HARRY POTTER versus crepúsculo [a discursão continua]

Primeiramente, vamos aprender: o que é uma comparação?

1. Confrontar uma coisa com outra para lhe determinar diferença, semelhança ou relação.
2. Ter em conta de igual (pessoas ou coisas).
3. Igualar-se.
4. Pôr-se em confronto.

A guerra entre fãs da série Harry Potter e da saga Crepúsculo, é uma total perda de tempo, uma comparação muito desnecessária. São dois mundos, dois tipos literários diferentes um do outro. Quer saber por quê?

Harry Potter, escrito por ninguém menos que J.K.Rowling, que admitamos é uma grande e brilhante escritora, entretanto que se particularizou com ação e aventura, não em romance que é a área da autora de Crepúsculo, Stephenie Meyer.

Vamos pensar com a gente (prepare seus lindos neurônios para esse exercício lógico). Começaremos pela saga Crepúsculo. Muitos dizem que é uma história um tanto quanto melosa e cheia de brilho, que só faz sucesso pelos músculos que os atores apresentam. Mas espere um instante, estamos falando do filme ou do livro? O motivo óbvio para os filmes chamaram atenção pelo lado do corpo é o estilo de seu livro. Um livro de romance que é totalmente psicológico, envolvendo pensamentos, questionamentos e “entos” e ”entos”, não tem o que mostrar em um filme (é, isto é lógico)! Como representar algo abstrato em algo concreto? Mas, tudo bem, falamos demais de Crepúsculo e agora passemos para o outro lado da moeda.

Quer fazer sucesso com seu filme, caro iniciante cinema? (não sei porque disse isso, nem iniciante eu sou, rs) Baseie-se em um livro de ação e aventura. Um tipo de livro totalmente preparado para ser representado em filmes. E é por isso que Harry Potter encantou, encanta e encantará todos nós, por ter essa incrível vantagem sobre a saga Crepúsculo. É uma história que também tem suas partes de “falando com si mesmo”, mas que não deixa isso tomar espaço do que realmente importa, que é o ciclo de causa e conseqüência, aquilo que nos prende ao discurso. 

Há o lado do excesso, que mesmo sendo romance ou aventura, não perdoa nada. Os filmes de ambos deixam muito a desejar, nunca os fãs estão inteiramente satisfeitos com eles. Em Crepúsculo, a grande carga psicológica e sentimental que existe não cabe 120 minutos (além daquele outro motivo ali em cima) e não passa a idéia que o livro quer mostrar. Em Harry Potter, há tantos elementos do mundo criado e tantas subtramas, que não tem como colocar tudo em 140 minutos, é um mar de detalhes. Ou seja, tanto um quanto o outro tem esse lado ruim para os fãs.

Estimados admiradores de Harry Potter e de Crepúsculo, não se ataquem e nem se matem por motivos tão fúteis. Uma pessoa que gosta mais de um discurso de pensamentos e o lance de amor para sempre, vai amar a saga Crepúsculo. Uma outra pessoa que adora ação e aventura, que gosta de surpresas, vai amar a série Harry Potter.

Briguentinhos, que tal pararem de perder seu precioso tempo (a não ser que você não faça nada em casa, não trabalhe e nem estude) criticando as histórias que você não gosta e passar a engrandecer e cultivar a de seu gosto, sem falar de ninguém? 

Peace!
  Agora foi o John Lennon que disse, então todo mundo fica quieto

3 comentários:

  1. Eu gosto de crepusculo e de harry potter ceresci vendo HP e agora vivo a adolescencia vendo crepusculo ñ podemos viver gostando de uma ciso só eu axo isso!

    ResponderExcluir
  2. nada a ver... primeiro de tudo q não tem como comparar hp e a eca de crepusculo...

    é só um vampiro gay
    uma menina sem sal
    e um lobisomem q não tem camiseta...

    hp é mais q um filme.. é um mundo q todos os fãns gostariam de estar... e crepusculo falando sério é uma bosta

    ResponderExcluir
  3. gosto muito dos dois
    mas fala serio ner gente HP e o melhor filme e o melhor livro que ja existiu no mundo inteiro e nao e nem um pouco comparado cm crepusculo ,msm HP tendo acabado nas telas , nunk ira cabar no meu coraçao \O/ HARRY POTTER

    ResponderExcluir

Não utilize palavras obcenas e degradantes, comentários desse tipo serão rejeitados.