Feliz aniversário, Minerva McGonagall!



Atual diretora de Hogwarts e membro da Ordem da Fênix, professora Minerva McGongall  está completando hoje 87 anos de vida. É uma das personagens de mais forte personalidade que a autora J.K. Rowling  criou, aparecendo em todos sete livros.

Minerva foi a primeira filha (mais tarde ela viria a ter dois irmãos) de um pastor presbiteriano escocês, Robert McGonagall e de uma bruxa que estudou em Hogwarts, Isobel Ross. Ela nasceu cresceu nas Terras Altas da Escócia no começo do século vinte, e recebeu este nome em homenagem à sua avó materna, uma bruxa incrivelmente talentosa. Apenas após o nascimento de Minerva foi que Isobel revelou para Robert que era uma bruxa, e embora ainda fosse muito nova, as consequências familiares daquela revelação a deixaram com um amargo entendimento sobre as complicações que seriam crescer com magia em um mundo trouxa.

Minerva era muito próxima de seu pai trouxa, cujo temperamento ela puxou mais do que de sua mãe. Ela via com dor o quanto ele lutava com a situação esquisita da família. Ela sentia, também, o esforço que sua mãe tinha para se encaixar no vilarejo trouxa, e o quanto ela sentia falta de estar com o seu tipo, e de exercitar seu considerável talento. Minerva nunca esqueceu o quanto sua mãe chorou, quando a carta de admissão para a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts chegou no aniversário de onze anos de Minerva; ela sabia que Isobel estava soluçando não apenas com orgulho, mas também com inveja.

Hogwarts foi, para Minerva McGonagall, um lugar de libertação para alegria e liberdade. Ela atraiu atenção incomum para si em sua primeira tarde, quando se revelou uma Hatstall. Após cinco minutos e meio, o Chapéu Seletor, que vinha oscilando entre as casas Corvinal e Grifinória, colocou Minerva na segunda. (Anos depois, essa situação foi assunto para uma brincadeira entre Minerva e seu colega Filio Flitwick, com quem o Chapéu Seletor teve a mesma confusão, mas resolveu numa direção oposta. Os dois Chefes de casa ficaram encantados em pensar que, por aqueles momentos cruciais em suas juventudes, poderiam ter suas posições invertidas).

Minerva foi rapidamente reconhecida como a estudante que mais se destacava em seu ano, com um talento particular em Transfiguração. A carreira escolar de Minerva desencontrava por dois anos a de Pomona Sprout, mais tarde Chefe da Casa Lufa-Lufa, e as duas mulheres tiveram uma ótima relação tanto na época quanto anos mais tarde.

Ao final de sua educação em Hogwarts, Minerva McGonagall atingiu um recorde impressionante: notas máximas em seus NOMs e NIEMs, Monitora, Monitora Chefe, e vencedora do prêmio Revelação Mais Promissora em Transfiguração. Com a orientação de seu professor inspirador de Transfiguração, Alvo Dumbledore, ela conseguiu se tornar uma Animaga. Minerva era também, assim como sua mãe, uma talentosa jogadora de Quadribol, apesar de uma queda feia em seu último ano (uma falta durante um jogo Grifinória versus Sonserina que decidiria o vencedor da Copa) tê-la deixado com uma concussão, diversas costelas quebradas e um desejo que durou a vida toda de ver a Sonserina ser massacrada num campo de Quadribol. Apesar de ter desistido de Quadribol ao sair da Escola, a professora inatamente competitiva desenvolveu mais tarde um grande interesse nas vitórias do time de sua casa, e manteve um olhar para talento em Quadribol.

Depois de se graduar em Hogwarts, Minerva retornou para casa para aproveitar o último verão com sua família antes de se mudar para Londres, onde lhe tinha sido oferecido um emprego no Ministério da Magia (Departamento de Aplicação de Leis Mágicas). Esses meses serviram para que Minerva passasse por uma das maiores dificuldades de sua vida, com apenas 18 anos, quando ela provou ser filha de sua mãe, apaixonando-se perdidamente por um trouxa.

Douglas McGregor era o bonito, inteligente e engraçado filho de um fazendeiro local. Embora fosse menos bonita que Isobel, Minerva era inteligente e delicada. Douglas e Minerva compartilhavam o mesmo senso de humor, sabiam argumentar, e suspeitavam de algum segredo um no outro. Antes que qualquer um dos dois percebesse, Douglas estava ajoelhando em um campo lavrado, pedindo Minerva em casamento, e ela aceitou.

Ela foi para casa com a intenção de contar a seus pais sobre seu noivado, mas descobriu que era incapaz de fazê-lo. Ela passou a noite inteira acordada pensando em seu futuro. Minerva havia visto de perto o tipo de casamento que ela teria ao se casar com Douglas. Seria o fim de todas as ambições que ela tinha.

No outro dia bem cedo, Minerva fugiu da casa de seus pais e foi até Douglas para dizer-lhe que ela havia mudado de ideia, e que não poderiam se casar. Tendo em mente de que se quebrasse o Estatuto Internacional de Sigilo em Magia ela perderia sua vaga no Ministério, ela não podia dar a ele nenhuma razão decente sobre sua mudança.

Embora sem dúvida seus sentimentos sobre o Ministério da Magia estivessem carregados pelo fato de ela recentemente ter sofrido uma crise amorosa, Minerva McGonagall não gostou muito de sua nova casa e seu ambiente de trabalho. Finalmente, depois de dois anos no Ministério, foi-lhe oferecida uma promoção muito prestigiosa, que ela recusou. Ela mandou uma coruja para Hogwarts, perguntando se não poderia ser considerada para o cargo de professora. A coruja voltou em questão de horas, oferecendo-a uma vaga no departamento de Transfiguração, sob o Chefe de Departamento Alvo Dumbledore.

A escola deu as boas vindas a Minerva McGonagall com prazer. Ela se jogou de cabeça no trabalho, provando ser uma professora rígida porém inspiradora. Anos mais tarde veio a seu conhecimento, através de uma carta enviada por Isobel (no meio de outras notícias locais), que Douglas havia se casado com a filha de outro fazendeiro.

Alvo encontrou Minerva aos prantos em sua sala de aula tarde da noite e ela contou toda a história a ele. Alvo ofereceu-a conforto e conselhos, e contou a Minerva algumas histórias de sua família que ela antes desconhecia. As confidências trocadas aquela noite entre estas duas personagens intensamente reservadas e individuais formaram as bases para uma mútua estima e amizade duradoura.

Anos depois seu antigo chefe no Ministério, Elphinstone Urquart, começou a visitá-la frequentemente em Hogarts, e então lhe pediu em casamento. Ainda apaixonada por Douglas, Minerva recusou este e tantos outros pedidos de Elphinstone.

Após a primeira queda de Voldemort, houve um último pedido de casamento, e desta vez ele foi atendido. Minerva casou-se com Elphinstone (já de cabelos brancos), mas optou por manter o sobrenome de seu pai. Ele comprou uma casinha em Hogsmeade, assim Minerva poderia morar perto do trabalho.

O casamento foi curto mas cheio de alegrias. O casal era frequentemente visitado pelos sobrinhos de Minerva, o que lhe deixava alegre. Porém, após três anos de casamento, ela se viu viúva após Elphinstone  morrer em consequência da mordida de um Tentáculo Venenoso. Sabendo que não conseguiria morar sozinha na casa que fora tão alegre, mudou-se definitivamente para Hogwarts, e lá permanece até hoje.

Falo por um só quando desejo muitas felicidades para esta grande bruxa! Te amamos Minerva! Via


8 comentários:

  1. Parabéns, Professora Minerva!

    ResponderExcluir
  2. Que bacana, esse livro é demaais!!! Algum de vcs sabem se os irmãos da minerva tb eram versados em magia?

    ResponderExcluir
  3. Feliz aniversário, Minerva McGonagal

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Professora Minerva MCGonagall.

    e gostaria de saber mais sobre a historia dela.

    ResponderExcluir
  6. Feliz aniversário professora *---* o/

    ResponderExcluir

Não utilize palavras obcenas e degradantes, comentários desse tipo serão rejeitados.