Tim Burke discute sobre efeitos visuais de HP7:2


Tim Burke, supervisor de efeitos visuais da série Harry Potter desde a Câmara Secreta, recentemente discutiu algumas das mudanças e os efeitos especiais usados ​​para momentos-chave no final da saga, Relíquias da Morte: Parte 2, incluindo a invasão de Gringotes, o dragão, e Hogwarts durante a batalha final.

De particular interesse foi o fato de que a morte de Voldemort em Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2 foi alterada de sua filmagem inicial para o que é visto no corte final, alterado poucos meses antes do lançamento do filme em julho de 2011. Alguns podem lembrar de uma foto promocional lançada ainda com um final muito diferente para Voldemort, onde Harry está acima de seu corpo morto (veja aqui).

   Sobre a mudança da morte de Voldemort:

“Nós estávamos projetando filmagens finais para a morte de Voldemort alguns meses antes que entregarmos o filme. Havia certas áreas do filme não resolvidas e por causa dos ambientes virtuais, [David Yates] percebemos que poderíamos recriar cenas rapidamente.


A principal coisa que mudou foi a morte de Voldemort. Isso aconteceu depois que haviamos terminado. Tínhamos feito alguns exames e percebi que precisava de um final mais épico. Então, nós redesenhamos a seqüência e, felizmente, com os ativos digitais podemos recriar o ambiente.


Projetamos alguns elementos de Ralph Fiennes e acrescentamos à cena e para algumas partes tivemos que usar um Voldemort em total CG. Aconteceu de maneira inesperada. A cena havia sido filmada 12 meses antes, então foi muito além do que preparamos. Tivemos que pegar materiais de outras cenas e recriá-lo.”

   Sobre o escudo (campo de força) de proteção a Hogwarts:

“Como Voldemort chegou com seu exército no morro, os professores foram para as áreas do pátio e criaram um escudo mágico que envolvia e protegia a escola. Demorou muito tempo para criar o escudo mágico. Então Voldemort bombardeou a escola e destruiu o escudo. Queríamos dar uma escala épica.


Nos referenciamos ao desastre do dirigível Hindenburg, quando ele subiu em chamas, para obter a escala das chamas e materiais de gravação. Essa foi a referência para pedaços de pano-como o fogo que caiu sobre a escola. Foi mágico – não no sentido de Harry Potter. Foi lindo e chocante ao mesmo tempo. Essas partes foram completamente em CG e tinha um aspecto do projeto grande, que é gratificante.”

   Sobre o dragão de Gringotes:

“Tivemos que enfatizar este dragão de 60 metros através do puro desempenho. Encontramos referência de maus-trato a animais reais e traduzimos na linguagem corporal do nosso personagem. Ele foi preso. Incapaz de voar. Parcialmente cego. E ele esteve lá toda a sua vida. Era importante ressaltar que assim que ele fugir e quando o fez, ele voou com majestade e orgulho. Essa foi uma linda história para o personagem do dragão.”

   Na decisão de criar uma Hogwarts virtual:

“Nós não usamos qualquer miniaturas para Hogwarts. Foi a primeira vez que fizemos um modelo em escala real. Usamos um viaduto para a seqüência com os gigantes. Mas nós não usamos miniaturas para recriar Hogwarts.


Foi uma grande mudança, uma grande decisão que tomamos antes de começar o filme. Nós ainda estávamos trabalhando no sexto filme [Harry Potter e o Enigma do Príncipe] e em discussões com o diretor e os produtores. Tudo o que tínhamos era o livro. Nenhum script. Percebemos o quanto uma parte do filme e da história da escola se tinha transformado. David [Yates] queria a liberdade para voar a câmera fora da escola, dentro das janelas, explorar a escola como parte da batalha em desenvolvimento.


Tendo trabalhado com miniaturas no passado, e uma Hogwarts em grande escala para áreas-chave sabíamos que seria uma tarefa difícil para construir todas as miniaturas e aninhar-los em cenas mais amplas. Double Negative tinha a tecnologia que tínhamos utilizado com sucesso em Enigma do Príncipe para reconstruir toda a Londres. Era hora de jogar fora o modelo.”

Tim Burke recentemente ganhou a premiação BAFTA por seu trabalho em Relíquias da Morte: Parte 2, e é responsável pela indicação do filme na categoria Efeitos Visuais ao Oscar 2012. (Clube do Slugue)

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