[ATUALIZADO - Com boas notícias] Erro pode colocar indicação de "Relíquias da Morte - Parte 2" em risco no Oscar

Más notícias para o oitavo e último filma da série 'Harry Potter'! Como de costume, os membros da Academia votantes de uma mesma categoria no Oscar se reúnem em um evento especial com os envolvidos das produções e assistem à uma apresentação de alguns minutos de cada filme concorrente. Dessa forma, as produtoras de cinema devem preparar alguns minutos de seus filmes e apresentá-los para mostrar o porquê do merecimento de tal indicação.

Por um terrível engano, essa linha de pensamento não foi obedecida no evento de Melhores Efeitos Visuais nessa última quinta-feira: a apresentação de "Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2", que está felizmente entre os 10 semifinalistas, foi confundida com a apresentação sobre maquiagem (o filme está entre os 7 semifinalistas de Melhor Maquiagem também) e esse erro não foi bem visto pelos convidados presentes.

David Cohen, um repórter expert de efeitos visuais da revista Variety, foi o primeiro a reportar o erro e disse via Twitter que foi um momento muito ruim para Tim Burke e sua equipe, que inadvertidamente trocou as fitas de apresentação e rodou Melhor Maquiagem. Segundo o jornalista, "Planeta dos Macacos: A Origem" e "Capitão América: O Primeiro Vingador" já têm vaga garantida e "cabeças vão rolar".

A votação para decisão dos indicados ocorreu semana passada, mas a Academia possui inúmeras regras e, ao que parece, pode haver uma reabertura para reavaliar a entrada de um filme no grupo finalista antes do anúncio à imprensa.Não tenho ideia se esse erro deve ser suficiente para acabar com as chances de "Relíquias da Morte - Parte 2" de vez, mas se ele já estiver dentre os indicados finais, o incidente deve se refletir na decisão da vitória na cerimônia de premiação.

Vale lembrar que esse furo não ocorreu com "A Invenção de Hugo Cabret", "Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas", "Planeta dos Macacos: A Origem", "X-Men: Primeira Classe", "Missão: Impossível - Protocolo Fantasma", "Gigantes de Aço", "Transformers: O Lado Oculto da Lua", "Capitão América: O Primeiro Vingador" e "A Árvore da Vida", que estão ainda na disputa pelo Oscar de Efeitos Visuais.

A equipe representante da Warner Brothers no evento foi responsabilizada pelo erro, que privou a todos de analisar os efeitos utilizados no último filme da série.













Atualizado: David Cohen reportou que o erro foi grave e dramático para todo o evento, e que nunca tinha visto um equívoco assim antes, mas foi reparado a tempo de terminar o prazo prévio para a apresentação de 'Harry Potter'. De acordo com um executivo da Warner que trabalha com efeitos visuais, todo o erro se deve a empresa Techicolor, que foi solicitada pela distribuidora à entregar os rolos de Melhores Efeitos Visuais e de Melhor Maquiagem em duas mídias distintas para evitar confusão. Ao invés disso, a Technicolor enviou uma mídia única marcada de um lado "Maquiagem" e da outra "VFX", mas ambas tinham dois arquivos. Então o projetista da Academia colocou para tocar a mídia escrita "VFX" e encontrou, de acordo com a Warner, os seguintes nomes de arquivos: "HARRY-POTTER-7B_BAKEOFF-MAKEUP_SHR_S_EN-XX_51-2K_WB_20120116_TDC" e "37836_HARRY-POTTER-7B_BAKEOFF_VFX_SHR_S_EN-XX_51_2K_WB_20120115_TDC", o que o confundiu e originou todo erro. No entanto, toda a confusão foi concertada no final do evento.

Em resposta a um tweet, David disse que isso provavelmente não deve afetar a indicação do filme realmente. Segundo ele, "haverá uma grande disputa", mas no final "A Invenção de Hugo Cabret" e "A Árvore da Vida" devem competir com "Relíquias da Morte - Parte 2". O anúncio oficial é aguardado pelos fãs e as únicas apostas são em Melhor Efeitos Visuais e Melhor Maquiagem, já que o Oscar 2012 é tachado como imprevisível e sem favoritos. Os indicados finais serão revelados na manhã de terça-feira.

A premiação ocorrerá no Kodak Theatre em 26 de Fevereiro. (ScarPotter)

Um comentário:

  1. AI QUE HORROR! OMG! NÃO VOU SOBREVIVER SE HP7-P2 NÃO GANHAR!
    ESTOU ABISMADA COM A POUCA PREOCUPAÇÃO QUE ESSE POVO TEM COM OS FÃS DA MELHOR SERIE DE LIVROS E FILMES QUE EXISTIU NA FACE DA TERAA

    AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH!

    ResponderExcluir

Não utilize palavras obcenas e degradantes, comentários desse tipo serão rejeitados.