[Bruxo da Semana] Sibila Trelawney

Sibila Trelawney tem uma idade em torno de mais de 40 anos. É tataraneta de Cassandra Trelawney, uma vidente grega muito famosa, e professora de adivinhação. Ela vive reclusa no topo da torre norte no sétimo andar, para não perder a clara evidencia.

Sibila é professora de Adivinhação em Hogwarts desde 1980. Sua figura é estranha, pois é bem magra e usa óculos enormes que tornam seus olhos grandes demais, se veste de maneira curiosa sempre envolta em xales e colares de contas de todos os tipos e tamanhos, além de correntes e anéis. Ao falar, sua voz assume um tom etéreo, delicado. A sala em que ela da aula e que se reclusa na maioria dos dias possui uma lareira, que está sempre acesa; o ambiente é perfumado com aromas que fazem os alunos dormirem ou então realizar impressionantes predições do futuro em suas bolas de cristais antigas.

Ela aparece pela primeira vez no terceiro ano de Harry Potter em Hogwarts, como a professora de Adivinhação. Na verdade muitas pessoas a acham uma fraude. Costuma-se dizer que todos os anos ela prevê que algum aluno vai morrer, “Ver agouros de morte é a maneira que ela gosta de dar boas-vindas a uma nova classe” foi o que a professora Minerva McGonagall disse depois da primeira aula de Adivinhação, pois todos estavam preocupados com Harry que tinha sido “o escolhido para as boas vindas”.

Nos primeiros livros, a personagem é relatada como uma charlatã, principalmente pelos alunos insatisfeitos com seus métodos de ensino, como analisar borra de café no fundo de uma xícara e sempre estar vendo algo maligno. Alguns confiam muito na capacidade dela. Hermione aguenta as aulas de Adivinhação e detesta a professora e acaba abandonando a matéria logo no início. Entretanto no quinto ano de Harry em Hogwarts Alvo Dumbledore revela informações a respeito do dom da professora Trelawney para realizar profecias, evidenciando a importância dela dentro de Hogwarts.

Em 1979 Trelawney esteve em Hogwarts em busca de trabalho. Dumbledore concedeu uma entrevista a ela em homenagem a grande vidente que fora sua ancestral. Quando ele estava quase se despedindo, tendo certeza que ela não serviria para o cargo ela fez uma previsão real. A previsão envolvia Lord Voldemort e Harry Potter. Trelawney fez a profecia inconscientemente, num transe profético, recordando apenas sentir-se ligeiramente fraca. A profecia dizia que: “Aquele com o poder de vencer o Lorde das Trevas se aproxima… nascido dos que o desafiaram três vezes, nascido ao terminar o sétimo mês… e o Lorde das trevas o marcará como seu igual, mas ele terá um poder que o Lorde das Trevas desconhece… e um dos dois deverá morrer na mão do outro, pois nenhum poderá viver enquanto o outro sobreviver… aquele com o poder de vencer o Lorde das Trevas nascerá quando o sétimo mês terminar…”

Duas crianças poderiam ser as escolhidas: Harry Potter ou Neville Longbottom. Como o espião de Voldemort, Severo Snape, que estava atrás da porta do quarto onde Dumbledore e Sibila se encontravam não ouviu a profecia completa e Voldemort teve que escolher entre os dois e escolheu aquele de sangue mestiço assim como ele.

Dumbledore ao perceber que essa previsão era importante resolveu dar o emprego a Sibila. O fato é que ele queria mantê-la por perto caso ela fizesse alguma outra previsão séria.

Em 1994 quando se aproximava do final do terceiro ano de Harry em Hogwarts durante o final do exame do rapaz Sibila caiu num transe verdadeiro e com uma voz que não era normal dela predisse: “Vai acontecer hoje à noite. O Lord das Trevas está sozinho e sem amigos, abandonado pelos seus seguidores. Seu servo esteve acorrentado nos últimos doze anos. Hoje à noite, antes da meia-noite… O servo vai se libertar e se juntar ao seu mestre. O Lord das Trevas vai ressurgir. Com a ajuda do seu servo, maior e mais terrível que nunca. Hoje â noite… O servo… Vai se juntar. Ao seu mestre…”.

Essa profecia só foi ouvida por Harry e se tornou verdadeira na mesma noite quando Pedro Pettigrew, que como animago viveu sob a forma do rato Perebas de Rony durante doze anos e que todos acreditavam estar morto, foi descoberto e fugiu para junto de seu mestre.

No livro quatro ela diz a Harry: “Você está preocupado, meu querido minha visão interior transpõe o seu posto corajoso e chega a sua alma perturbada. E lamento dizer que suas preocupações têm fundamento. Vejo tempos difíceis em seu futuro, ai de você… dificílimos… receio que a coisa que você teme (no momento Harry temia que Lord Voldemort voltasse ao poder e o matasse) realmente venha a acontecer… e mais cedo do que pensa…”.

No capítulo vinte e cinco do sexto livro, “A Vidente Entreouvida”, ela usa as cartas do baralho para prever: A torre atingida pelo raio… Calamidade… Catástrofe. Isso acaba se realizando com a morte de Dumbledore na Torre de Astronomia, a mais alta das torres de Hogwarts.

Trelawney não se recorda de nenhuma dessas profecias e continua a falar as mesmas bobagens sobre o futuro que sempre disse. Quando Dolores Umbridge se torna Alta Inquisitora de Hogwarts em 1995 e começa a observar de perto os professores e colocá-los à prova, Sibila não tem como enganar a terrível inquiridora. Umbridge a acaba banindo-a de Hogwarts e a despedindo do cargo de professora, Sibila mora no castelo de Hogwarts desde que se tornou professora. Mas Dumbledore lembra a Umbridge de que somente o diretor pode banir um funcionário e que Sibila continuaria a morar no castelo.

Quando ela foi despedida Dumbledore contratou o centauro Firenze para substituí-la pelo resto do ano escolar deixando-a com muita raiva. Depois que Umbridge foi retirada de Hogwarts Trelawney voltou a dar aulas só que dividindo as aulas de Adivinhação com Firenze, que foi expulso pelos centauros da Floresta Proibida por ter aceitado o pedido de dar aulas de Dumbledore e que é chamado por ela de pangaré ou mula velha.

Dumbledore a mantém em Hogwarts para a própria segurança da professora, pois os Comensais da Morte não têm mais acesso à profecia completa, que foi destruída durante a invasão de Harry e seus amigos ao Ministério da Magia. Ela participa da grande batalha de Hogwarts no sétimo livro lançando bolas de cristal nos Comensais da Morte.

Ficha ::
Nome Completo: Sibila Patrícia Trelawney.
Significado do nome: De acordo com a Mitologia Grega, as Sibilas antigamente eram ninfas que, em estado de transe, e sob a benção de Apolo, poderiam fazer profecias e serem consultadas.
Aparência: É bem magra e usa óculos enormes, que tornam seus olhos grandes demais, se veste de maneira curiosa sempre envolta em xales e colares de contas de todos os tipos e tamanhos além de correntes e anéis.

Família ::
Sangue: Mestiço ou puro.
Tataravó: Cassandra Trelawney

Relacionamentos ::
Melhores amigos: Provavelmente Dumbledore e a Prof.ª McGonagall.
Inimigos: Lord Voldemort, Comensais da Morte e Dolores Umbridge.
Outros: Detesta o centauro Firenze porque divide suas aulas com ele, pois o mesmo foi expulso do seu bando na Floresta Proibida por ter aceitado o cargo de professor quando Sibila tinha sido demitida.
Histórico em Hogwarts ::
Outros: É professora de Adivinhação em Hogwarts desde 1980.

Outros ::
Maior desejo: Ser comparada a tataravó Cassandra Trelawney.
Maior medo: Descobrirem que ela é uma charlatã, o que não é verdade, pois ela já fez varias previsões verdadeiras.
Pior memória: Quando foi despedida de Hogwarts.
Objetos: Bolas de cristal, xales, anéis, colares, garrafas de xerez barato, bebida bruxa, entre outros objetos.
Outros: Tem como principal hobby predizer a morte prematura de Harry Potter, Já fez previsões importantíssimas como a derrubada de Lord Voldemort, a sua ascensão ao poder e a morte de Alvo Dumbledore.
Livros em que aparece: PdA, CdF, OdF, EdP, RdM.

Sibila Trelawney é interpretada pela atriz Emma Thompson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não utilize palavras obcenas e degradantes, comentários desse tipo serão rejeitados.