Corujas das Neves são avistadas por todo os EUA

Famosa por seu papel como Edwiges, a companheira de Harry Potter, uma espécie de corujas está sendo avistada em números abundantes bem longe de Hogwarts ou de seu hábitat nativo, o Pólo Norte.

Segundo informa o ABC News, é normal que as corujas das neves cheguem aos Estados Unidos a cada três ou quatro invernos, mas neste ano houve uma irrupção em larga escala, com especialistas reportando visões desses pássaros por todo o país. Por volta de 30 aves foram avistadas em Dezembro no estado de South Dakota.

"Trinta em apenas uma área, isso é intrigante", disse Mark Robbins, um ornitólogo da University of Kansas Biodiversity Institute.

A chegada dos pássaros, que podem passar de 60cm de altura e de 1,5m de uma asa a outra, é causada por uma grande população de lemingues, uma espécie de roedor que acabou servindo como alimento para as corujas.

"É bem incomum, porque é de uma costa a outra", disse Holt, que vem estudando o hábitat dessas corujas no Ártico há 25 anos.

As corujas das neves gostam de lagos congelados, os quais as lembram da tundra encontrada no lugar de onde elas vêm, informou Robbins.

"E se elas estão encontrando roedores aqui, elas ficarão aqui", adicionou ele. "E talvez vendo mais um casal de corujas das neves lá, elas possam pensar 'ok, aqui é um bom lugar."

As corujas têm se tornado visitantes frequentes do Boston's Logan Airport e uma até apareceu depois do Dia de Ação de Graças no Havaí. and one even showed up just after Thanksgiving in Hawaii. O santuário de pássaros em Chicago tornou-se um refúgio para as corujas, com "aparições incontáveis" nesta estação, disse Matthew Cvetas, um especialista em pássaros.

"Tem sido realmente incrível", completou.

Cvetas diz que avistar corujas é emocionante, já que as criaturas são, em sua maioria, noturnas e difíceis de serem avistadas. Embora as corujas das neves cacem de dia e de noite, a cor de suas plumas as tornam uma bela visão.

"Aqui está a maior coruja Norte Americana em peso", disse Cvetas. "Para mim, isso simboliza a vida selvagem no seu melhor."

Em outros estados elas também foram avistadas, como é o caso de Missouri e Kansas. Geralmente, estes pássaros passavam por lá, mas não em número tão amplo: em Missouri, nunca antes duas corujas desta espécie haviam sido vistas no mesmo local.

As pessoas sempre foram fascinadas por corujas, mas o livro Harry Potter e a Pedra Filosofal, no qual uma coruja das neves chamada Edwiges é presenteada a Harry, trouxe a espécie aos holofotes. E com o filme, essa atenção apenas aumentou.

"Fomos inundados por ligações de pessoas sobre essas tais crianças que queriam uma coruja das neves como animal de estimação", contou Holt. "As coisas ficaram meio loucas por um tempo."

Mesmo assim, o especialista afirma que este interesse pelas corujas é positivo, uma vez que as pesquisas em torno do animal e de seu hábitat natural aumentaram.

Nos livros, na última vez em que tantas corujas foram avistadas por trouxas, havia rumores de que Voldemort havia sido derrotado e os bruxos estavam brindando à saúde do menino-que-sobreviveu... (Beco Diagonal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não utilize palavras obcenas e degradantes, comentários desse tipo serão rejeitados.