13 DIAS: As criaturas que dão asas a nossa imaginação

Ao longo da série Harry Potter, os leitores e expectadores se depararam com diversas criaturas mágicas criadas e aprimoradas (muitas da Mitologia Grega) por J.K. Rowling. Desde as mais comuns até as mais fantásticas, exóticas e extraordinárias, desde as mais dóceis até as mais cruéis e peçonhentas. Todas têm a sua real importância na saga.


No entanto, talvez as mais curiosas e encantadoras criaturas mágicas sejam aquelas que podem voar, que são capazes de transcender os limites terrestres e bater as suas asas, levando-nos a um mundo desconhecido e aguçando nossa imaginação, que voa e vai além, junto com as criaturas. Voamos com elas assim como quando voamos de nosso quarto, de nossa cama, do sofá de nossa sala, quando lemos Harry Potter e nos transportamos a outro lugar.


Abaixo confira um breve resumo de cada criatura voadora que teve a sua relevância na saga potteriana.



DRAGÃO
Esse é, sem dúvida, o animal mitológico mais famoso presente na obra de J.K. Rowling. Segundo Carlinhos Weasley, irmão de Rony que trabalha com dragões na Romênia, as fêmeas são muito mais agressivas que os machos. Na série Harry Potter, as espécies de dragões mais famosas são Rabo-Córneo Húngaro, Verde-Galês, Focinho-Curto Sueco, Meteoro-Chinês, dentre outros. Durante os sete livros, Harry teve a oportunidade de estar em contato com dragões várias vezes: em seu primeiro ano, com o Bebê Norberto, de Hagrid; em seu quarto ano, com o Rabo-Córneo Húngaro, no Torneio Tribruxo; em seu sétimo ano, com o dragão de Gringotes.

FÊNIX
As fênix, criaturas advindas também da mitologia, são seres incrivelmente fantásticos. Com pelagem maravilhosa e brilhante e imponência no olhar, essas aves são capazes de pegar fogo ao morrer, ressurgindo das cinzas. Além disso, essas criaturas aguentam grandes sobrecargas de peso e suas lágrimas têm propriedades curativas, sarando qualquer ferimento. Em Harry Potter, a fênix que aparece é Fawkes, do diretor Alvo Dumbledore. Fawkes, sempre leal ao diretor e a Harry, teve um papel importantíssimo em Câmara Secreta. É dela que vêm as penas de fênix presentes nas varinhas de Voldemort e Harry, de núcleos irmãos.

HIPOGRIFO
Os hipogrifos são criaturas com a metade de cima águia e a metade de baixo cavalo. São advindos do cruzamento entre uma égua e um grifo. Apesar de dóceis com aqueles em quem confiam, os hipogrifos são muito orgulhosos e podem atacar ao serem ofendidos ou depreciados, como aconteceu com Draco Malfoy no livro Prisioneiro de Azkaban. Voam muito rapidamente e adoram doninhas. Permitem que alguém os toque depois que essa pessoa faça uma reverência. Na saga Harry Potter, o hipogrifo mais famoso é Bicuço, que foi condenado à morte mas conseguiu escapar graças a Harry e Hermione. Bicuço fez companhia a Sirius enquanto ele estava foragido de Azkaban.

TESTRÁLIO
Os testrálios são uma espécie de pégaso, cavalo alado comumente encontrado na mitologia grega. Porém, os testrálios são um pouco mais “macabros” que os pégasos: possuem uma estrutura esqueletal, sem pele aparente, adornados com escamas de répteis. A cabeça deles é de dragão e as asas são coriáceas, como as de um morcego. Essa criatura é invisível para a maioria das pessoas, a não ser aquelas que tenham presenciado de perto a morte de alguém. Os testrálios têm um incrível senso de direção e, apesar de seu aspecto sepulcral, são bastante dóceis. Essa criatura é responsável por puxar as carruagens de Hogwarts no início do ano letivo, e aparecem pela primeira vez no livro Ordem da Fênix, após Harry presenciar o assassinato de Cedrico. São os testrálios que ajudam Harry e seus amigos a chegarem no Ministério da Magia ao final do quinto livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não utilize palavras obcenas e degradantes, comentários desse tipo serão rejeitados.