Palmas para um gênio: Feliz aniversário, Alan Rickman!


Um dos atores mais elogiados da série, intérprete do considerado melhor personagem, faz aniversário hoje! Há 67 anos, em Londres, nascia um dos expoentes do cinema atual, um ícone que marcou a infância de muitos e nos fez emocionar como ninguém antes em um filme: Alan Sidney Patrick Rickman.

Nascido em uma família de classe operária, é em parte galês, parte irlandês, nem por isso deixou de ter uma boa adaptação na Inglaterra, onde se interessou por artes dramáticas desde cedo na escola, porém, trabalhando como designer gráfico inicialmente. Sua carreira de ator só iria realmente começar na década de 70, quando obteve uma vaga na conceituada RADA (Royal Academy of Dramatic Art) por dois anos.

Depois de conseguir uma participação em "Romeu e Julieta", especial da BBC em 1978, não parou mais, como é ainda hoje. Ficou conhecido por seus papéis em "Duro de Matar" e "Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet", mas é com a série 'Harry Potter' que conquistou seu merecido espaço nos cinemas.

Em 2000, na pré-produção para "A Pedra Filosofal", a escolha para o temível Severo Snape teria sido umas das mais fáceis, pois foi feita pela própria J.K. Rowling, que depositou toda sua confiança em Alan, a fim de interpretar o personagem mais complexo e revelador de toda uma trama pré-existente. Essa credibilidade chegou ao seu ápice logo nos primeiros filmes, quando ator e autora conversaram pela primeira vez sobre o futuro definido do personagem.

Rowling confirmou, meses após o lançamento do último livro, essa revelação e o resultado não poderia ser melhor: Alan Rickman conseguiu captar toda a acidez de Severo, criando uma caricatura inabalável e tão memorável aos fãs, sem se esquecer que no final das contas o personagem é um herói, um salvador inexplorado e posto de lado como carrancudo.

Enfim, sabemos tudo que acontece na história, mas até o sexto filme gostávamos de Alan Rickman porque ele era bom no que fazia, mas então veio o epic finale e passamos a admirá-lo pela maestria e competência em dar voz e vida ao nosso príncipe. É bem verdade que a maior parte de nossa fantasia recai nas mãos da criação de J.K., mas é impossível não dar rosto a Severo sem nos remetermos a Alan!

Infelizmente, até na vida real Alan Rickman trouxe a sombra de Snape, desconsiderado e meio abandonado, afinal o ator é merecedor de um Oscar por Ator Coadjuvante, mas não será esquecido tão cedo. Foi aclamado por sua atuação em todas as críticas sobre o último filme e mencionado não uma vez por diversas revistas e sites especializados.

Nenhum fã de 'Harry Potter' pode dizer que nunca chorou nos cinemas, tudo graças a melhor cena de toda a série, considerada pelos fãs e até pelos críticos, resumida a um pranto e a uma palavra: Always.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não utilize palavras obcenas e degradantes, comentários desse tipo serão rejeitados.