Blog do Pottermore revela processo criativo dos brasões das casas de Hogwarts


Pottermore Insider, blog oficial do novo projeto de J. K. Rowling, foi atualizado durante a semana trazendo uma surpresa aos fãs da série 'Harry Potter': o processo criativo e artístico dos distintivos das quatro casas de Hogwarts - Corvinal, Grifinória, Lufa-Lufa e Sonserina! Confira abaixo como foi todo o trabalho do emblema de sua casa até chegar a versão final presente no site.


No começo


O ponto introdutório para os brasões de cada casa foi o brasão de Hogwarts, que apareceu primeiramente nas páginas iniciais dos livros de Harry Potter e representa as quatro casas de Hogwarts. Esta arte original e as descrições de J. K. Rowling das casas foram usadas para inspirar quatro emblemas únicos para o Pottermore.


O processo


Os artistas começaram conversando sobre a melhor maneira de incluir os elementos naturais de fogo, terra, água e ar em cada casa; quais seriam as melhores posições e expressões para os animais; e a maneira mais efetiva de incluir as cores das casas nos designs finais.


O alvo principal deles durante o processo sempre foi fazer os brasões como símbolos dos quais os usuários escolhidos no Pottermore teriam orgulho de mostrar como símbolo de sua identidade Pottermore.


Para começar, três versões foram rascunhadas para o brasão de cada casa. A equipe então observou cada variação para ter absoluta certeza de que os detalhes e atributos para cada uma das casas fossem claramente representadas. O design que eles sentiam que fosse o mais forte dos três era selecionado para continuar ao próximo estágio do processo, que envolvia a adição de cores aos designs.


GRIFINÓRIA


Série de rascunhos de Grifinória




Como o leão é outro símbolo frequentemente encontrado na cultura popular, mais uma vez a equipe precisou focar em criar um reconhecível para o brasão da casa de Grifinória. Para todos os quatro brasões, as expressões faciais dos animais foram usadas para simbolizar características das casas (neste caso, coragem e cavalheirismo). Como pode ser visto nos rascunhos acima, os artistas tentavam capturar as expressões de um leão esperando para atacar, assim como um que estava no meio de um rugido.


Depois que os rascunhos iniciais foram examinados, ficou decidido que a cabeça do leão, com seu rosto forte e sua juba marcante, era o melhor design, já que o brasão que mostra o corpo parecia se desvencilhar das características poderosas do leão.


Processo de coloração de Grifinória




Os brasões para os primeiros designs coloridos da Grifinória foram tratados com uma paleta de ouro e escarlate. Então os designs de fundo foram olhados com mais atenção para que o elemento fogo fosse mostrado da forma mais interessante. A equipe de arte concordou que a melhor versão era aquela que usava o fundo completamente vermelho, mas sentiram que ainda precisava da força do fogo mostrada nos outros designs.


O rabo contraído que escapa dos limites do brasão nas duas primeiras imagens foi julgado muito distrativo do poder de postura do ataque do leão e da expressão apavorante no seu rosto, então foi removido da versão final.


CORVINAL


Série de rascunhos de Corvinal




Para Corvinal, os artistas tentaram permanecer fiéis à forma de uma águia, mas perceberam que não funcionava às vezes; o rascunho do meio, por exemplo, foi pensado para parecer muito mais com uma gaivota. Como a águia tem sido usada na mitologia através da história, os artistas também sabiam que poderia ser dificil fazer a águia deles instantaneamente reconhecível e original. Depois que os esboços foram finalizados, todos concordaram que a pose com asas esticadas era a melhor. Sentiram que a imagem do pássaro saindo das bordas do brasão mostrava a Corvinal em seu estágio mais forte possível: uma águia livre das bordas do escudo e pronta para levantar voo.


Processo de coloração de Corvinal


Interessantemente, Corvinal foi a única casa para a qual a equipe não criou várias opções de cor. A primeira versão colorida virou a versão final do brasão, já que imediatamente sentiram que tinham feito corretamente. Adicionaram azul ao elemento ar serpenteante no fundo, então coloriram a águia de bronze. Depois que a colocaram na estrutura prateada do brasão, sentiram que tinham capturado o espírito da Corvinal na primeira tentativa!


Os brasões finais


LUFA-LUFA
Série de rascunhos de Lufa-Lufa




O brasão da Lufa-Lufa se provou ser a criação mais difícil para a equipe. Há poucos detalhes sobre a casa Lufa-Lufa em “Harry Potter e a Pedra Filosofal” e eles estavam cientes que deveriam trabalhar um pouco mais duro para fazer o brasão ser autêntico e representativo à natureza da Lufa-Lufa. Houve também a questão de como fazer o texugo ser um animal feroz, para mostrar que os lufos não têm medo do trabalho árduo.


No primeiro brasão, é possível ver que o texugo está deitado em uma cama de folhas, mas a equipe sentiu que essa versão parecia muito “acessível” e inativa. O desenho em que o texugo está olhando para frente não pareceu um brasão tradicional e fez o animal parecer muito gentil. Foi finalmente decidido que o texugo mais fiel às qualidades da casa Lufa-Lufa era o único de quatro, posando para defender seu território e alertando os outros.


Processo de coloração de Lufa-Lufa




Na arte acima, a cor amarela foi ligeiramente escurecida para adicionar certo foco, mas a equipe decidiu iluminar as versões finais para fazer o brasão ser o mais marcante possível. A silhueta do brasão foi pensada para ser mais forte quando o corpo inteiro fosse visto cercado por amarelo.


SONSERINA


Série de rascunhos de Sonserina




A equipe de arte tentou inúmeras cobras para o brasão da Sonserina, já que eles queriam garantir que aquela que eles usassem não parecesse um tipo particular de serpente (como uma jibóia ou uma naja). A espiral da cauda foi outro ponto importante, uma vez que os artistas queriam que a cobra soasse natural, mas não inativa.


Processo de coloração de Sonserina




A equipe tentou uma variedade de cobras verdes para o brasão - o padrão de pele foi alterado várias vezes para tentar conseguir o efeito certo. Por exemplo, na terceira versão, você pode ver um padrão de diamante (como uma víbora teria).


No final, porque eles queriam continuar verdadeiros as cores verde e prata da casa, a equipe trabalhou em uma cobra que parecesse que foi criada por um prateiro. Eles sentiram que isso trouxe vida ao brasão, especialmente quando combinado com as ondulações verdes no fundo, projetadas para acentuar o elemento água.


Os brasões finais






O brasão da Lufa-Lufa foi concluído com fortes e vibrantes folhas amarelas e padronizadas para simbolizar o elemento terra. O texugo parece como se já trabalhasse muito, com sua postura mostrando que está pronto para a ação. (Uma curiosidade a ressaltar: o chefe de equipe da Atomhawk Design [responsável por criar todas as ilustrações do Pottermore] foi selecionado para a Lufa-Lufa e disse que tinha muito orgulho do seu brasão!).


Alguns da comunidade Sonserina no Pottermore já perceberam que o deles é o único animal que olha para a esquerda, enquanto que os brasões das outras casas têm os animais olhando para a direita. Essa foi uma decisão que apareceu durante os estágios finais de design, quando os brasões foram colocados juntos.


Gostariamos de aproveitar essa oportunidade para agradecer à Atomhawk Design por compartilhar o processo de design dos brasões das casas com a gente e esperamos que você tenha gostado dessa pequena bisbilhotada por trás das cenas do Pottermore. 

Pottermore, como divulgado anteriormente, será aberto para todos em Novembro. Enquanto isso, continuem ligados no blog para maiores informações! (ScarPotter)

Um comentário:

  1. É bacana saber que J.K.Rowling produz trabalhos como estes que incentivam jovens e crinças a leitura e a prática por gostar de histórias como a de harry potter, mas só tenho a dizer que apezar de me inspirar com o seu trabalho,faz com que a escrita mude a vida,e a concepçao do Futuro Escritor!

    ResponderExcluir

Não utilize palavras obcenas e degradantes, comentários desse tipo serão rejeitados.