Risco de pirataria pode atrasar lançamento de “The Casual Vancancy” no Brasil


O novo livro de J.K. Rowling, The Casual Vacancy, será lançado oficialmente em 27 de setembro. Mas a equipe da autora atrasou as traduções do livro em vários idiomas por medo de que os manuscritos sejam lidos e divulgados antes da data oficial.

A decisão foi tomada pela The Blair Partnership, a agência fundada por Neil Blair (advogado de J.K. Rowling). Ontem (01) o próprio Neil foi à agencia da autora. Pela falta de um pronunciamento oficial, o jornal The Guardian resumiu a resposta do advogado perante este problema:

Neil Blair afirmou que nenhum dos livros de Harry Potter foi publicado simultaneamente e disse que a preocupação da agência é proteger o livro dos fanáticos (guardando o segredo da trama como primeiro princípio) para evitar a pirataria (como por exemplo, prevenir que o livro seja divulgado antes da publicação). Obviamente esse risco aumenta quando uma editora é adicionada ao programa [tradução]. Cada uma das editoras entende e consente com a medida.

Blair disse que as edições em inglês e alemã do romance serão publicadas no dia 27 de setembro, e a edição francesa no dia 28, 'e todas as demais com algum tempo depois', provavelmente começando com as versões chinesa e holandesa do livro, ''uma vez que todos tenham tempo para produzir uma tradução de primeira qualidade".

A decisão da The Blair Partnership obrigará muitas editoras a trabalhar a toda força para publicar The Casual Vacancy antes do Natal, para não perder a temporada de compras de presente. Sobre a edição brasileira, a editora Nova Fronteira, responsável pela publicação do livro no país, ainda não se pronunciou sobre o assunto. Via

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não utilize palavras obcenas e degradantes, comentários desse tipo serão rejeitados.