Bonnie Wright esteve no Senegal como embaixadora da Oxfam


A atriz Bonnie Wright esteve no Senegal na África Ocidental no mês passado como parte de sua atuação como embaixadora da organização britânica Oxfam que busca agir contra a crise alimentar que acomete o continente africano. A organização lançou um vídeo da visita de Bonnie (acima), onde ela conversou com as pessoas da região sobre a situação atual. Assista também uma entrevista ao Sky News.

Bonnie Wright: Esta foi a minha primeira viagem deste tipo. Chegamos primeiramente ao centro de saúde – cinco médicos para cuidar de 200.000 pacientes. Era muito grande, eu vi as pessoas realmente muito abaixo da fase de desnutrição. Conheci uma jovem mãe, Fatoumala Fofana, que tinha a minha idade, com três filhos. Dois de seus filhos estavam com ela, e eles tinham 1 ano e pareciam muito mais pequenos.

Uma criança, Dihassan, estava severamente desnutrida. Ele era tão magro, sua pele completamente enrugada, e ele parecia um cadáver. Sua mãe estava me contando como ele havia perdido muito peso e também teve outro filho em casa. Eles tinham viajado quatro horas para chegar ao centro de saúde.

“As mães todos sabiam o que iria ajudar os filhos a sair da pobreza: Educação. Eles vêem isso como a única forma de capacitar os seus filhos e ajudá-los a encontrar o trabalho que é mais estável do que a agricultura na aldeia. Todas as pessoas com quem falei estavam tão incrivelmente dignos, otimistas e esperançosos. Uma mulher, Fátima Diallo, 20 anos, com cinco filhos, que recebe proximadamente $80 da Oxfam para durar alguns meses, e não tinha outra forma de renda, disse que dividia essa quantia de três maneiras:. um parte para a alimentação, uma para a saúde e outra para a educação. Isso tem dado estabilidade a sua família.

“Quando cheguei no Senegal era difícil ver que este era um país onde milhares de pessoas sofriam de extrema fome. Onde você pode esperar a paisagem seca e empoeirada, na verdade em todos os lugares era verde e luxuriante. Eu rapidamente aprendi no entanto que este verde estava escondendo a realidade, uma fome profunda que era tão presente na vida das famílias com quem falei.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não utilize palavras obcenas e degradantes, comentários desse tipo serão rejeitados.