Stuart Craig revela alguns detalhes da produção de arte à Vanity Fair

O site Vanity Fair, em promoção ao Oscar 2012 que acontece no próximo domingo, 26 de fevereiro, está lançando constantemente artigos revelando detalhes exclusivos do processo criativo de diretores de arte, figurinistas, maquiadores, cinegrafistas, entre outros, de filmes que estão indicados à premiação neste ano.

O artigo mais recente é sobre Stuart Craig, designer de produção para todos os oito filmes de Harry Potter, nomeado juntamente com a decoradora de set Stephenie McMillan em melhor direção de arte.

Craig discute a evolução da aparência de Hogwarts ao longo dos filmes, as filmagens em locações e construção de um set, e como ele montou a Sala Precisa. Craig também observa que o cenário teve que ser pintado para o Beco Diagonal, em preparação para a abertura do Warner Bros Studio Tour.


“A franquia em oito partes, filmada ao longo de uma década, é uma verdadeira mostra da superioridade tecnológica do cinema do século 21 . A Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, por exemplo. “Nos primeiros dias, cada vez que você viu o exterior de Hogwarts, foi uma grande miniatura, uma miniatura física”, diz Craig. “No final do filme, para a batalha, a nossa primeira miniatura foi examinada e se tornou a base de um novo modelo digital. Foi redimensionado em detalhe fantástico para que a câmera pudesse entrar muito, muito mais perto."


“A conseqüência de locações reais foi que fomos obrigados a incorporar as localizações no modelo de Hogwarts. Muitas vezes, lugares reais são decepcionantes. Eles não são de sua escolha. Assim, o horizonte de Hogwarts não foi como eu teria desejado nos primeiros filmes, e eu realmente me importei com isso, eu estava lutando com isso", diz ele. “Conforme o tempo passava e os livros necessitavam de um novo espaço que nunca tínhamos visto antes, como a Torre de Astronomia que Dumbledore morre, então eu iria agarrar essa oportunidade com as duas mãos para mudar e melhorar o horizonte de Hogwarts. Eu me senti feliz com isso no final, e mais feliz com isso em seu estado arruinado, na verdade."


“Craig diz que os sets muitas vezes necessitam de uma forma mais “teatral” do que o livro descreve, embora fossem o mais fiel possível às descrições de Rowling. A mudança mais grave, diz Craig, foi o local da morte do Professor Snape (Alan Rickman). No livro, ele morre na Casa dos Gritos, no filme, ele morre em um ancoradouro que se assemelha a um santuário gótico. “Perguntamos a Jo Rowling se poderíamos mudar. Ela absolutamente concordou que podíamos", diz ele. Craig fez o ancoradouro ’90 por cento de vidro’, e a razão para isso era que ele parecia mais mágico sendo que Hogwarts estava em chamas acima, e havia um sentimento de a chama do fogo acima ser refletida no vidro, também refletida na água, que por sua vez refletida no espelho. “A equipe queria dar a Rickman” um lugar adequado para morrer. Alan apreciou, na verdade, e disse tão gentilmente depois", diz Craig.


Outro lugar que Craig diz que ele pensou que podia usar uma “certa dose de exagero”, foi a Sala Precisa, que aparece no filme recheado com montanhas sobre montanhas de mobiliário. “O fato de que eles estavam procurando por uma tiara, esta joia minúscula em algo tão grande e complicado acabou de fazer a tarefa ainda mais impossível.” E para criar esse efeito, Craig contou com uma boa e velha graxa de cotovelo: “. Nós modelamos primeiro com pequenos blocos de isopor e compomos este tipo de paisagem montanhosa, e depois fizemos um outro modelo com mobília de bonecas, e, finalmente, reproduzimos-0 em tamanho completo” Para se preparar para a cena indicada ao Oscar, a decoradora Stephenie McMillan tinha feito a compra de mobiliário por meses, reunindo a equipe do “estoque”, diz Craig. A mobília era apenas uma ou duas camadas, na verdade.


“Para Gringotes, “tudo conspirava para que os duendes parecessem muito pequeno, e para tornar o banco como os bancos reais, muito digno e sólido e importante”, diz Craig. Isso significava muitos pilares imponentes, que na verdade são “apenas papel”, como era o piso de mármore. “Eramos como uma considerável fábrica de mármore”, diz ele, rindo. Quanto aos lustres, diz ele, “eram 16 pés de cima para baixo. Fizemos a metade inferior fisicamente e em seguida, a metade superior foi colocado em como uma adição em CG. Assim, não foi apenas sets inteiros que estendemos, foram coisas individuais, como lustres, que foi aumentado por efeitos visuais.


“Ironicamente, no término dos filmes, alguns dos sets que foram redimensionados em CGI tiveram de ser fisicamente recriados. Por exemplo, para o Warner Bros Studio Tour em Londres, Craig diz, “Beco Diagonal tinha uma tela verde em ambas as extremidades nos filmes posteriores. Na turnê do estúdio, ver o Beco Diagonal com uma tela verde no final é bastante decepcionante, e por isso pintamos um suporte em perspectiva forçada, de modo que, pelo menos, procurando um caminho pela rua, a ilusão é completa." (Clube do Slugue)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não utilize palavras obcenas e degradantes, comentários desse tipo serão rejeitados.