu sabia muito pouco sobre a minha ascendência francesa."

"É humilhante se ver como uma pequena parte de uma grande árvore de família, mas também é estranhamente reconfortante."

Rowling casou com seu segundo marido, Neil Murray, um doutor com o qual ela tem duas crianças, em 2001.

Imagem
[Rowling e o atual marido, Neil Murray]
A autora é presidente da Gingerbread, órgão de caridade que provém conselhos e apoio para pais solteiros.

"Mulheres como eu... eram, de acordo com o mito popular, o motivo principal da degradação social, e isso valia para tudo que conseguíamos: dinheiro de graça, acomodação vinda do governo, uma vida fácil."

"Entre 1193 e 1997 eu trabalhei por dois pais, qualifiquei-me e então trabalhei como uma professora secundária, escrevi um romance e meio e fiz os planos para os cinco seguintes. Por um tempo, estive com depressão. Terem me dito, de novo e de novo, que eu era incompetende, preguiçosa - até mesmo imoral - não ajudou."

O episódio irá ao ar no dia 17 de agosto pelo canal BBC One. (Beco Diagonal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não utilize palavras obcenas e degradantes, comentários desse tipo serão rejeitados.